Ateeeeenção!
Na edição de hoje do ”Atacadão do thread”, os 15 anos do dia em que o general Pinochet pegou o ferry-boat de Caronte para atravessar o Aqueronte:
Há exatamente 15 anos, no dia 10 de dezembro de 2006, o ex-ditador Augusto José Ramón Pinochet abotoava o paletó de madeira. Ou ia bater alcatra na terra ingrata. Ou, ainda, bateu com as canelas.
A então presidente Michelle Bachelet não fez um funeral de Estado, já que o defunto não havia sido presidente pelas vias legais, pois era um ditador.
O general deu um golpe de Estado em 1973 e comandou o país com mão-de-ferro até 1990, época na qual seu antigo aliado, os Estados Unidos, já o consideravam um peso morto, que atrapalhava.
Entre 1973 e 1990 (a maioria entre 1973 e 1980, a fase mais dura) o regime de Pinochet deteve e torturou pelo menos 40.280 civis.
Desse total, segundo o relatório da Comissão Valech (equivalente a uma comissão da verdade), 3.225 civis foram assassinados. E 200 mil chilenos partiram em exílio durante o regime.
A ditadura pinochetista foi especialmente cruel com as prisioneiras: a Comissão Nacional sobre Prisão Política e Tortura, indicou que, de um total de 3.621 mulheres detidas, 3.399 foram estupradas de forma individual ou coletiva pelos militares.
Estupros feitos, segundo a lógica do regime “contra o comunismo e em defesa dos valores cristãos”.
Destas, pelo menos treze mulheres ficaram grávidas. E delas, 6 deram à luz aos filhos indesejados de seus torturadores.
Os militares chilenos também colocaram ratos vivos dentro das vaginas das prisioneiras. Além disso, utilizaram cachorros (pastores alemães e mastins) para violar as prisioneiras.
Nos últimos anos, com a revisão dos crimes de Pinochet e seus oficiais, mais de 700 ex-integrantes da ditadura foram processados na Justiça.
No entanto, com a volta da democracia, Pinochet continuou interferindo na política, já que permaneceu como comandate em chefe do Exército até 1998.
E na sequência tomou posse como senador vitalício, junto com outros 9 senadores designados pelas forças armadas que bloquearam todo tipo de reformas até que esses cargos foram eliminados em 2005
Terrorista em Washington – Al Qaeda? A KGB? A inteligência cubana? O regime comunista da Coreia do Norte? Não, o primeiro atentado terrorista internacional com bomba e saldo de mortos na História da capital dos EUA não foi da autoria desses grupos ou serviços secretos….
O autor foi o ditador chileno Augusto Pinochet, que derrubou o presidente Salvador Allende em 1973.
Em 1976 Pinochet ordenou o assassinato do ex-chanceler de Allende, Orlando Letelier – que estava no exílio - com uma bomba sob seu carro a menos de 20 quarteirões da Casa Branca, no Sheridan Circle, em Washington. Na explosão também morreu a secretária de Letelier, Ronni Moffit.
A rede de pedofilia nazista autorizada por Pinochet: Em 1961 o alemão Paul Schaefer, um pregador evangélico pedófilo que havia integrado o partido nazista em Sieburg nos anos 30 e 40, fugiu da Justiça alemã e migrou para o Chile,...
... onde, acompanhado por dezenas de seguidores, criou a “Sociedade Beneficente Dignidade” na região de Maule.
Schaefer fez da “Colônia Dignidade” seu feudo pessoal, um espécie de pequeno país-igreja que continha em suas 17 mil hectares uma escola, padaria, um hospital, moradias,...
...áreas de plantação, cinco empresas (que funcionaram fora da legislação trabalhista e tributária do Chile durante décadas), além de uma rede secreta de túneis e bunkers.
A colônia, protegida por cercas de arame farpado, havia ficado de fora de todos os censos realizados no Chile. Os habitantes tinham um contato mínimo com o exterior e eram doutrinados constantemente.
As relações sentimentais estavam controladas por Schaefer e só podiam acontecer após sua autorização.
Crianças dos camponeses da área de fora da Colônia eram entregues a Schaefer, que prometia a seus pais que seus filhos teriam “educação gratuita”. Mas, em vez de educação, eram sodomizados pelo ex-cabo nazista.
A partir do golpe de 1973, protagonizado pelo general Augusto Pinochet, amigo de Schaefer, o lugar transformou-se em um centro clandestino da DINA (o serviço secreto do regime).
Ali foram detidas e torturadas centenas de prisioneiros.
O estabelecimento também foi usado para a fabricação clandestina de gás sarin, que a ditadura utilizava em pequenas doses para realizar atentados contra exilados políticos no exterior.
Em 1990 o governo Pinochet acabou e também acabou a proteção de Schaefer, que anos depois foi julgado e condenado à cadeia.
Genocida cultural: Pinochet ordenou a queima de dezenas de bibliotecas, ação que nos últimos anos os historiadores começaram a classificar de “genocídio cultural”.
O próprio regime, em 1988, admitiu a queima de 15 mil livros, mas especialistas sustentam que foi muito mais.
Um dos casos mais emblemáticos foi a queima de livros sobre o estilo da pintura “cubismo”, pois os militares achavam que tinha a ver com a “Cuba comunista”.
isto é, a jecada no poder
Privatizações para todos (menos para os militares): Em 1980 Pinochet privatizou as aposentadorias dos chilenos, incluindo a dos funcionários públicos. Pinochet,...
....que além disso havia feito várias privatizações de empresas estatais, despontava como um emblema do neoliberalismo na região.
O regime prometia que os aposentados receberiam o equivalente a 70% dos salários que tinham quando ainda estavam em atividade.
Mas a realidade é que os aposentados recebem em média 37% dos salários que recebiam antes de aposentarem-se...
..(e por esse motivo, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, as pensões chilenas são uma das mais baixas da região).
Pinochet foi neoliberal...”pero no mucho”, já que manteve estatizadas as pensões dos militares e dos policiais, que recebem 100% dos seus último salários.
Os privatizados civis chilenos se aposentam entre os 35 e 40 anos de trabalho. Os estatizados militares, aos 28 anos de serviço.
Em 1971 Salvador Allende havia estatizado as empresas de cobre, o principal commodity do Chile. Pinochet derrubou Allende argumentando, entre outos motivos, a estatização feita.
No entanto, Pinochet manteve a estatização do cobre. E, além disso, unificou todas as estatais desse metal em uma única empresa, a mega-estatal Codelco.

