Entramos de cabeça na maior pandemia do último século, e sairemos dela com enormes machucados.
Mas não podemos perder o contexto: até o fim desta década o mundo será bem diferente - e há bons motivos pra ser otimista.
Quer conhecer o seu futuro? Eu conto:
Sim, em apenas 8 anos a vida na Terra terá mudado.
Haverá mais pessoas na terceira idade que na infância.
A África será mais populosa que o Leste da Ásia.
A Índia será mais populosa que a China.
Mais da metade do patrimônio líquido mundial pertencerá às mulheres.
Em 2030, o mundo abrigará 1 bilhão de pessoas a mais. E ainda assim, haverá menos europeus no planeta.
A China será o maior país cristão do mundo - e a maior potência econômica mundial.
A segunda maior economia do planeta, em paridade de poder de compra, será a Índia.
Há muitas boas notícias. Nosso planeta será em 2030:
1) mais urbanizado; 2) mais rico; 3) mais educado; 4) mais conectado.
Nesse curto intervalo de tempo, mais de 1 bilhão de pessoas ascenderá socialmente para a classe média.
Até o final desta década, 96 milhões de seres humanos sairão da linha da pobreza, migrando para classes sociais mais altas.
Em nenhum lugar esta evolução será tão nítida quanto na África. Se hoje quase 31% dos africanos vivem na miséria, esse número cairá para 22% até 2030.
Os brasileiros acrescentarão dois anos de expectativa de vida entre 2021 e 2030. E isso graças ao fato de que teremos maior acesso a tratamentos médicos.
Algumas doenças mortais em 2021 estarão sob controle em 2030.
2021, aliás, foi um grande ano para a comunidade científica. Nós coletamos boas notícias para enfrentar grandes doenças no mundo, como…
Em 2030, 50 bilhões de dispositivos estarão conectados em todo o mundo.
Esses dispositivos serão mais sensíveis ao nosso movimento, olhar, linguagem corporal e tom de voz, tornando inteligentes os nossos quartos, cozinhas e banheiros.
Nos próximos 8 anos nós veremos uma explosão no número de carros conectados, autônomos e elétricos, alterando radicalmente a estrutura de inúmeras indústrias.
Também teremos acesso a uma internet muito mais rápida, e uma maior presença da Internet das Coisas na vida cotidiana.
Algumas tecnologias incríveis, inclusive, já estão a caminho.
Desde óculos inteligentes que melhoram a vida de pessoas com deficiência visual... orcam.com/pt/myeye2/
... até reuniões de trabalho multilíngue com tradução simultânea. kudoway.com
Nos próximos 8 anos nós transformaremos a forma como trabalhamos, nos transportamos, aprendemos, nos divertimos e nos conectamos uns aos outros.
Muitas profissões deixarão de existir. Outras tantas surgirão, exigindo novas habilidades.
O quão preparado você está para tudo isso?
2021 pode até ter sido um ano ruim, mas esta é uma data para celebrar a sobrevivência, renovar a esperança por dias melhores e projetar o que desejamos nos tornar.
O futuro pode ser muito melhor que o passado. Mas é preciso estar prevenido.
O conhecimento liberta.
Feliz 2030.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Nesse final de semana haverá eleições na Alemanha.
Eu preparei essa thread sobre a Alternativa para a Alemanha, para que, daqui a um tempo, você não seja pego de surpresa sobre quem manda na AfD:
Em abril de 2024, a justiça da República Tcheca anunciou o congelamento dos bens de dois homens acusados de dirigir uma operação de influência para a Rússia na Europa. Os seus nomes eram Viktor Medvedchuk e Artem Marchevsky.
Se você acha que a Rússia não é uma ameaça à segurança mundial, e que todas as acusações recentes contra Moscou não passam de propaganda, russofobia ou histeria, você definitivamente precisa se informar melhor.
Aqui embaixo, revelo por que você está errado:
Nessa semana, publiquei essa thread, em que conto como a inteligência de diferentes nações europeias detecta a ambição russa de atacar países membros da OTAN nos próximos anos – o que poderia provocar uma guerra aberta na Europa.
Nela, disse que a principal ambição política de Vladimir Putin é a restauração dos territórios perdidos na dissolução da União Soviética. cambridge.org/core/journals/…
Putin lamenta repetidas vezes a derrocada da condição imperial russa, e chama a dissolução da União Soviética de “maior tragédia geopolítica do século”. nbcnews.com/id/wbna7632057
Ele entende que esse foi um processo de “desintegração da Rússia histórica sob o nome de União Soviética”. reuters.com/world/europe/p…
Abandonar a Ucrânia não é uma opção para a Europa. O risco de realizar esse movimento é a história se repetir e outros países europeus serem engolidos pela ambição de um ditador imperialista.
Qual a chance disso acontecer e por que isso é tão importante?
Conto aqui embaixo:
Nesse final de semana, numa entrevista para a Economist, Zelensky acusou Moscou de trabalhar na formação de 10 a 15 divisões militares, com mais de 100 mil soldados, com a intenção de enviá-los à Bielorrússia para atacar um país-membro da OTAN.
Você provavelmente já sabe o que é o TikTok, então não preciso perder muito tempo explicando.
Mas de forma resumida: o TikTok nasceu em 2016, como um app para gravar e compartilhar vídeos com sincronização labial. Nada muito revolucionário, mas sucesso imediato.
O conteúdo evoluiu bastante desde então – das dancinhas às análises políticas.
No passado, ele só existia na versão chinesa, chamada Douyin (抖音). Até hoje o Douyin é o aplicativo disponível na China.
Sim, são dois apps. Douyin e TikTok pertencem à mesma empresa, são praticamente a mesma coisa, mas os seus conteúdos são completamente diferentes.
O TikTok que você conhece é bloqueado na China.
Douyin e TikTok são da chinesa ByteDance.
A ByteDance foi fundada pelo chinês Zhang Yiming. Em 2024, Yiming virou o homem mais rico da China. bbc.com/news/articles/…