Um banqueiro "socialista"? Mukhtar Ablyazov, ex-proprietário do BTA Bank e autoproclamado líder dos protestos no Cazaquistão, foi apontado como possível financiador do Movimento Socialista do Cazaquistão e patrono do ativista Aynur Kurmanov pelo WikiLeaks em 2013.
1/18
Ex-Ministro da Energia, Indústria e Comércio do Cazaquistão, o multimilionário Mukhtar Ablyazov adquiriu o BTA Bank em 1998. O banco chegou a ser a maior instituição financeira do país e concentrava 30% de todos os empréstimos concedidos às pessoas físicas.
2/18
Em 2010, entretanto, uma auditoria revelou um déficit de 10 bilhões de dólares nos registros da instituição, derivado de um esquema de fraudes contábeis, obrigando a intervenção do fundo soberano do Cazaquistão para manter o banco solvente.
3/18
Processado por gestão fraudulenta e desvio de recursos, Ablyazov fugiu do país, refugiando-se em Londres e depois em Paris.
4/18
Durante seu exílio na Europa, Ablyazov vislumbrou a possibilidade de manter sua influência política e seu poderio econômico substituindo o governo cazaque por um gabinete favorável aos seus interesses na exploração dos recursos naturais do Cazaquistão.
5/18
Assim, o banqueiro começou a financiar veículos de mídia e partidos políticos de oposição. Conforme noticiado pela imprensa em 2011, o banqueiro teria repassado grandes somas de dinheiro para a rede de televisão K+ e para os jornais Vzglyad e Golos Respubliko.
6/18
Ablyazov também se tornou financiador do Partido Comunista do Cazaquistão e do Alga e Escolha Democrática, dois partidos de direita liberal. Os 3 partidos se uniram em uma coligação em 2005, lançando como candidato à presidência um aliado do banqueiro, Vladimir Kozlov.
7/18
Kozlov seria preso por corrupção posteriormente. A greve dos petroleiros de Zhanaozen, ocorrida em dezembro de 2011, teria sido incitada pelos líderes políticos e meios de comunicação financiados por Ablyazov para desestabilizar o governo cazaque.
8/18
Os partidos de oposição e veículos de mídia financiados por Ablyazov foram fechados por ordem judicial, em função de seu envolvimento em tentativas de desestabilização do país.
9/18
Teria sido esse o motivo pelo qual o banqueiro se aproximou de outra agremiação política da oposição cazaque recém-fundada — a chamada "Associação Cazaquistão 2012", liderada pelo ativista de direitos humanos Aynur Kurmanov.
10/18
A associação, a princípio ligada a uma plataforma de sustentabilidade e ao ideário liberal progressista, foi fundida com a organização trotskista Resistência Socialista, convertendo-se no Movimento Socialista do Cazaquistão.
11/18
Em março de 2013, o WikiLeaks divulgou um documento produzido pela Stratfor, consultoria contratada pelo governo dos EUA para produzir análises geopolíticas, com especulações acerca da aproximação entre o banqueiro Ablyazov e a recém fundada organização socialista.
12/18
O relatório apontou que Aynur Kurmanov estaria "recebendo apoio financeiro do oligarca foragido" e que o Movimento Socialista do Cazaquistão serviria de fachada para que o banqueiro pudesse controlar a oposição. Documento no link:
Como um indício do respaldo financeiro de Ablyazov aos socialistas, o relatório cita a rápida ascensão política de Kurmanov, que em poucos meses se tornou uma das lideranças políticas mais conhecidas do país.
14/18
Em janeiro de 2022, em meio aos grandes protestos que levaram à queda do governo cazaque, Mukhtar Ablyazov ressurgiu como figura pública de relevo, autodeclarando-se, diretamente de seu refúgio na França, como o verdadeiro cérebro do movimento.
15/18
"Eu me vejo como líder da oposição. Todos os dias manifestantes me ligam perguntando: 'O que a gente deve fazer? Nós estamos aqui: o que fazemos?'", afirmou o banqueiro.
16/18
Coincidentemente ou não, são justamente os seus alegados patrocinados — o Movimento Socialista do Cazaquistão e seu dirigente, Aynur Kurmanov — que estão emprestando a face progressista e sindical aos protestos.
17/18
As manifestações no Cazaquistão já foram rotuladas como uma revolução colorida pelos governos de Rússia, China e Cuba. Kurmanov e o Movimento Socialista, entretanto, negam enfaticamente. Ablyazov, diretamente de sua mansão na França, diz o mesmo.
