Vamos à sabatina, amigos!
Perguntas e respostas em 10 minutos, 5 minutos para réplicas e tréplicas.
André Mendonça está começando sua preleção.
André Mendonça está começando seu discurso com bastante rapapés e salamaleques, apontando suas origens e suas orientações religiosas.
Achei deveras interessante que ele tenha citado as revoluções liberais (e burguesas) da Inglaterra (1689), França (1789) e a Independência norte-americana (1776), no contexto da defesa do Estado Democrático de Direito.
André Mendonça comprometeu-se publicamente com 4 pontos que quero destacar:
1. Estado Democrático de Direito;
2. Isenção, não-interferência e função pacificadora do stf;
3. Laicidade do Estado e de suas decisões;
4. Imparcialidade de sua atuação.
Eliziane Gama começa as perguntas, falando da igualdade entre homens e mulheres, da laicidade do Estado, etc. Está lendo o texto que lhe foi dado pelos assessores. De vez em quando, toma um susto do papel...
Eliziane Gama LÊ sua 1ª pergunta, questiona "movimentos autoritários" e citando o AI-5 e Estado de Exceção.
Por óbvio, Mendonça reafirmou o compromisso como Estado Democrático de Direito e os Direitos Humanos.
Novamente lendo, Eliziane fala do Atlas da violência, citando os afrodescendentes, homoafetivos e pergunta quanto ao desarmamento. (Ela falou "negros" e "homossexuais").
Mendonça inicia sua resposta falando sobre o combate à violência de gênero (ponto que a senadora perguntou), citando o feminicídio e as medidas que tomou para combatê-lo. Também respondeu sobre a violência contra homoafetivos (ele disse LGBT) e agregou ao racismo, conforme stf.
Mendonça esquivou-se da pergunta sobre desarmamento, eis que o tema está "sub judice" no stf, e ao responder sobre isso poderia tornar-se impedido para emitir decisão, caso aprovado na sabatina e votado no senado.
Eliziane pergunta sobre o marco temporal em julgamento no stf, falando sobre o desmatamento. Continua, claro, lendo as perguntas. Ficou até meio constrangedor, porque parece não ter entendido a resposta anterior, sobre impedimentos e questões "sub judice".
Mendonça reitera seu compromisso com a preservação ambiental, citando ações contra o desmatamento. Cita o desenvolvimento sustentável. Sobre o marco temporal, reiterou que está "sub judice", mas reiterou também o compromisso sobre o respeito aos indígenas e a dignidade humana.
Eliziane perguntou sobre a liberdade de imprensa e cita "ataques" do Presidente à imprensa. Mendonça repudia a censura prévia e quaisquer restrições à atividade livre da imprensa. Destaca que hoje há mais transparência de informações pelas administrações públicas.
Destacou também que a liberdade de expressão não é absoluta, eis que no momento em que as colocações chegam às ameaças, calúnias e ataques, há a ação restritiva do Estado. Ou seja, liberdade não é libertinagem.
Agora Eliziane fala sobre o "negacionismo" do Governo Federal, sobre a pandemia, sobre as 600 mil mortes, cita a #CPIdoCirco e que o relatório foi encaminhado a várias instituições, nacionais e internacionais, em clara ação política de ataque ao Governo.
Mendonça defende as ações do Governo diante da crise sanitária e da pandemia, cita as vacinas, que considera ter impedido um número maior de mortes. Como o relatório da #CPIdoCirco também foi encaminhado ao stf, cita eventual impedimento. falatório no recinto está vergonhoso!
Eliziane pergunta sobre "manifestações populares contra ações do stf" (pergunta de internauta). E reitera a questão da laicidade do Estado - que ele já respondeu.
"Discordar de uma decisão judicial é razoável, desrespeitá-la não" - reafirma a autoridade das decisões do stf. Disse que nunca pôs em um currículo a situação de ser pastor. Reafirma separação entre Estado e Religião.
Segurem-se que lá vêm as perguntas de Kajuru... 1ª, sobre ação da PF/PGR contra jornalistas, pela LSN; 2ª, adianta que vai votar contra Mendonça (isso não é pergunta...).
Na sequência, fala Fernando Bezerra. Discursa, fala das liberdades individuais, interferência entre Poderes, etc. 2 perguntas: vínculo do sabatinado com a Igreja Presbiteriana; sobre acordos de leniência para recuperação de ativos junto a empresas envolvidas.
Agora fala Eduardo Braga. Questiona sobre o "inquérito" em curso no stf, reunindo investigador, acusador e julgador na mesma pessoa; também sobre a liberdade de expressão e liberdade de imprensa.
Na linha Renan, Braga fala em "algaritmos". Procurei no dicionário, não existe.
Braga acrescenta uma pergunta sobre a prisão em 2ª instância, e outra sobre os precatórios.
Mendonça responde a Kajuru, Bezerra e Braga: reafirma seus compromissos assumidos na preleção, fala sobre as fake news e os ataques que ele mesmo sofreu, ensaia um "pedido de desculpas" (?) e reafirma o respeito às decisões do stf, ainda que delas discordasse nos autos.