....E é essa estatal que produz, até hoje, os maiores lucros das exportações chilenas.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ariel Palacios

Ariel Palacios Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @arielpalacios

10 Dec
Mais uma sessão de nosso clássico ¨O Atacadão do Thread¨:
Hoje, aproveitando que o 10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos (e também o dia da volta à democracia em 1983), vamos com a thread "Ditadura Militar argentina 1976-83"
Em 1976, iniciava na Argentina um período de 7 anos da ditadura militar mais sangrenta da História do século XX na América do Sul (uma ditadura q até ressuscitou o uso do empalamento para torturar e assassinar aqueles q consideravam seus opositores)
Read 53 tweets
9 Dec
E agora, ateeeeeenção!!!!
Nossa sessão “O Atacadão do Thread”, hoje em edição especial sobre as delirantes fakenews Made in Brazil sobre o resto da América Latina:
Marinha de alto-mar da Bolívia bombardeia Ulan-Bator.
Ou, uma breve antologia das mais delirantes e ilógicas fakenews emitidas por autoridades brasileiras sobre a Argentina e o resto da região.
Coluna no @labs_news:
labsnews.com/pt-br/artigos/…
@labs_news Ex-ditadores argentinos em mode Walking Dead e outras fake news que no Brasil circularam (e circulam) sobre a Argentina e o resto da região.
Parte 2 das colunas no @labs_news sobre fake news na região:
labsnews.com/pt-br/artigos/…
Read 4 tweets
7 Dec
O Chile entrou hoje em sincronia com o século 21:
O Senado aprovou (até com votos de senadores da direita) o projeto de lei de casamento entre pessosas do mesmo sexo.
21 votos a favor, 8 contra, 3 abstenções. Image
E minutos depois, a Câmara de Deputados, que já havia debatido o assunto recentemente, não perdeu tempo e - em uma sessão sem discurseira nem blá-blás - aprovou a lei de casamento entre pessoas do mesmo sexo:
82 votos a favor
20 contra
2 abstenções Image
Desta forma, na América do Sul o Chile se junta à Argentina e Uruguai, países onde a lei foi aprovada pelos Parlamentos. Portanto, é algo sólido.
Read 6 tweets
24 Nov
O líder da Nicarágua, Daniel Ortega não é, desde a virada do século, o revolucionário marxista de outrora.
Nos 80 fez uma reforma agrária, dando terras para camponeses e indígenas. Mas, ao voltar ao poder, em 2007, confiscou parte dessas terras para dá-las a empresários chineses que prometiam construir um mega-canal na Nicarágua para competir com o canal do Panamá
Ortega, na contra-mão do progressismo, implementou uma das leis mais draconianas contra o aborto na América Latina. ...ah, ele é categoricamente contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Um clássico dos reacionários.
Read 14 tweets
24 Nov
Atençãooooo!
Breve thread:
-Militar, oficial para-quedista
-Nascido no interior do país
-Eleito com 56,2% dos votos, derrotando partidos tradicionais
-Se apresentava como salvador da pátria, anti-establishment
-Costumeiras afirmações-esperneios-histerias do tipo “querem violar nossa soberania!!!!”
- Obsessão contra a imprensa, criador de fake-news sobre jornalistas
Read 14 tweets
24 Nov
O líder da Nicarágua, Daniel Ortega não é, desde a virada do século, o revolucionário marxista de outrora.
Nos 80 fez uma reforma agrária, dando terras para camponeses e indígenas. Mas, ao voltar ao poder, em 2007, confiscou parte dessas terras para dá-las a empresários chineses que prometiam construir um mega-canal na Nicarágua para competir com o canal do Panamá
Ortega, na contra-mão do progressismo, implementou uma das leis mais draconianas contra o aborto na América Latina. ...ah, ele é categoricamente contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo
Read 13 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(