Copa Além da Copa Profile picture
Dec 12, 2021 11 tweets 5 min read Read on X
As relações entre Argélia e Marrocos nunca foram boas, e uma apertada vitória argelina nos pênaltis na semifinal da Copa Árabe não ajudou em nada a situação.

Os saarauís, grupo étnico do Saara Ocidental, celebraram a vitória da Argélia.

Lá vem thread.

Como várias tretas africanas, essa tem origem no processo de colonização europeu.

A região do Saara Ocidental era uma possessão colonial espanhola, desocupada nos anos 70 e “doada” a Marrocos e Mauritânia.

Mas isso não foi aceito pelos saarauís, maioria étnica por lá. Printscreen do Google Maps mostra a proximidade entre o nort
Formou-se então a Frente Polisário, um grupo militar que resiste à ocupação marroquina no Saara Ocidental (a Mauritânia desistiu de reivindicá-lo).

Atualmente, cerca de 80% das terras estão sob controle marroquino e 20% pelos saarauís.

Em 2020, os EUA se envolveram na questão. Vários saarauís são fotografados comemorando. Um jovem co
Buscando a reeleição, Donald Trump fez negociações para que vários países árabes normalizassem relações com Israel.

Para trazer o Marrocos nessa empreitada, Trump reconheceu a reivindicação marroquina ao território.

E aí, a Argélia é que não gostou da situação. Uma foto de bandeiras dos EUA e do Marrocos lado a lado, com
A causa palestina é bastante cara à Argélia.

Isso porque a luta anticolonial é bem enraizada na identidade nacional argelina, devido à sangrenta guerra de independência travada com a França entre os anos 50 e 60 - uma luta que, como talvez você saiba, envolveu até o futebol. Um grupo de argelinos é fotografado em preto e branco nos a
Nas Olimpíadas de Tóquio, vale lembrar que um judoca argelino preferiu desistir de disputar o torneio do que enfrentar um atleta israelense - algo que, para alguns, seria como reconhecer a existência do Estado de Israel.
Voltemos então ao futebol.

Nas cidades em que saarauís são maioria, mas que são administradas pelo Estado marroquino, a população saiu às ruas para comemorar a vitória argelina - e há relatos de forte repressão policial contra essas manifestações.

Aí, vale dizer: a Argélia reconhece a existência de uma República Saarauí independente do Marrocos desde os anos 70, também como parte do seu “DNA anticolonial”.

Há inclusive uma embaixada argelina no território comandado pelos saarauí. Imagem de uma manifestação na Argélia contra o reconhecim
E a relação entre vizinhos marroquinos e argelinos que já não era muito boa, deteriorou de vez após o reconhecimento de Marrocos a Israel.

Em agosto, acusando os marroquinos de espionagem, o governo argelino cortou relações diplomáticas com o país.
g1.globo.com/mundo/noticia/…
Então, também não é exatamente uma surpresa que alguns jogadores da seleção da Argélia tenham celebrado a vitória nos pênaltis contra Marrocos com bandeiras da Palestina.

O recado foi claro.

(Um obrigado ao @pedroumberto97 pelo toque sobre a treta) Jogadores da Argélia celebram após a vitória nos pênaltiJogador argelino carrega bandeira da palestina sem camisa, a
O Copa Além da Copa fala sobre esporte, história, política, cultura e sociedade.

Gostou da thread? Saiba que podemos produzir muito mais com a sua ajuda!

Para nos dar mais tempo dedicado ao projeto, torne-se assinante com a partir de R$ 5/mês em apoia.se/copaalemdacopa

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Copa Além da Copa

Copa Além da Copa Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @copaalemdacopa

Apr 1
Um ex-jogador venezuelano que migrou para os EUA por se opor a Maduro foi detido e enviado a uma prisão em El Salvador por agentes do governo Trump, suspeito de pertencer a uma gangue.

A prova de que Jerce Reyes Barrios seria criminoso é uma tatuagem em homenagem ao Real Madrid. Detalhe no braço de Jerce Reyes Barrios, venezuelano detido nos EUA e deportado como criminoso
O caso é mais um das milhares de deportações arbitrárias sendo levadas a cabo durante o novo governo de Donald Trump.

Barrios foi goleiro profissional na Venezuela e atuou nas duas principais divisões do país, além de ter trabalhado como professor numa escolinha de futebol. O ex-goleiro Jerce Reyes Barrios tirando uma selfie com seu celular
Segundo o El País, ele participou de duas manifestações contra o governo Maduro em 2024, tendo sido preso e torturado. Pouco depois, fugiu para o México, com o objetivo de pedir asilo político nos EUA.

Sua advogada diz que ele cruzou a fronteira legalmente no governo Biden. Protesto contra Maduro em Caracas, com várias bandeiras e faixas
Read 10 tweets
Mar 27
"Não podem escalar um trio chileno", explodiu Paolo Guerrero após a derrota do Peru para a Venezuela por 1 a 0, num jogo marcado por polêmicas de arbitragem.

O Chile ter ido parar no meio da discussão só acrescentou mais pimenta ao jogo mais político da rodada da Conmebol.
A entrevista indignada de Guerrero após o jogo ocorreu especialmente por dois lances: um pênalti polêmico que decidiu a partida, não revisado no VAR, e a anulação de um gol peruano na sequência.

