Li aqui que devemos diferenciar divulgadores científicos de div. de #tecnologia.
Faz sentido:alguns canais que se propõe a explicar como a #ciência funciona, falam apenas de alguns d seus produtos que tem aplicações imediatas. E explicam apenas como uma PARTE da ciência funciona
Não tem nenhum problema fazer uma #divulgaçãocientífica voltada para a tecnologia gerada pela #ciência. É até uma maneira bacana de mostrar para as pessoas esse conhecimento no cotidiano.
Mas ficar só nisso pode nos levar ao risco de passar uma imagem distorcida da ciência.
Vi que alguns canais que divulgam algo mais voltado para determinadas tecnologias, como as da astronomia, tendem a ter uma visão mais determinista e até simplista da #ciência. Não sei se isso é algo comum, mas é para se pensar.
Muitos desses criticaram #DontLookUp pq pareceram ficar incomodados com o tratamento dado aos "bilionários visionários da #ciência e #tecnologia". Bem, fico confuso, pq ciência é tbm ceticismo e criticidade e esse filme soltou crítica pra todo lado, até para a própria ciência.
Não dá para virar as costas para os incômodos que esse filme gera. Da para reclamar do roteiro, da execução e tal. Mas as pautas abordadas ali são essenciais para a divulgação científica. E é bom ver isso nos filmes "mainstream", divulgadores deveriam aplaudir. Mas quem sou eu...
Divulgação científica (DC) é por natureza diversa e informal. E isso ñ tem problema, já que queremos chegar a muitos públicos. Mas nem por isso devemos esquecer que precisamos de DC com uma cara mais próxima de educação científica, mais crítica e melhor estruturada teoricamente.
Da para fazer isso e ainda sim, ter uma linguagem mais acessível. Vide o montante de pesquisa em ensino de ciências para crianças e educação de jovens e adultos. Tem muitas pesquisa bacana sobre alfabetização científica que pode ajudar a estruturar melhor a nossa div. Científica.
Porém, isso tudo é cobrar demais num país sem verba PÚBLICA para projetos de divulgação científica mais sólidos, tanto em conteúdo quanto em forma.
Já vimos que os interesses privados sempre patrocinam um div. científica voltada para o mercado. Então, dá-lhe verba PÚBLICA tbm.
Problema danado de complexo e complicado né?Todo argumento tem ponta solta pq temos muitos problemas. Então, pensa em dar além de ajuda financeira, ajuda intelectual para esses canais de divulgação científica enviando críticas escritas com carinho e empatia. Revisão por pares é🧡
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh