É falso que TV portuguesa afirmou que @jairbolsonaro é o líder mais respeitado do mundo. Gravação original foi exibida em site bolsonarista; principais emissoras de Portugal não veicularam nenhuma reportagem recente elogiando o presidente brasileiro. Siga o fio. 👇
Não há nenhum registro público de que alguma emissora de TV de Portugal tenha feito uma reportagem especial afirmando que @jairbolsonaro é o líder mais respeitado do mundo.
O vídeo foi gravado durante um passeio do presidente em Roma e exibido no canal no YouTube do site bolsonarista Jornal da Cidade Online no dia 30 de outubro.
Bolsonaro estava no país para participar da Cúpula do G20. Nos três principais canais portugueses — RTP, SIC e TVI —, não há nenhuma cobertura sobre a passagem de Bolsonaro pela Itália que utilize essas mesmas cenas.
ENTENDA: Há indícios no vídeo que evidenciam não se tratar de uma reportagem da TV portuguesa. Um deles é a ausência de um logotipo da emissora.
Outro indício é que a narradora, embora tenha sotaque português, diz “nosso presidente” ao final do vídeo, como se fosse brasileira, e não portuguesa, como sugere a publicação. Além disso, o vídeo difere do padrão de reportagens veiculadas em TV.
O canal RTC, geralmente, exibe na tela uma tarja com letreiro no qual se lê o assunto da reportagem. Esse letreiro não aparece na gravação. A entonação e a velocidade com que a narração é feita sugere que o áudio foi gerado automaticamente por ferramentas que traduzem textos.
🔎 Confira a checagem completa em: bit.ly/bolsonaro-port…. #bolsonaro #portugal

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Agência Lupa

Agência Lupa Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @agencialupa

9 Nov
Avião que aparece caindo em vídeo viral não é o de Marília Mendonça. Gravação original é de 2012 e mostra um acidente ocorrido com um bimotor em Jundiaí, no interior de São Paulo. Siga o fio. 👇
❌ A informação é FALSA. A cena foi gravada em maio de 2012, na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Gravações originais da época, que mostram o mesmo acidente, podem ser encontradas no YouTube.
Na ocasião, duas pessoas morreram depois que o avião de pequeno porte apresentou problemas ao decolar e, na tentativa de um pouso forçado, acabou caindo a cerca de 300 metros da pista do aeroporto do município paulista.
Read 5 tweets
9 Nov
@natalialevien, CEO da Lupa, foi escolhida pelo @ICFJ para receber o Prêmio Knight Internacional de Jornalismo de 2021. A premiação acontece hoje (09) e poderá ser acompanhada ao vivo neste link bit.ly/natalia-icj a partir das 21h30. #ICFJawards
O prêmio é concedido a jornalistas cujo trabalho pioneiro e inovador na mídia tenha impactado a vida das pessoas em seus países. O @ICFJ afirmou que Leal e sua equipe “expuseram a desinformação espalhada pelo próprio governo do presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores” em 2020
@natalialevien foi reconhecida por seu trabalho à frente da equipe da Lupa no combate à desinformação através do fact-checking e da educação midiática. Ela é a 3ª brasileira a ganhar o prêmio. @mariaressa, vencedora do Prêmio Nobel da Paz deste ano, participará da premiação.
Read 11 tweets
8 Nov
Esse post vai te deixar com fome 😋. Na última edição da Intervalo, nossa newsletter sobre educação midiática, falamos sobre como a mídia pode interferir na sua educação alimentar - muitas vezes para pior. Quer entender melhor? Segue o fio. 👇
#CURIOSIDADE: Os motivos variam entre letras muito pequenas, uso de termos técnicos e até a poluição visual das embalagens.
👉 A maioria da população baseia suas escolhas em elementos como cores, imagens e ‘slogans’ nas embalagens.
Read 5 tweets
8 Nov
É falso que deputado petista propôs projeto de lei que dá descontos para homens gays. Não existe nenhum parlamentar do PT com o nome João Flores. O número do PL citado é de proposta que altera Código de Processo Penal e não sobre questões de gênero. Segue o fio. 👇
Não está tramitando nem foi aprovado nenhum PL que prevê descontos ou benefícios para homens gays ou pessoas LGBTQIA+, sigla para lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuadas, entre outros.
Também não existe nenhum deputado federal em exercício chamado João Flores na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na Assembleia Legislativa da Bahia, não há deputado estadual com esse nome em atuação.
Read 6 tweets
30 Jun
Criação de gado mostrada em vídeo não tem relação com filho de @LulaOficial. Nenhum dos 5 filhos do petista integra a lista de acionistas da agropecuária mostrada nas imagens. Siga o fio 👇
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma criação de gados. A legenda atribui a fazenda a um filho do ex-presidente @LulaOficial.
❌ A fazenda mostrada nas imagens, chamada Agropecuária Grande Lago, empresa localizada em Jussara, no interior de Goiás, não tem qualquer relação com a família do ex-presidente @LulaOficial. Em seu site, a empresa afirma que é o maior confinamento de gado da América Latina.
Read 10 tweets
30 Jun
São falsas frases de @GuilhermeBoulos, @MarceloFreixo e @mariadorosario dizendo que Lázaro foi perseguido injustamente. Os políticos não fizeram as afirmações que circulam nas redes sociais sobre o criminoso, morto na última segunda-feira (28). Siga o fio👇
Circulam nas redes sociais 3 frases atribuídas a políticos de esquerda sobre Lázaro Barbosa, morto na segunda-feira (28) após ser baleado em uma ação da polícia em Goiás.
O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e ex-candidato a prefeito de São Paulo, @GuilhermeBoulos, o deputado federal @MarceloFreixo e a deputada federal @mariadorosario são acusados de defender o criminoso.
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(