"EM NADA NA VIDA, OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS". 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Começa o 2º bloco de senadores, faz colocações agora Espiridião Amin. Pergunta sobre os precatórios e as emendas constitucionais sobre o tema; sobre o marco temporal e ressalta a insegurança jurídica, mencionando "decisões pendulares", ou ele disse, "ciclotímicas".
Agora fala Lasier. Pergunta sobre a prisão em 2ª instância (menciona o caso da boate Kiss); mandato para os ministros do stf e aponta ativismo judicial; sobre "pedidos de vistas" que duram anos; questão da liminar monocrática e cita André do Rap; fala do "juiz acusador".
Contarato começa suas perguntas falando sobre o Regime Militar; diz que o stf tem "poderes conteramajoritários" (?) e papel "iluminista". Pergunta sobre o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Critica a religiosidade e reitera a laicidade do Estado. Critica muito Mendonça.
"O Estado criminaliza a pobreza, o Estado criminaliza a cor da pele", quase chora, fala com a voz embargada.
Mendonça: a solução sobre os precatórios tem que ser conjunta entre os Poderes; aponta a correção monetária e juros como vilões. Sobre marco temporal: é preciso ter segurança jurídica. Sobre mandatos no stf: é decisão do Legislativo. Sobre pedidos de vista: cabe ao Legislativo+
+decidir sobre regulamentação de prazos. Sobre decisões monocráticas: têm que ser restritas a urgências. Sobre "bíblia" (perguntas de Contarato): o norte no stf é a Constituição. Sobre prisão em 2ª instância: decisão do Legislativo. A Contarato: espere de mim o respeito à CF/88.
Contarato foi o único dos 3 senadores que fez questão da réplica. Mais lágrimas. Quer saber se Mendonça é favorável ao casamento civil de pessoas do mesmo sexo. Mendonça reiterou que é favorável.
Hora do recreio.
Retomando a sabatina. Fala o senador Carlos Portinho, do PL/RJ. (Este senador assumiu o cargo após a morte do senador Arolde de Oliveira).
Portinho disse que o PL encaminhará voto favorável a André Mendonça, e não fez nenhuma pergunta. Fala agora Flávio Bolsonaro.
Fala Rogério Carvalho. Começa dizendo que Mendonça "perseguiu opositores do Presidente Bolsonaro".
Simone Tebet falando.

Esse é o post.
Alcolumbre passou por cima dos questionamentos de Rogério Carvalho, e passou a palavra a Jorginho Melo, que já declarou o voto favorável a Mendonça.
Agora está falando Oriovisto Guimarães. Declarou, também, seu voto favorável a André Mendonça. Questiona as decisões monocráticas.
Mendonça agradece ao PL pela orientação favorável à sua indicação. Respondeu a Rogério de Carvalho, novamente alertando para o risco de pré-julgamento e eventual impedimento: as respostas serão sérias e dentro de um prazo razoável, com independência e imparcialidade.
Fala Soraya Thronicke. Pergunta sobre o Código Florestal, desmatamento, proteção ambiental, etc.
Também declarou voto favorável a Mendonça.
Fala agora Alessandro Vieira. Questiona a questão da independência de Mendonça em relação a líderes religiosos.
Fala Girão, declarando também o voto favorável a Mendonça. Já são 7 dos 15 necessários, declarados antecipadamente. Questiona sobre a descriminalização das drogas; a descriminalização do aborto; o ativismo judicial.
Fala agora Marco Rogério. Questiona sobre o movimento progressista, que avança contra a CF/88; sobre a interferência entre Poderes; sobre o neoconstitucionalismo.
Mendonça passa a responder. Alcolumbre abriu a votação, o falatório está alto, neste momento, André foi interrompido em suas respostas - novamente está alertando para o caso de pré-julgamento. Virou uma balbúrdia, por conta da movimentação para a votação.
Agora é o último bloco. Fala o senador Lucas Barreto - que disse já ter votado, declarando favorável a André Mendonça. Já são 8 de 15 necessários. Não fez perguntas.
Está falando Telmário Mota.

Esse é o post.
Está falando Zequinha Marinho, fazendo loas a Mendonça. Critica o stf. Em tempo: Telmário Mota declarou voto favorável a André Mendonça, na CCJ e no plenário.
Omar Aziz está fazendo uma "fala rápida". Não são perguntas, é discurso. Não há mais senadores inscritos para fazer perguntas. Elogia Eliziane Gama. Está fazendo fortes loas a André Mendonça, e alardeia vitória de Mendonça.
Agora faz discurso Nelsinho Trad.
