Copa Além da Copa Profile picture
Oct 27, 2021 13 tweets 5 min read Read on X
O australiano Josh Cavallo, do Adelaide United, se tornou o único jogador de 1ª divisão do mundo abertamente homossexual, recebendo apoio do seu clube e da liga australiana.

O time até publicou um vídeo em que ele explica por que está se assumindo.
O jogador também escreveu uma carta em que fala mais sobre a sua decisão, traduzida aqui pelo sempre competente @ALeagueBR, nossa melhor fonte de informação sobre futebol australiano. Como o vídeo acima está em inglês, vale ler a carta traduzida.

Há pouquíssimos jogadores assumidamente gays no futebol profissional.

Um dos casos mais conhecidos é o do alemão Thomas Hitzlsperger, que jogou por clubes como Lazio, Wolfsburg e Everton, mas que só se declarou homossexual 1 ano após se aposentar, em 2013. O alemão Thomas Hitzlsperger com a camisa do Everton, em im
Hitzlsperger talvez seja o mais famoso, uma vez que fez parte da seleção alemã na Copa de 2006 e na Euro de 2008.

Ele está hoje ainda no futebol, atuando como diretor de esporte do Stuttgart. Infelizmente, só se sentiu seguro para se revelar gay após pendurar as chuteiras. Já aposentado, Thomas Hitzlsperger posa no estádio do Stut
Outro caso famoso é o do americano Robbie Rogers, que anunciou ser gay ao se aposentar, também em 2013, mas que voltou a atuar pouco depois pelo LA Galaxy.

Ao conquistar a MLS Cup em 2014, tornou-se o 1º homem gay a ser campeão profissional em esportes coletivos nos EUA. Robbie Rogers com a camisa do LA Galaxy, em foto feita em pa
Ele disse que era difícil se assumir homossexual no futebol, porque sabia que ouviria sempre perguntas do tipo “como é tomar banho com os outros rapazes?”

Jason Collins, 2º jogador abertamente gay da NBA, se aconselhou com ele sobre como lidar com a imprensa ao se assumir. Robbie Rogers, jogador gay aposentado, dá uma entrevista em
Já o 1º futebolista australiano a se declarar gay foi Andy Brennan, em 2019. Ele já havia atuado na A-League, equivalente à 1ª divisão do país, mas à época em que revelou ser homossexual, estava jogando em outra liga, semiprofissional.

Isso mostra como o tema ainda é tabu. Andy Brennan, jogador australiano, fotografado com a camisa
A 1ª pessoa a acolher Josh Cavallo e ouvir o que ele tinha a dizer foi Ross Aloisi, assistente técnico do Adelaide United.

Segundo ele, o jogador estava vivendo com “um fardo incrível e uma dor inimaginável” antes de se assumir, o que “tirou um peso das suas costas”. Ross Aloisi, ex-jogador australiano e atual assistente técn
É claro que existem muitos outros jogadores gays e bissexuais por aí. Mas há uma razão triste pela qual eles não podem se assumir: a LGBTfobia.

Na Premier League, por exemplo, um jogador anônimo já falou sobre a dificuldade que é viver se escondendo.
Sempre que trazemos essa discussão, relembramos aqui da história trágica de Justin Fashanu, o 1º jogador profissional abertamente gay da história:

Outro caso que é simbólico e recente, mas que infelizmente não aconteceu numa liga de grande destaque, foi quando um jogador gay foi ofendido nos EUA e todo seu time deixou o campo em protesto:

Nós falamos de esporte, tentando pensá-lo a partir de outros pontos de vista.

Se você gosta do que temos a dizer, saiba que precisamos da sua ajuda pra produzir cada vez mais.

Por isso, considere se tornar um assinante, por apenas R$ 5/mês.

Acesse apoia.se/copaalemdacopa
Complemento: o vídeo do primeiro tweet desse fio, legendado.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Copa Além da Copa

Copa Além da Copa Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @copaalemdacopa

Jul 23
Berço do heavy metal, cidade operária e também muito marcante no futebol: assim é Birmingham, cidade onde Ozzy Osbourne começou e encerrou a carreira.

Longe de ser tão comentada quanto Londres, Liverpool e Manchester, a 2ª maior cidade inglesa tem muita história no esporte. Ozzy Osbourne em seu último show, realizado em sua cidade, Birmingham
Não à toa, seu clássico é chamado de "Second City Derby", o dérbi da segunda cidade, disputado entre o Birmingham City e o Aston Villa, time do coração de Ozzy.

A região das West Midlands, onde está Birmingham, foi o coração da Revolução Industrial, por questões de geografia. Jogadores de Birmingham City e Aston Villa disputam bola em clássico
Ela era abundante em veios de carvão e minério de ferro, essenciais pro trabalho nas indústrias.

Pequenos itens de metal, como botões e fivelas, eram produzidos em massa em Birmingham, em oficinas especializadas, muito antes de surgirem fábricas voltadas a esses produtos. Mineradores em Birmingham nos anos de 1930, com capacetes e prontos pra trabalhar com carvão
Read 10 tweets
Jun 25
O Mundial de Clubes esteve próximo de não acontecer porque faltava dinheiro.

A FIFA conseguiu vender os direitos de transmissão ao DAZN, que pagou US$ 1 bilhão pra exibir o torneio de graça, e pouco depois recebeu um investimento da Arábia Saudita.

Que queria uma Copa do Mundo. Meme da série It's Always Sunny in Philadelphia mostra personagem Charlie obcecado por uma conspiração, gesticulando diante de documentos e fotos interligados num painel
O serviço de streaming da FIFA, o FIFA+, até então gratuito, passou a ser alocado dentro da plataforma DAZN, que conseguiu novos e interessantes conteúdos pra atrair mais assinantes.

