Pensar a História Profile picture
Jan 9, 2022 18 tweets 7 min read Read on X
Um banqueiro "socialista"? Mukhtar Ablyazov, ex-proprietário do BTA Bank e autoproclamado líder dos protestos no Cazaquistão, foi apontado como possível financiador do Movimento Socialista do Cazaquistão e patrono do ativista Aynur Kurmanov pelo WikiLeaks em 2013.

1/18
Ex-Ministro da Energia, Indústria e Comércio do Cazaquistão, o multimilionário Mukhtar Ablyazov adquiriu o BTA Bank em 1998. O banco chegou a ser a maior instituição financeira do país e concentrava 30% de todos os empréstimos concedidos às pessoas físicas.

2/18
Em 2010, entretanto, uma auditoria revelou um déficit de 10 bilhões de dólares nos registros da instituição, derivado de um esquema de fraudes contábeis, obrigando a intervenção do fundo soberano do Cazaquistão para manter o banco solvente.

3/18
Processado por gestão fraudulenta e desvio de recursos, Ablyazov fugiu do país, refugiando-se em Londres e depois em Paris.

4/18
Durante seu exílio na Europa, Ablyazov vislumbrou a possibilidade de manter sua influência política e seu poderio econômico substituindo o governo cazaque por um gabinete favorável aos seus interesses na exploração dos recursos naturais do Cazaquistão.

5/18
Assim, o banqueiro começou a financiar veículos de mídia e partidos políticos de oposição. Conforme noticiado pela imprensa em 2011, o banqueiro teria repassado grandes somas de dinheiro para a rede de televisão K+ e para os jornais Vzglyad e Golos Respubliko.

6/18
Ablyazov também se tornou financiador do Partido Comunista do Cazaquistão e do Alga e Escolha Democrática, dois partidos de direita liberal. Os 3 partidos se uniram em uma coligação em 2005, lançando como candidato à presidência um aliado do banqueiro, Vladimir Kozlov.

7/18
Kozlov seria preso por corrupção posteriormente. A greve dos petroleiros de Zhanaozen, ocorrida em dezembro de 2011, teria sido incitada pelos líderes políticos e meios de comunicação financiados por Ablyazov para desestabilizar o governo cazaque.

8/18
Os partidos de oposição e veículos de mídia financiados por Ablyazov foram fechados por ordem judicial, em função de seu envolvimento em tentativas de desestabilização do país.

9/18
Teria sido esse o motivo pelo qual o banqueiro se aproximou de outra agremiação política da oposição cazaque recém-fundada — a chamada "Associação Cazaquistão 2012", liderada pelo ativista de direitos humanos Aynur Kurmanov.

10/18
A associação, a princípio ligada a uma plataforma de sustentabilidade e ao ideário liberal progressista, foi fundida com a organização trotskista Resistência Socialista, convertendo-se no Movimento Socialista do Cazaquistão.

11/18
Em março de 2013, o WikiLeaks divulgou um documento produzido pela Stratfor, consultoria contratada pelo governo dos EUA para produzir análises geopolíticas, com especulações acerca da aproximação entre o banqueiro Ablyazov e a recém fundada organização socialista.

12/18
O relatório apontou que Aynur Kurmanov estaria "recebendo apoio financeiro do oligarca foragido" e que o Movimento Socialista do Cazaquistão serviria de fachada para que o banqueiro pudesse controlar a oposição. Documento no link:

wikileaks.org/gifiles/docs/1…

13/18
Como um indício do respaldo financeiro de Ablyazov aos socialistas, o relatório cita a rápida ascensão política de Kurmanov, que em poucos meses se tornou uma das lideranças políticas mais conhecidas do país.

14/18
Em janeiro de 2022, em meio aos grandes protestos que levaram à queda do governo cazaque, Mukhtar Ablyazov ressurgiu como figura pública de relevo, autodeclarando-se, diretamente de seu refúgio na França, como o verdadeiro cérebro do movimento.

15/18
"Eu me vejo como líder da oposição. Todos os dias manifestantes me ligam perguntando: 'O que a gente deve fazer? Nós estamos aqui: o que fazemos?'", afirmou o banqueiro.

16/18
Coincidentemente ou não, são justamente os seus alegados patrocinados — o Movimento Socialista do Cazaquistão e seu dirigente, Aynur Kurmanov — que estão emprestando a face progressista e sindical aos protestos.

17/18
As manifestações no Cazaquistão já foram rotuladas como uma revolução colorida pelos governos de Rússia, China e Cuba. Kurmanov e o Movimento Socialista, entretanto, negam enfaticamente. Ablyazov, diretamente de sua mansão na França, diz o mesmo.