Está respondendo as perguntas, André Mendonça. Depois dessa fala, deve ser promulgado o resultado.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fábio Talhari 🇧🇷🇯🇵♌

Fábio Talhari 🇧🇷🇯🇵♌ Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FabioTalhari

2 Dec
1. É para dar NOJO dessa "imprensa" sórdida. Um país que ESTÁ CRESCENDO 4,0% neste trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior; crescendo 3,9% em 12 meses em relação ao mesmo período anterior; +5,7% no acumulado do ano, esses animais dizem estar em "recessão técnica". Image
2. Em termos gráficos, esse dado de -0,1% em relação ao trimestre anterior quer dizer que o RITMO DE CRESCIMENTO diminuiu - mas AINDA ESTÁ CRESCENDO. E quando olhamos as tabelas, vemos que as séries vem de números negativos, ano passado, para números positivos, este ano! Image
3. Vejam setores que empregam bastante, na tabela acima:
Indústria: +5,1%
Serviços: +3,3%
Comércio: +7,1%
Ora! De janeiro a outubro, o saldo de empregos é 2.645.974!
QUE MANÉ RECESSÃO? Image
Read 6 tweets
2 Dec
1. Boa noite, amigos! Preciso dormir, mas está difícil. Já temos um ministro que diz que o "poder moderador" pertence ao pstf, como todos sabem.
2. Daí vem um cara, que para nosso tormento é um senador, e diz que "abaixo de Deus, o stf, e abaixo do stf, comparativamente, os poderes legislativo e executivo", chancelando o "poder moderador".
3. O senador Marco Rogério disse mais ou menos o seguinte: quem venceu as eleições últimas não consegue implementar as pautas que seu eleitorado majoritário quer. Ao contrário, as minorias derrotadas e rancorosas estão governando o país, por meio do stf.
Read 5 tweets
13 Aug
1. Bom dia, amigos! O Presidente TEM poder para prover/desprover cargos da administração pública federal (art. 84 CF/88) e, na PF, nomear ou exonerar Diretor-Geral (L. 9.266/96). A PF, por sua vez, é subordinada ao Ministro da Justiça (art. 144 da CF/88). twitter.com/i/events/14259…
2. Um ministro do STF, contudo, NÃO TEM PODER para abrir "inquéritos", MUITO MENOS PARA AFASTAR delegados ou outros servidores ou cargos na PF - é INTERFERÊNCIA INCONSTITUCIONAL! Também NÃO PODE exercer atividade política, nem fazer gestões junto ao Legislativo.
3. O que os ministros do STF estão fazendo é inconstitucional e ilegal. Feriram uma série de leis, abusaram de suas funções e as excederam. Violaram o art. 2º CF/88, só para começo de conversa. ISSO NÃO PODE CONTINUAR.
Read 7 tweets
30 Jul
1. Bom dia, amigos! Muito bom ir dormir satisfeito, vendo que o Presidente posicionou-se como LÍDER. Melhor ainda acordar e ver as almas penadas, derrotadas e rancorosas, aos gritos e urros, caluniando, xingando e ofendendo (como sempre).
2. 2. A maior parte desses estertores da esquerda sórdida acusa o Presidente de "mentiroso", que não apresentou "provas". Ora, nem tem que fazê-lo! Apresentou FORTES INDÍCIOS, que sustentam e autorizam a ABERTURA DE INQUÉRITO na PF. vidadestra.org/fraude-a-impos…
3. Esses FORTES INDÍCIOS, que são MATEMÁTICOS, indicando resultados eleitorais matematicamente impossíveis, são corroborados, em um primeira vista, pelo depoimento do hacker, que está preso por ter paralisado a apuração das eleições de 2020.
Read 5 tweets
28 Jul
1. Todos viram que ontem Ciro Nogueira aceitou a Casa Civil. Interessante é que, para assumir o ministério, quis também a Subsecretaria de Assuntos Jurídicos (que ora está nas mãos de Onyx Lorenzoni) e também a articulação política (que está com Flávia Arruda). Image
2. Porque Ciro Nogueira quer a SAJ, ninguém imagina (contém ironia!)... O atual subchefe dos Assuntos Jurídicos, Pedro César Sousa pôs seu chefe de gabinete pessoal (Pedro Faria Jr.) para assinar em conjunto os atos da Casa Civil referentes à SAJ - assim "ficam de olho" em Ciro. Image
3. Por sua vez, Flávia Arruda ficou "isolada", e perdendo o cargo de ministra-chefe da Secretaria de Governo e a articulação política, deve ser deslocada para algum outro cargo - pensam em recriar o ministério dos transportes, para arrumar um lugarzinho para ela. Image
Read 4 tweets
26 Jul
1. Galera, agora há pouco conversávamos, eu e Alfeu. Saibam que existe uma "lista" de estátuas e monumentos que os vândalos adorariam atacar, não é somente o Borba Gato.
2. Vamos à lista dos monumentos e estátuas os quais a #esquerdacriminosa atacaria. Este é o segundo, o Monumento às Bandeira, do Victor Brecheret, aqui no Ibirapuera, em São Paulo.
3. O terceiro é o Anhanguera (o filho), Bartolomeu Dias Bueno, que está diante do Trianon, na avenida Paulista. Há outros bandeirantes em estátuas no mesmo local.
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(