Pessoal perguntando sobre o que são os RPs e qual a diferença entre eles. Vamos lá: RP é como se fosse o “carimbo” do recurso. Até 2019, havia de RP 0 a RP8. Segue 👇
O RP0 é o financeiro. São receitas que não estão previstas no orçamento, como as que vem de leilões ou alienações, por exemplo. O RP1 é o vinculado. Ou seja, é aquilo que o governo TEM que pagar por lei.
O RP2 é o discricionário. Esse danado era usado antes de existir o RP9 para distribuir recursos que não eram obrigatórios. A diferença: quem definia p/ onde iriam esses recursos era o governo.
O RP3, RP4 e RP5 foram criados para o período do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, lembram?) e não são mais usados.
O RP6 são as emendas individuais. Aquelas que são impositivas: os parlamentares escolhem como serão usadas, na ponta, e o governo tem que pagar. Essas são transparentes: vc sabe quem está destinando o que e para onde.
O RP7 são as emendas de bancada. Elas também são impositivas. As bancadas são todos os parlamentares de um estado (senadores e deputados). Eles definem juntos para onde irá o recurso.
O RP8 são emendas de Comissão. As Comissões temáticas do Senado e da Câmara definem para onde vai o recurso. Essas não são impositivas, ou seja, nem sempre são pagas.
… e aí temos o RP9, a tal emenda de relator. Ele foi criado no contexto de um governo enfraquecido e desorganizado, para ampliar o poder do Legislativo sobre o Executivo.
Por mais que concordemos que esse é um governo inepto e incapaz, não podemos admitir que a “solução” seja entregar a chave do cofre para o Centrão. É substituir um problema por outro. #Bolsolao#STFSuspendeBolsolão
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
ALERTA de tema que merece mais atenção, sob risco de o governo perder (ainda) + poder p/ Lira: Comissões de MPs. Quem chegou agora no assunto, antes da pandemia havia comissões mistas para tratar das MPs que o governo enviava antes de serem analisadas pelos Plenários das Casas.🧶
Essas comissões são previstas na Constituição (art.62 §9º) e serviam p/ que os textos das MPs fossem melhor analisados antes de seguirem para o Plenário. Era um espaço a mais para os parlamentares - e especialmente a sociedade civil - atuarem.
Podem dizer “ah, era só enrolação, dava trabalho p/ quórum, p/ o governo etc”... Mas vejam: a MP passa a valer assim que é publicada. É um poder imenso. Então, nada mais justo que uma discussão responsável. Mtas vezes vi o governo resolver problemas de texto nas comissões.
Sobre o ORÇAMENTO SECRETO e pq é tão PREJUDICIAL, vamos começar do básico: orçamento é o recurso que o Estado tem para fazer o seu trabalho. Ou seja, p/ fazer uma escola, construir uma estrada, comprar remédio para a população… tudo isso depende do orçamento. 🧶
Mais de uma pessoa pode distribuir esse "bolo" do orçamento. Antes, basicamente o presidente (para os ministérios), as bancadas (os parlamentares de um estado reunidos) e, depois de um tempo, os parlamentares, individualmente, poderiam distribuir esse recurso.
Vejam: esses gastos não saem da cabeça do gestor para gastar como quiser, sem critérios. Pelo contrário: a ideia é que quem destina esse recurso o faça pensando no verdadeiro dono desse recurso: a população.