A ômicron, por infectar tanta gente, pode trazer imunidade coletiva? Pode. Mas só a ela mesma.
A própria nos mostrou como o vírus foi capaz de mutar a ponto de não ser reconhecido logo de cara no organismo de quem contraiu outras versões e até parte de quem foi vacinado. Porém👇
...não ser reconhecido logo de cara, e conseguir infectar a pessoa, não implica em que o organismo não ativará sua imunidade memorizada quanto às outras versões do vírus. E agir a partir daí.
É por isso que a vacina e, em parte, a imunidade por infecção, não serão inúteis+
...na nossa defesa para outras versões do vírus. Esse é um caminho possível. E otimista. Mas há outros cenários, com surgimento de variantes que consigam escapar ainda mais, e tenham como fazer estragos maiores.
Esse é meu maior medo para o futuro. A próxima variante+
Que outras variantes surgirão é certo. Com este nível desenfreado de infecções, e parte do mundo não vacinada, as mutações ocorrem numa frequência estratosférica.
Alguma vai vingar e prosperar. Que características ela terá, quando à escape imune e capacidade de nos adoecer?
Isso explica um dos principais motivos pelos quais não deveríamos estar "sossegados" com tanta gente se infectando, já que poucas estão adoecendo gravemente.
Outro motivo é o caos nos serviços de saúde.+
Como já falei aqui, uma pequena porcentagem de pacientes graves de um total gigantesco de infectados, é muita gente. E país nenhum no mundo tem capacidade hospitalar e de pessoal para lidar com essa demanda.
Podemos ficar sem atendimento, inclusive para outras doenças.
Por tudo isso, pensando coletivamente, e pela sua própria saúde, pensando individualmente (quem garante que você não vai estar naquela minoria, ou não terá covid longa), não considere que é uma boa "pegar logo a ômicron"+
Está difícil fugir dela? Está. Mas vou fazer tudo que está ao meu alcance para evitá-la.
Boa semana para vocês, com 😷💉🍃
[máscara + vacina + ventilação + distanciamento]
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
É sério, existel! Esse inseto é tão importante para a preservação da natureza e agricultura que foi montada uma biofabrica para sua reprodução.
Os coccinelídeos, família de besouros à qual as joaninhas pertencem, são conhecidos por serem predadores de outros insetos e fazerem o controle biológico de pragas. A biofabrica fica em Belo Horizonte. Veja como funciona:
Esse infográfico é parte do Atlas dos Insetos, que traz um monte de fatos e dados sobre estes animais, com foco na sua preservação. Ele pode ser baixado ou solicitada a versão impressa com sua organizadora, a Fundação Heinrich Böll 👇
Além disso eles ajudam a alertar sobre coisas que tendemos a achar "normal" na nossa interação com os animais e na natureza e, na verdade, são super prejudiciais para aqueles bichos e para os ecossistemas...
Mais coisas que os biólogos te ensinam. Hoje, graças a um deles, aprendi que peru caga num formato, e perua em outra.
A ideia parece ter sido contar com as vacinas e afrouxar para não desorganizar muito atividades econômicas e serviços de saúde. Diversos voos foram cancelados no Natal, por exemplo, porque grande parte do pessoal da aviação testou positivo ou teve contato com um positivo.
Fato é que a Ômicron infecta muita gente, e pode ser bem disruptiva.
Mas as novas recomendações do CDC estão longe de ser uma unanimidade, sofrendo críticas por serem considerada frouxas demais para conter novas transmissões.
Estudo de Cambridge mostrando que a Ômicron tem maior dificuldade em se ligar a um dos receptores das células pulmonares é mais uma evidência de que ela poderia gerar menos quadros graves...
...mas vamos com calma 👇
• É um preprint (não foi revisado por outros cientistas nem publicado).
•Foi feito em laboratório, com organoides (mini órgão feito a partir de culturas de células pulmonares imitando um órgão). Pode não ser 100% preditivo do que acontece num organismo humano
• Utilizou pseudovírus, que é uma partícula viral que não se replica, mas é útil para pesquisas assim
Mas o recado é simples: reduza riscos. Se não for usar PFF (obviamente melhor), e tem acesso $, use cirúrgica de 3 camadas (qualquer marca).
No lugar das de pano, que protegem pouco. Ainda mais com variante tão transmissível.
Outra opção intermediária (e novamente, inferior às PFF2 com elástico na cabeça), são as tipo kn95 certificadas pelo Inmetro. Tem uma marca brasileira, só procurar.