18/18
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Há 66 anos, o general Lott esmagava a Revolta de Aragarças, levante golpista contra o governo de Juscelino Kubitschek. A revolta foi conduzida por militares que já tinham tentado um golpe 3 anos antes, mas receberam anistia. Leia no @operamundi
Candidato à presidência pelo PSD na eleição de 1955, Juscelino Kubitschek (JK) se apresentou ao eleitorado como herdeiro político de Getúlio Vargas, prometendo trazer ao Brasil “50 anos de desenvolvimento em 5 anos de mandato”.
2/25
JK conseguiu herdar os votos de Vargas e foi eleito presidente. O mesmo ocorreu com João Goulart, ex-Ministro do Trabalho de Vargas, que foi eleito como vice em votação separada.
Mas, ao mesmo tempo, JK e Goulart também herdaram a fúria do antigetulismo.
O Ministério Público de Milão anunciou abertura de uma investigação formal contra cidadãos italianos suspeitos de terem participado de "safáris humanos" durante a Guerra da Bósnia. Os turistas europeus pagavam até R$ 600 mil para matar civis por diversão.
1/15
O caso ocorreu durante o Cerco de Sarajevo, episódio dramático da Guerra da Bósnia, que se estendeu de 1992 a 1996. Considerado um dos mais violentos cercos militares do século 20, a ofensiva contra a capital bósnia deixou cerca de 12.000 mortos e 60.000 feridos.
2/15
Conforme a denúncia, o serviço era ofertado pelo exército sérvio-bósnio, chefiado por Radovan Karadzic, preso desde 2008. O Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia o condenou a 40 anos de prisão por genocídio e crimes contra a humanidade.
Está avançando na Assembleia Legislativa de São Paulo o PL 49/2025, oriundo da base de apoio do governador Tarcísio de Freitas, que prevê a extinção da FURP — a Fundação para o Remédio Popular, laboratório público que que produz medicamentos de baixo custo para o SUS.
1/13
O governo Tarcísio alega que os resultados financeiros negativos da fundação justificariam o seu fim. O projeto de lei prevê a autorização para vender os edifícios, terrenos e ativos da FURP nas cidades de Guarulhos e Américo Brasiliense.
2/13
As instalações da FURP — sobretudo a unidade de Guarulhos — são há muito tempo cobiçadas pelo mercado imobiliário. O terreno de Guarulhos tem 192.000 m² e está estrategicamente localizado próximo à Via Dutra e à futura estação do Metrô.
Há 2 anos, a Palestina perdia uma de suas maiores artistas. A pintora Heba Zagout foi assassinada por um bombardeio aéreo israelense que destruiu sua casa em Gaza. 2 de seus 4 filhos pequenos também foram mortos no ataque. Leia mais no @operamundi
Heba Zagout nasceu em 14/02/1984 no campo de refugiados de Al-Bureij, na Faixa de Gaza. Ela descendia de uma milhares de famílias expulsas de suas terras durante a “Nakba” — a operação de limpeza étnica conduzida pelas milícias sionistas após a criação do Estado de Israel.
2/22
A família de Heba era proveniente da cidade palestina de Isdud — um povoado milenar, registrado nos textos bíblicos como uma das 5 cidades-estados da Filisteia. Conforme o próprio plano de partilha da ONU, Isdud deveria pertencer aos domínios do Estado Palestino.
Há 20 anos, Lula lançava programa de renovação da frota de petroleiros. O PROMEF fomentou a recuperação da indústria naval do Brasil, que se tornou uma das maiores do mundo e superou a dos EUA — mas foi destruído pela Lava Jato. Leia no @operamundi
A política de desenvolvimento da indústria naval teve início em 1956, com o Plano de Metas de Juscelino Kubitschek. O governo criou o Fundo de Marinha Mercante e investiu no parque naval como parte da política de industrialização e de substituição de importações.
2/25
João Goulart ajudou a consolidar o projeto, visando diminuir as despesas com afretamento de embarcações estrangeiras. Os investimentos na indústria naval eram tão estratégicos que foram mantidos pelos militares após o golpe de 1964.
Há 172 anos, nascia José do Patrocínio. Ele se consagrou como um dos grandes jornalistas do século 19 e foi um dos principais comandantes da luta contra o regime escravocrata, recebendo a alcunha de "Tigre da Abolição". Leia mais no @operamundi
José do Patrocínio nasceu em 09/10/1853 em Campos dos Goytacazes. Era filho do vigário João Carlos Monteiro e de Justina do Espírito Santo, uma jovem escravizada. Seu pai, embora fosse padre, era conhecido pela vida desregrada, repleta de bebidas, jogos e aventuras sexuais.
2/25
Era também um homem poderoso, proprietário de terras e deputado. Justina era uma das muitas pessoas escravizadas pelo padre. Foi entregue a ele como presente de uma fiel da paróquia.
O vigário não reconheceu Patrocínio como filho, mas permitiu que crescesse como liberto.