Um dos clubes envolvido na disputa do Mundial, o Al-Hilal, pertence ao fundo soberano saudita. Gianni Infantino, presidente da FIFA, fotografado dando risada
Que também é dono do Newcastle, que não está disputando o torneio, diferentemente dos ingleses Chelsea e Manchester City.

A imprensa inglesa então questiona: estariam então os donos do Newcastle dando dinheiro pra dois rivais de forma indireta?

Mas já davam antes do Mundial. Imagem do prédio do PIF, Public Investment Fund, o fundo soberano da Arábia Saudita
Read 10 tweets
Jun 23
Campeão do mundo em 2022, Lionel Messi surpreendeu ao escolher, no ano seguinte, o Inter Miami como seu próximo destino.

A equipe tem David Beckham como rosto público, mas seus outros donos têm história curiosa:

Sua fortuna se deve, em grande parte, ao terrorismo contra Cuba. Lionel Messi ao lado dos irmãos Jorge e Jose Mas, além de David Beckham, com todos segurando a camisa 10 do Inter Miami com o nome de Messi
Na apresentação de Messi, ele foi celebrado não apenas por Beckham, mas pelos irmãos cubano-estadunidenses Jorge e Jose Mas, filhos de Jorge Mas Canosa, um ferrenho opositor do governo cubano.

Ambos são sócios de Beckham no clube e Jorge aproveitou pra discursar diante de Messi. Jorge Mas, um dos donos do Inter Miami, filho de Jorge Mas Canosa
Afirmou que a equipe era um tributo a Miami, que acolheu sua família em busca de "liberdade".

Aliás, a palavra "freedom" é um dos lemas do Inter Miami: seu próximo estádio, previsto pra 2026, se chamará Miami Freedom Park.

Os irmãos Jorge e Jose nasceram ricos graças ao pai. Imagem do projeto do Miami Freedom Park, o novo estádio do Inter Miami
Read 10 tweets
May 31
6 de junho de 2015.

Após a vitória do seu Barcelona sobre a Juventus, o técnico Luis Enrique comemora no campo ao lado de sua filha, que agita uma bandeira do clube catalão. Eram os campeões da Europa.

10 anos depois, ele quer repetir a cena. Mas sua filha não está mais aqui. Luis Enrique e sua filha Xana em campo. A menina balança uma bandeira do Barcelona. Só estão os dois no gramado
Xana tinha apenas 9 anos quando faleceu, em 29 de agosto de 2019, devido a uma forma rara de câncer ósseo.

Ele e sua esposa, Elena Cullell, a mãe de Xana, montaram uma fundação com o nome dela após sua morte, para dar apoio a crianças com câncer e às suas famílias. Luis Enrique carrega a pequena Xana nos braços após conquistar o título da Champions League de 2015
A vida de Xana coincide um pouco com a carreira de técnico de Luis Enrique, que começou nas categorias de base do Barça, passou pela Roma, pelo Celta, até chegar ao profissional do gigante catalão.

Com ele, o Barça formou o ataque com Messi, Suárez e Neymar e ganhou a Champions. O ataque do Barcelona em 2015, com Suárez, Neymar e Messi abraçados
Read 10 tweets
May 8
Um feito histórico no Irã: pela 1ª vez, um clube azeri (azerbaijano) é campeão nacional.

O Tractor, para orgulho dessa que é a maior minoria étnica do país, conquistou o título local.

Nos últimos anos, ele tem sido válvula de escape de uma minoria perseguida pelo governo. Pôster oficial de comemoração do Tractor, campeão iraniano de 2024/2025
É comum que se pense no Irã como um lar só dos persas, mas o país é um caldeirão étnico. Existem curdos, árabes, baluchis e, sim, azeris.

Estima-se que esses últimos sejam em torno de 20% da população do país, ou algo entre 12 a 20 milhões de pessoas.

Mas a questão é delicada. Mapa do Irã ao lado de um gráfico que mostra as etnias no país, inclusive sua distribuição geográfica
A dinastia Pahlavi, que ascendeu ao poder há 100 anos, instaurou políticas de nacionalismo étnico, buscando "persificar" todo o Irã, perseguindo manifestações de identidade azeri.

Ela foi derrubada pela Revolução Islâmica de 1979 com ajuda dos azeris, mas eles se decepcionaram. Manifestação no Irã em 1979, em apoio ao aiatolá Khomeini, na época exilado em Paris
Read 10 tweets
Apr 28
"O time de mais sucesso na Inglaterra não é inglês. É scouse".

O Liverpool levantou o título da Premier League e a Nike aproveitou e reforçou uma identidade que clube e cidade adoram promover.

Mas afinal, o que é scouse, e por que há uma certa polêmica com o uso do termo? Imagem é a campanha da Nike mostrando Virgil van Dijk com a camisa do Liverpool, trazendo a logomarca da empresa e a frase "o time de mais sucesso na Inglaterra não é inglês, é scouse".
Liverpool é uma cidade portuária no oeste da Inglaterra. Distante da capital Londres, tem características que não combinam com a aristocracia que marca o país.

Desde o século XVIII, é também um caldeirão cultural. Imagem é um mapa da Grã-Bretanha e Irlanda com destaque para a localização de Liverpool.
Pela sua localização, recebia marinheiros principalmente de Gales, da Irlanda e da Escandinávia. A mistura dessas pessoas que chegavam à cidade gerou um sotaque único.

Além disso, o porto foi local de surgimento de um prato típico. Imagem é uma representação do porto de Liverpool no século XVIII.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(