💉💉💉💉 Israel adia decisão sobre 4a dose em vulneráveis após dados que Ômicron gera menos doença grave
⚠️ Antes de tudo: tome sua terceira dose ela ainda é necessária.
Agora vamos à notícia 👇
O Ministério da Saúde decidiu que o país não começará a oferecer a 4a dose ainda, como estava planejado para maiores 60 anos e outros grupos.
O ministério ainda examina dados da Grã-Bretanha que indicam que a Ômicron do causa doença menos grave que a Delta +
Dados preliminares sugerem que infectados com Omicron têm entre 50 e 70% menos probabilidade de precisar de hospitalização do que com a Delta, disse a agência de saúde da Grã-Bretanha.
Os dados de somam a evidências de que a Ômicron produz doença mais leves, mas também se espalha mais rápido e é mais eficiente em escapar das vacinas.
A decisão foi apenas adiada, não é definitiva. Porém, se mais dados se acumularem, o ministério pode não apoiar a recomendação do painel consultivo do governo, que era oferecer o reforço adicional para grupos como profissionais de saúde e idosos.
Avançamos, mas estamos longe do fim. Mas é boa notícia, claro. Tem que ver se não surge outra que fuja ainda mais, tanto da vacina, quanto da imunidade por infecção prévia. E gere sintomas graves. O cenário é incerto eqto houver essa desigualdade vacinal.
⚠️ Adendo importante: isso NÃO significa que a onda de Ômicron seja inofensiva. Menos hospitalizações não significa zero hospitalizações. Temos que continuar com máscara, ventilação, distanciamento.
E crianças seguem precisando de vacina. Nos EUA as hospitalizações delas estão ⬆️
Para que não haja confusão, o que foi noticiado pela imprensa hoje foi o início de um estudo com 4a dose em um grupo de profissionais de saúde. Os testes vão ajudar a definir se é necessário mesmo que ela seja aplicada em mais pessoas.
Essa matéria da Mariana Hallal e Bruno Luiz em junho mostrou o preço pago pelas crianças terem sido esquecidas nas políticas públicas para covid.
Agora temos vacina aprovada para elas, não dá para admitir mortes 👇
"No momento não dá pra fazer nada do tipo porque não temos dados", diz a própria @marihallal ,apontando outro problema sério aqui que é o apagão de dados.
👃 Perda de olfato NÃO está mais entre sintomas relatados por infectados pela covid.
🤧 Seja pela vacinação ou pela nova variante, a mensagem mais importante é: se você está com sintomas comuns de resfriado, não deve estar em contato com outras pessoas. 👇
Claro que isso já valia antes, mas mais do que nunca, não é para esperar perder o olfato pra suspeitar de covid.
Levantamento no Reino Unido mostra coriza, dor de cabeça e fadiga como sintomas mais comuns agora: bmj.com/content/375/bm…
Eu sei que é muito difícil mudar essa cultura aqui de continuar vida normal no trabalho mesmo com sintomas respiratórios (tanto pelas chefias não liberarem quanto pela própria pessoa às vezes não se tocar).
Mas a gente faz nossa parte e avisa... Isso não deveria ser normalizado.
Vamos esquecer o que está nas manchetes de jornais por um momento sobre a nova variante e nos concentrar apenas no que estão dizendo os cientistas. Sou jornalista mas sei que nessa hora a corda pende para o lado do mais impactante, com honrosas exceções (continua 👇)
Antes de tudo: 1) É correto no mínimo exigir comprovante de vacinação para entrar no país, mas isso mesmo antes da variante. 2) Também é preciso investir em mais vigilância genômica (o que também já se fala desde o começo da pandemia). 3) E nem pensar em abolir máscaras +
Isso posto, vemos muitas explicações técnicas de por que a nova variante gera preocupação maior. Muita gente excelente dando verdadeiras aulas por aqui.
Ótimo. Porém alguns vão além e fogem do tom +
A preocupação maior com a variante Nu é para quem vive na África e para pessoas não vacinadas, lá (muitas) ou em outros países.
No Brasil, não há necessidade de nos apavorar. (1/) 👇
Os dados que temos até agora foram coletados em população predominantemente não vacinada. Nada indica que ela vá superar a vacina, ainda.
Mas é claro que mesmo assim é preciso cuidado e seria importante evitar sua entrada. Ainda tem muita gente não vacinada no Brasil (2/)
E os demais países, principalmente desenvolvidos, precisam colaborar para que a vacinação aumente no mundo todo. A OMS já cansou de falar: pandemia é global. Tem que resolver globalmente. Seja por razões humanitárias ou só por questão de inteligência mesmo!
Viajando após uns 3 anos sem fazer isso muito por medo de deixar os gatos, uma idosa. Tava tudo bem. Chamamos catsitter 2x/dia pra garantir. Um dia após a chegada, a notícia que ela adoeceu. Está internada e estamos voltando às pressas. Ter bicho é saber que isso pode acontecer.
Coitada da minha bichinha. Não merece nada de ruim 💔
Aproveito para deixar aqui a indicação do Catsitter que chamamos sempre. São meus amigos pessoais, extremamente profissionais e sensíveis. Recomendo sem piscar