É muito comum associar corrupção ao setor público, mas como seria um caso de corrupção privada?

Deixa eu te contar a história da Theranos, que mistura corrupção, gente doida do vale do silício e muita ~disrupção
A Elizabeth Holmes da foto saiu de Stanford aos 19 anos para fundar sua empresa de biotecnologia, a Theranos, que prometia fazer uma espécie de band-aidão hi tech que tirava seu sangue, diagnosticava e medicava a pessoa.
Parece bom demais para ser verdade? Pois era. Mas os venture capitalists do vale do silício gostaram do powerpoint dela e deram milhões de dólares para ela seguir com essa ideia inovadora.
Acontece que a ideia era, de fato impossível. E, mesmo depois do projeto mudar para uma maquininha de mão, similar a uma daquelas de medir glicose, a coisa ainda não dava certo de jeito nenhum.
Eles sabiam que a margem de erro dos exames chegava a mais de 50%, ou seja, era basicamente no aleatório. Mesmo assim, O PRODUTO FOI A VENDA ASSIM, numa parceria com o Walgreens, uma rede de lojas.
Como o sistema de saúde dos EUA é inteiramente privado e caríssimo, o negócio prometia baixar os custos regulares das pessoas com exames, mas, o erro era tão grande que as pessoas acabavam indo na emergência e gastando os tubos achando que estavam morrendo.
Não estamos falando de algo pequeno. A empresa chegou a valer mais de 10 bilhões de dólares e a fortuna pessoal de Holmes, quase 5bi, tudo baseado em especulação e fraude. Até conselheira do governo Obama essa picareta foi
Em 2015, após 12 anos de muita picaretagem e vidas destruídas, uma matéria no Wall St. Journal desmascarou o esquema dela. Um ex funcionário tinha provas que a fraude era sabida e encorajada pela CEO.
O mais curioso é que nada disso seria sequer necessário se, sei lá, os EUA tivessem um sistema público de saúde.

O que mostra a dupla corrupção. Da Theranos em si e do sistema, que priva as pessoas do básico e as fazem recorrer a bandidos para tentar um diagnóstico simples.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Alcysio Canette

Alcysio Canette Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @alcysio

24 Nov
Essa história toda do touro de plástico de SP emulando o touro de Wall Street é muito ilustrativa dessa gente do mercado que acha que a administração pública é burra e ineficiente, mas não sabe que para usar o espaço público, precisa de autorização da prefeitrura.
lembra muito o Guedes, que, quando perguntado sobre o que gostaria de mexer no orçamento de 2019, disse 'faz o orçamento de vocês e depois fazemos o nosso'.

O ministro não sabia o que era uma Lei Orçamentária e a sua necessidade de ser aprovada no ano anterior da execução
E, claro, essa turma vai dizer que isso tudo é uma burocracia desnecessária e por isso que o poder público não é tão eficiente quanto a iniciativa privada.

Mas empresas que fazem tudo de orelhada também quebram.
Read 6 tweets
25 Aug
Pra quem não acompanhou o papo tributário na twitch aqui vai o resumo -

O governo federal está cobrando quase R$0,70 no litro da gasolina através da CIDE/Combustíveis e não abre mão dessa receita.

Sem ICMS os estados quebram

O combustível sobre para dar dividendo pra playboy.
Para quem não sabe, o ICMS, imposto estadual, não é a única tributação sobre combustíveis, a CIDE é uma importante parte do preço e foi zerada quando o governo dilma queria segurar o preço. Hoje ela está num valor bem elevado de 0,6869 centavos
Então o Bolsonaro não abre mão da sua receita mas quer que os Estados, que não emitem moeda, que não podem se endividar, e que tem no ICMS sua principal base tributária abram.

É basicamente um 'quebrem por mim aí'
Read 7 tweets
1 Jun
Como o @AnarcoFino sempre fala, a galera espera espetáculo na CPI e raramente teremos um dia onde o inquirido perde a linha e vira passageiro da agonia.

Mas hoje, a Nise confessou o aconselhamento externo sem nenhum pudor, sob a desculpa de ser voluntário - segue sendo ilegal.
Toda relação com o Estado é regida por normas de direito administrativo bem claras e isso o que ela fazia é uma forma de driblar requisitos de nomeação ou processos de seleção para escolher exatamente quem se quer ouvir.
Não existe absolutamente nada normal no que a Nise tentou passar como 'uma união pelo Brasil'. Para frequentar certos círculos decisórios, ou você tem cargo e as responsabilidades que o acompanham, ou você está de fora.

Nise queria o melhor dos dois mundos e não pode.
Read 5 tweets
19 Jan
Uma coisa que muito me incomoda na era da foto e do vídeo fácil é essa percepção de que existe uma necessidade constante de 'produzir prova' a todo instante.

Não estou falando de coisas sérias, como violência policial ou atos racistas, mas do absolutamente banal mesmo.
É vizinho PROVANDO que o outro colocou uma planta no parapeito da janela, PROVANDO que o ar condicionado está pingando, como se todos estivessem constantemente em uma audiência no tribunal.

Esse jurismo neurótico é uma coisa absolutamente insuportável.
Em certa medida, penso que o judiciário, em geral recebe bem esse tipo de lógica, porque padroniza a sociedade dentro de uma linguagem que conhecemos.

Existe um vício em conflito muito estranho na sociedade brasileira.
Read 4 tweets
16 Jan
A narrativa de ' união para derrotar o bolsonarismo' é igualzinha a narrativa criada para colocar o biden contra o Trump lá nos EUA.

Nessa 'frente ampla', quem perde mesmo é a esquerda.
Não acreditem em quem diz que só se vence abaixando bandeira. Abaixar bandeira é a derrota em si. A esquerda não sofre de ter princípios impopulares, sofre de ser ruim de política, de projeto e de comunicação mesmo.
A não ser qhe alguém ache que a plataforma que precisamos é uma ainda mais conciliadora e à direita do que a reta final do petismo.

Aí é um problema de não entender nem o que são bandeiras mínimas.
Read 4 tweets
28 Apr 20
O Partido Comunista do Japão 日本共産党, é o PC com mais membros e está fora do poder no mundo e seu jornal popular, o Shimbun Akahata しんぶん赤旗, é o 10o mais lido no país. E ELES AINDA TEM MASCOTES!
Cada um deles representa uma faceta da mobilização do partido

Koyo no Yoko é uma misteriosa mulher de meia idade que simboliza a luta por direitos trabalhistas
Otento-sun (trocadilho de sol em inglês com 'san' que é um pronome? de tratamento) representa as políticas verdes do partido. (ele não gosta de energia nuclear, embora ironicamente seja uma grande bola de fusão nuclear)
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(