18/18

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Jul 25
Há 4 anos, falecia o revolucionário português Otelo Saraiva de Carvalho. Ele foi o líder do Movimento das Forças Armadas e o principal articulador da Revolução dos Cravos, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo. Leia mais no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Otelo nasceu em Lourenço Marques (Maputo), em Moçambique, em 31/08/1936, filho de um funcionário dos Correios, Telégrafos e Telefones de Portugal. Ingressou na Academia Militar em 1955 e especializou-se posteriormente na Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas.

2/25 Image
Otelo começou a se informar sobre a luta anticolonial após uma viagem à França, onde teve contato com líderes de movimentos autonomistas africanos. Ao mesmo tempo, ele se aproximou das ideias de Humberto Delgado e António Sérgio, ambos proeminentes opositores de Salazar

3/25 Image
Read 26 tweets
Jul 24
Há quatro anos, um monumento em homenagem ao bandeirante Borba Gato era incendiado em São Paulo. A ação acendeu o debate sobre legitimidade dos protestos contra símbolos da violência colonial. Esse é o tema do artigo de hoje para o @operamundi

1/26

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Borba Gato é um de vários monumentos em homenagem aos bandeirantes espalhados por São Paulo.
Os bandeirantes eram sertanistas do período colonial responsáveis por organizar expedições em busca de pedras preciosas e para a captura de indígenas a serem escravizados.

2/26 Image
Image
Image
Image
Os bandeirantes protagonizaram inúmeros massacres contra nativos, sendo responsáveis pelo extermínio de centenas de milhares de indígenas. Também integraram milícias contratadas para destruir quilombos e capturar negros escravizados que fugiam das fazendas e engenhos.

3/26 Image
Read 27 tweets
Jul 22
Há 79 anos, um atentado terrorista destruía o Hotel King David, na Palestina. O ataque foi conduzido pelo Irgun, uma milícia sionista, e deixou 91 mortos. O organizador do atentado se tornaria primeiro-ministro de Israel. Leia mais no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Após a derrota do Império Otomano na Primeira Guerra Mundial, as potências ocidentais dividiram entre si os territórios controlados pelo sultanato no Oriente Médio. Em 1920, a Conferência de San Remo cedeu o controle da Palestina para o Reino Unido.

2/25 Image
O acordo de San Remo incorporava os termos da Declaração de Balfour, na qual o governo britânico se comprometia a apoiar a criação de “um lar nacional para o povo judeu na Palestina” — atendendo a uma reivindicação crescente do movimento sionista.

3/25 Image
Read 26 tweets
Jul 21
Há 126 anos, em 21/07/1899, nascia o escritor norte-americano Ernest Hemingway. Considerado um dos maiores romancistas do século 20, Hemingway também foi um ativo participante da luta antifascista. Contamos sua história hoje, no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Ernest Hemingway nasceu em Oak Park, subúrbio de Chicago, filho do médico Clarence Edmonds e da cantora de ópera Grace Hall. Cursou o ensino básico na River Forest High School, dedicando-se também ao esporte, praticando boxe, atletismo, polo aquático e futebol americano.

2/25 Image
Após concluir o ensino secundário, Hemingway decidiu não cursar a universidade — uma decisão que desagradou profundamente seus pais. Em busca da independência financeira, ele preferiu procurar um trabalho, passando a escrever como jornalista para o “The Kansas City Star”.

3/25 Image
Read 26 tweets
Jul 17
Há 89 anos, as tropas de Francisco Franco lançavam um golpe contra o governo de centro-esquerda de Manuel Azaña, dando início à Guerra Civil Espanhola, um dos conflitos mais sangrentos da Europa no século 20. Contamos essa história no @operamundi

1/30

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Desde o séc. 19, a Espanha encontrava-se submersa em uma grave crise política, intensificada pela perda de suas possessões coloniais diante da expansão imperialista dos EUA e pelo crescimento dos movimentos autonomistas das comunidades bascas e catalãs.

2/30 Image
O forte domínio da igreja católica era contestado por liberais e anticlericais de esquerda. E a despeito do crescimento econômico oriundo da industrialização, a população não sentia mudanças nas suas condições de vida. O país seguia marcado pela enorme concentração de renda

3/30 Image
Read 31 tweets
Jul 15
Há 644 anos, o padre John Ball era enforcado e esquartejado na Inglaterra. Ele foi um dos líderes da Revolta dos Camponeses — uma insurreição de 60 mil trabalhadores contra o regime de servidão e os senhores feudais. Leia mais no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
@operamundi A eclosão da pandemia de Peste Negra em meados do século 14 teve um profundo impacto sobre a estrutura socioeconômica da Inglaterra feudal. A doença causou um verdadeiro colapso demográfico no país, dizimando cerca de 50% da população inglesa.

2/25 Image
A mortalidade elevada gerou uma grave escassez de mão de obra na agricultura. Com menos trabalhadores disponíveis, o salário dos camponeses começou a subir. Entre 1340 e 1380, o poder de compra real dos trabalhadores rurais cresceu cerca de 40%.

3/25 Image
Read 26 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(