Isaac Schrarstzhaupt Profile picture
Nov 23, 2021 10 tweets 6 min read Read on X
Pontos chave que estão sendo marcantes nas novas ondas de covid-19:
- Estagnação da cobertura vacinal;
- Cobertura vacinal não homogênea;
- Flexibilizações de medidas eficazes (máscaras / aglomerações de muitas pessoas). 🧶 //1
Quem estagnou em uma cobertura menor (~60%) está tendo uma onda maior do que quem estagnou em coberturas mais altas (~80%).//2
Aqui países com maior cobertura (Portugal e Espanha): //3
Dá para notar que as ondas de agora (novembro/2021) desses países são bem menores (mesmo de casos) do que as ondas "pré vacina". Vejam aqui: //4
Aqui três países com menor cobertura (Grécia, Polônia e Áustria): //5
Nesses países, vemos que a onda de casos é bem alta, mas mesmo assim a proporção de óbitos e hospitalizações é bem menor do que nas ondas "pré vacina". //6
Sempre lembrando que o motivo da estagnação pode ser bem diferente entre cada país:
- Vacinaram todos os vacináveis e faltam as crianças;
- Tem muita gente hesitante (maior cultura anti vacinas);
- Dificuldade de comprar doses;
- Dificuldade de distribuir doses, etc. //7
Para quem quiser ver qual variante está dominando esses países: covariants.org/per-country

(Spoiler: é a Delta) //8
Aqui no Brasil nós ainda não vemos a estagnação nos gráficos de vacinação, mas estamos nos 60% (cobertura onde alguns países começaram a estagnar).

Agora é correr pra vacinar as crianças (assim que tiver a liberação) e convencer aquele amigo/parente a tomar a segunda dose! //fim

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Isaac Schrarstzhaupt

Isaac Schrarstzhaupt Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @schrarstzhaupt

Apr 13
Fala, pessoal!

Tudo bem com vocês? Trouxe o fio do Bluesky pra cá.

Estamos vendo uma situação importante nos vírus respiratórios, que é o fim de uma onda de covid-19 que vem seguida imediatamente pelo aumento de Influenza e VSR.

Vamos ver juntos? 🧵 Gráfico mostrando as notificações de casos de covid-19 no Brasil por semana, a partir da semana 1 de 2024 até a semana 14 de 2024. Há uma queda expressiva nas notificações a partir da semana 10 de 2024, demonstrando o fim de uma onda que se iniciou na semana 6 de 2024.
No gráfico de positividade para SARS-CoV-2 do @todospelasaude, podemos perceber:

- passamos por duas ondas de covid-19 bem próximas;
- uma de setembro a novembro de 2023 e;
- outra de janeiro a março de 2024+ Mapa de calor que mostra as ondas de covid-19 através da positividade dos testes para o vírus causador da doença. Conforme a positividade aumenta, as cores vão ficando mais quentes e conseguimos ver as ondas, e também que faixas etárias elas atingem. Nas duas últimas ondas mencionadas no post, vemos que as ondas afetaram principalmente dos 30 anos para cima.
Mas, ao mesmo tempo que vemos queda na covid-19, as doenças respiratórias continuam afetando a população!

Isso acontece pois agora a covid-19 está sendo "substituída".

Temos aumentos de positividade para o VSR (Vírus Sincicial Respiratório) e também para Influenza:+ Gráfico de linhas mostrando a positividade para covid-19, vírus sincicial respiratório e Influenza. Vemos que a covid-19 vem caindo há sete semanas e a influenza e o VSR vem subindo neste mesmo período.
Read 15 tweets
Mar 26
Essa fala da Vera é muito triste. Pois ela mostra, além de um desconhecimento do autismo em si, um desconhecimento de grandezas.

Como assim desconhecimentos??

Sigam o mini fio que vou tentar explicar. 🧵+
Quando eu falo em desconhecimento do autismo, é simples: eu tive meu diagnóstico aos 35 anos, justamente por hoje termos um olhar melhor.

