A #Amazônia realmente é uma floresta muito úmida, mas será que ela não pega fogo? Bom, o que as muitas evidências científicas mostram é que elas pegam sim. Nesse fio a gente explica mais sobre fogo nas florestas amazônicas. 👇👇👇
1 - O fogo entra na mata quando ele escapa de áreas em que ele foi utilizado no processo de desmatamento, pra queimar a floresta derrubada, ou em atividades agrícolas. onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.11…
2 - Infelizmente, a RAS já teve muitos das suas áreas de pesquisa queimadas. Fazer #ciência tem desses percalços.
4 - Esses incêndios geraram a morte de 2.5 bilhões de árvores na região e a emissão de cerca de 500 Tg de CO2, mais do que países como a Itália emitem anualmente: pnas.org/content/118/30…
5 - Só que as emissões de #CO2 não são todas imediatas, as árvores continuam a morrer anos depois dos incêndios, emitindo ainda mais CO2:
6 - O fogo é um grande problema até mesmo dentro de unidades de conservação na Amazônia e já é discutido por gestores locais e tem até editais próprios de pesquisa:
7 - Cientistas da RAS contaram, em primeira mão, como foi experienciar o #fogo queimando a maior floresta tropical do mundo: theconversation.com/el-nino-fires-…
8 - Esses incêndios florestais estão aumentando com as mudanças climáticas, mas o fenômeno não é novo - cientistas apontam a sinergia entre corte seletivo e a criação de gado desde os anos 1980.
9 - Ou seja, a floresta amazônica queima sim e há amplas evidências para tal. Negar os incêndios é uma forma de se eximir de responsabilidade das emissões decorrentes desses: nature.com/articles/s4156…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Os #besouros rola-bosta 💩 são fundamentais para o funcionamento da #FlorestaAmazônica, como mostram as nas nossas pesquisas. Quer saber por que? Segue o 🧵 . 1/11
O nome #RolaBosta faz referência ao hábito que algumas espécies desses besouros têm de rolar as fezes de diversos animais. 2/11
🎥: @Erika_Berenguer
Esses besouros usam o #cocô como alimento e/ou para reprodução, com suas larvas já nascendo num ambiente rico em nutrientes. Algumas #espécies rolam usando suas pernas dianteiras, como esse Oxysternon festivum levando as fezes de guariba na ilha de Maracá. 3/11
Dung beetles use #poop for feeding and nesting, with their larvae already hatching in a nutrient-rich environment. Some species roll using their front legs, such as this Oxysternon festivum rolling dung from a howler monkey in the Maracá Island, Roraima. 3/11
1. @RAS_network é uma rede de pesquisa internacional, principalmente entre Brasil e Reino Unido, atuando há mais de 10 anos na Amazônia. RAS desenvolve pesquisas ecológicas e interdisciplinares, incluindo abordagens econômicas e sociais.
2. Com um componente forte de trabalho de pesquisa in loco, busca fornecer divulgação científica e interação com atores locais e regionais, especialmente tomadores de decisão.
3. A rede é coordenada por 7 pesquisadores e inclui parceiros e alunos de mais de 30 instituições associados através de diversos projetos. A rede cresceu de forma orgânica e tem composição fluida.
1. @RAS_network is an international research network, mainly between Brazil and the UK, operating for over 10 years in the Amazon. RAS develops ecological and interdisciplinary research, including economic and social approaches.
2. With a strong in loco work component, it seeks to provide scientific dissemination and interaction with local and regional actors, especially decision makers.
3. The network is coordinated by 7 researchers and includes partners and students from more than 30 associated institutions through various projects. The network grew organically and has a fluid composition.
1. As florestas tropicais são conhecidas por seus sons bonitos e relaxantes, mas podem essas paisagens sonoras serem usadas para medir as mudanças na condição da #floresta? Um fio
2. Pesquisar #biodiversidade na Amazônia é muito difícil - há muitas espécies raras, muitas espécies difíceis de detectar, muitos perigos para os topógrafos e a floresta tropical é muito, muito grande!
3 Felizmente, muitos animais anunciam sua presença emitindo sons. Usamos esses sons (biofonia), juntamente com o ruído humano (antropofonia) e sons da paisagem(geofonia) para aprender mais sobre a ecologia da floresta - um campo de pesquisa relativamente novo chamado #ecoacustica