Por estranho q pareça há metodologias q permitem estimar - mas como uma margem relativamente gde de erro, claro. Uma delas é análise do espaço-morfométrico: vc cria dimensões para a variação de determinadas características anatômicas (comprimento de fêmur, número de vértebras...)
Aí cada um é um vetor. Dá pra calcular a ortogonalidade entre os vetores. Combina num espaço multidimensional e povoa esse espaço com medidas reais. E vê o padrão e onde está vazio.
Outra metodologia (q pode ser combinada com a primeira) é a das linhagens fantasmas. Pelo registro fóssil e análise filogenética (relações evolutivas entre as linhagens), verificam-se os períodos em q estão faltando fósseis. Pelo método de bracketing vc estima como seriam...
...as linhagens faltantes: se o ancestral tem penas e os dencentes tb, então o intermediário provavelmente tb tinha...
Aqui uma representação do morfoespaço pra conchas. Um eixo é da altura, outro da abertura da hélice, outro do ângulo da espiral. Dependendo dos parâmetros tem caracol, cone e parafuso.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Roberto Takata

Roberto Takata Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @rmtakata

24 Nov
1) A fração dos caso de contaminação em locais aberto é pequena, mas não é zero: mm com a obrigatoriedade de uso de máscaras. Sem obrigatoriedade, esses caso sobem. Inclusive mortes. Vale a pena?
2) Em muito casos, a pessoa vai colocar a máscara à entrada do estabelecimento. Onde tem entra e sai e de onde há saída do ar potencialmente contaminado. Qual o risco?
3) A distância em locais abertos tem q ser maior do 2m. Nem sempre é possível de se manter. Mtas calçadas são estreitas, p.e.
oglobo.globo.com/saude/distanci…
Read 9 tweets
24 Nov
Tem dois (três) jeitos de enxergar isso. Uma é ver como uma corrida única. 1) Tipo, ok, a URS passou por vários pontos antes, mas os USA passaram por esses pontos tb e chegou na frente no ponto de chegada e é isso q conta.
2) É um campeonato com séries de grandes prêmios. A URS levou todos os GPs anteriores. Os USA ganharam só no circuito q fecha a temporada. Vitória soviética.
3) Aqueles game shows bisonhamente concebidos com várias perguntas iniciais q valem menos pontos e a última tem pontuação maior q a soma de todo o resto.
Read 4 tweets
24 Nov
Deveria ser? Tem espaço pra discussão. Mas não é crime.
CP art. Art. 184 Párag. 4o. "não se aplica quando se tratar de [...] cópia de obra intelectual ou fonograma, em um só exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto. " planalto.gov.br/ccivil_03/decr…
Uma discussão q, do meu ponto de vista de um autor q nunca vendeu um único exemplar, acho mais relevante é o preço dos livros. 70, 100, 150 mangos um exemplar nacional contribui pra inacessibilidade dos livros e informação à população.
Não estou dizendo q sejam preços injustos - q as editoras ou livrarias estejam lucrando horrores ou algo assim, nem sempre é o caso. Mas precisamos pensar em um modo de tornar livros mais acessíveis e q possa remunerar a todos de modo adequado.
Read 10 tweets
24 Nov
Acho um pouco estranha a classificação das épocas de quadrinhos de heróis em eras de ouro, prata, bronze... De um lado, parece implicar perda de qualidade, o q ñ é vdd nem em termos técnicos, nem em termos narrativos.
De outro, acaba q tem q mudar a lógica da nomenclatura depois de bronze.
Nem em termos conômicos.
Read 4 tweets
24 Nov
Direita, extrema direita e radfems esfregando aos mãos. Como a gente dá munição e tiro no pé meodeos.
Importante divergência e cobranças em discussão civilizada. Temos q tomar cuidado pra não transformar qq um em vilão. Encho o saco do Castanhari, mas ele não é um vilão, mm q tenha errado feio na questão sobre nazismo/esquerda/direita.
Encho o saco do Glenn Greenwald, como qdo ele diz q o Bozo ñ é genocida, mas, de novo, ele, Greenwald, não é um vilão.
Read 7 tweets
23 Nov
Ser favorável à descriminação da Maria Joana e às pesquisas para seus mais diversos usos não quer dizer q se é favorável à prescrição para casos sem comprovação.
É como ser contra a aplicação de água para tratamento de condições para as quais a eficiência de seu uso não é comprovada (estou falando não apenas de homeopatia, q é basicamente isso) e acharem q se é contra a distribuição de água ou pela proibição de seu consumo.
(Não é particularmente a minha posição. O q eu sou mais contra é a adoção como política pública de tratamentos não devidamente testados. Ações individuais com consequências individuais é de cada um.)
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(