Isso quer dizer que até os 35 eu era neurotípico e só dali em diante fiquei no espectro? NÃO, é óbvio que não.

Sinto tudo desde que nasci!+
Eu sempre tive todas as características associadas, e antes do diagnóstico eu vivia uma vida bem pior pois era “encaixado” à força na normalidade.

O diagnóstico (correto e bem feito) de autismo não é um diagnóstico de gripe, onde a pessoa não tinha e passa a ter.!+
Read 8 tweets
Dec 5, 2023
Oi, pessoal! Tudo bem?

Hoje eu queria vir aqui pra falar de uma tecnologia que vem me ajudando muito com a minha hipersensibilidade auditiva.

Primeiro de tudo: não é publi! (Quem me dera hahaha).

Sigam o fio que vou mostrar como um fone de ouvido me ajuda a tocar o dia: 🧵
Primeiro de tudo os esclarecimentos pois, afinal, aqui é o Twitter, né? Mudou de nome mas as interpretações "diferentes" continuam!

- Eu sou uma pessoa com autismo e o que vou contar faz diferença pra mim. Caso ajude outros, ótimo, mas longe de ser regra;+
- Os equipamentos são CAROS e infelizmente o preço não é adequado;
- Não use fones de ouvido por um período prolongado, nosso corpo não foi feito para isso;
- A higienização dos fones de ouvido é muito importante para evitar microorganismos;

Dito isso, vamos lá!+
Read 16 tweets
Nov 19, 2023
Oi, pessoal! Vou trazer alguns pontos importantes nesse fio para todos que querem ajudar a difundir a cultura de prevenção e gestão de riscos.

1. Gestão de riscos e prevenção são feitas ANTES dos eventos acontecerem, portanto trabalham com estimativa e probabilidade. +
2. Além de trabalharmos com estimativa e probabilidade, muitas vezes trabalhamos com estimativa e probabilidade de *sistemas complexos*, portanto lidamos com *processos estocásticos*.

Mas o que é isso tudo?+
Simplificando: Um sistema pode ser complexo ou “complicado”:

Um sistema “complicado” é aquele que pode ter MUITAS partes mas temos controle de todas elas.

Exemplo:+ Esquema de peças de uma aeronave Legacy 500 da Embraer, mostrando a lista de peças que vai na aeronave junto de um “esqueleto” da aeronave com as indicações. É uma lista gigante.
Read 27 tweets
Oct 18, 2023
Esse tweet da @mellziland (que está perfeito) me encorajou a fazer um fio bem rapidinho aqui pra mostrar justamente isso.

Vamos ver como está a situação da covid-19 com alguns exemplos atuais, com a vigilância que temos hoje? 🧵
Vamos lá então. Este gráfico mostra as internações de pessoas com confirmação de covid-19 na enfermaria (leitos clínicos) do estado de SP.

As barras azuis são os leitos totais e a linha azul escura é quantos desses leitos são ocupados.

Percebem o aumento nos últimos 60 dias?+ Image
Vamos detalhar esse aumento:

- Dia 07/08/23, a média era de 282 pessoas internadas em enfermaria no estado de SP com confirmação de covid-19. + Image
Read 17 tweets
Oct 15, 2023
CIEVS de Caxias do Sul fez um trabalho importante sobre hesitação vacinal, achando associação entre:
- médicos dizendo que não precisa vacinar criança;
- preocupação dos pais com efeitos colaterais;
- vacinar filho apenas pq é obrigatório

Sigam meu fio com a @mellziland 👇🧶
Nos últimos quatro anos tivemos um aumento de desinformações sobre vacinas somado a uma pandemia de um vírus para o qual não existia vacina, e seu desenvolvimento foi feito durante essa onda de desinformações.

Agora, questionários como esse do CIEVS nos ajudam a entender isso!
Foram preenchidos 72 questionários destinados a médicos e 1.466 questionários destinados a pais e responsáveis.

Destes 72 médicos, 71% são pediatras. Além disso, 36% deles atuam tanto no SUS como na iniciativa privada.
Read 16 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(