A partida tinha arbitragem chilena, comandada pelo juiz Cristian Garay. Garay volta do VAR anulando gol peruano contra Venezuela. Soteldo comemora
"Somos idiotas", desabafou Guerrero sobre permitir que um árbitro chileno atuasse na partida. "Tinham que colocar argentinos ou uruguaios, tão de sacanagem."

Chile e Peru são rivais históricos, com a Guerra do Pacífico no século XIX tendo sido o ápice dessa má relação. Ilustração de guerra marítima entre um barco peruano e um barco chileno na Guerra do Pacífico
Read 10 tweets
Feb 11
Seu time tem um patrocinador que paga muito. Mas é um Estado que está cometendo um verdadeiro massacre em outro continente. É possível abrir mão dele?

Arsenal, Bayern e PSG atualmente recebem dinheiro de Ruanda, país que financia o caos na República Democrática do Congo. Andreas Jung, executivo do Bayern, entrega uma camisa autografada do clube a Paul Kagame, presidente de Ruanda
Segundo a ONU, é a Ruanda do presidente Paul Kagame que está por trás do grupo rebelde armado M23.

Há anos, o grupo causa instabilidade na região leste do Congo, mas as coisas escalaram nesse início de 2025, com o M23 tomando Goma, uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes. Membros armados do M23, grupo rebelde que domina a região leste do Congo. À frente, um soldado armado com um lança-mísseis
Na semana passada, uma fuga de presos em Goma resultou em mais de 100 prisioneiras estupradas e queimadas vivas, segundo documento interno da ONU publicado pela BBC. O episódio ilustra a escala das atrocidades geradas pelo M23 na região.

Enquanto isso, Kagame investe em esporte. Paramédicos carregam corpo enrolado em lençol após incêndio numa prisão de Goma que deixou mais de uma centena de vítimas
Read 10 tweets
Feb 6
Tudo que Gianni Infantino e a FIFA queriam pra 2026 era uma Copa do Mundo numa sede mais estável e menos problemática do que o Catar em 2022.

O retorno de Donald Trump complicou essa expectativa.

O primeiro problema está na questão da dificuldade nos vistos pra visitar os EUA. Imagem de Trump desfocado em primeiro plano e o troféu da Copa do Mundo ao fundo
Obter um visto estadunidense nunca foi fácil e o tempo de espera para consegui-lo aumentou com Joe Biden, chegando a até 330 dias em algumas embaixadas e consulados.

É um problema, porque os ingressos pra Copa começarão a ser vendidos só nos meses finais de 2025. Fila para tirar o visto numa embaixada dos Estados Unidos
Cidadãos de 42 países, entre os quais França, Japão e Austrália, podem visitar os EUA por 90 dias sem vistos. Mas brasileiros e colombianos, por exemplo, que estiveram no top 3 de países que mais compraram ingressos pra Copa da Rússia, precisam de visto.

Aí, entra o fator Trump. Torcedores colombianos com uma única camisa com a palavra "COLOMBIA" na torcida na Rússia 2018
Read 10 tweets
Feb 3
Escândalo na NFL: uma série de e-mails vazados revelou que a diretoria do New Orleans Saints esteve em contato direto com a arquidiocese da cidade e auxiliou na defesa de diversas acusações de abuso sexual contra menores.

New Orleans sedia no domingo o Super Bowl. Imagem é uma vista aérea da cidade de New Orleans com o Super Dome, estádio dos Saints, em destaque, iluminado de roxo.
Os e-mails indicam que, sabendo que nomes de vários clérigos envolvidos em abuso sexual infantil seriam divulgados pela imprensa, a arquidiocese de New Orleans pediu ajuda à diretoria dos Saints.

Os membros da diretoria treinaram líderes da igreja em como lidar com a imprensa. Imagem mostra um grupo de homens sentado enquanto outro homem em pé aperta as mãos de um deles.
Membros da diretoria também tiveram acesso à lista de nomes antes dela chegar à imprensa, da qual removeram alguns clérigos "importantes".

O presidente do time, Dennis Lauscha, treinou um arcebispo com várias perguntas que ele deveria estar preparado para responder. Imagem mostra Dennis Lauscha, presidente dos Saints, conversando com Gayle Benson, dono do time, em uma tribuna.
Read 10 tweets
Jan 29
Um quarteto improvável apareceu junto em uma foto tirada em Roma, no último sábado.

Veronica Berti, esposa do cantor Andrea Bocelli, Kimbal Musk, irmão mais novo de Elon, Matteo Salvini, ministro dos transportes italiano, e Gianni Infantino. Imagem mostra, em ordem, Veronica Berti, Kimbal Musk, Matteo Salvini e Gianni Infantino. Eles estão à frente de mapas, bandeiras e porta-retratos, Salvini segura uma flâmula.
A princípio, o que mais nos interessa na imagem é Kimbal Musk e Gianni Infantino.

Infantino esteve na posse de Donald Trump, onde disse que "juntos, faremos não só a América grande de novo, mas todo o mundo, porque o futebol une as pessoas". Imagem mostra Gianni Infantino em um aperto de mãos com Donald Trump
Kimbal Musk se encontrou com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, mas não falou quais assuntos foram tratados.

Depois, ele e Matteo Salvini ganharam flâmulas personalizadas das mãos de Infantino. Imagem mostra Kimbal Musk segurando uma camisa 10 com seu nome ao lado de Gianni Infantino, que segura uma flâmula.
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(