Andre Nassif Profile picture
Jan 12 16 tweets 3 min read
(1)
De vez em quando alunos de primeiro período de Macroeconomia perguntam: que livros de economia você me indicaria, excetuando os livros-texto.
Eu nunca indiquei nenhuma lista, mas arrisco aqui a listar alguns que fizeram minha cabeça para entender a dinâmica do capitalismo.
(2)
1) A Riqueza das Nações, de Adam Smith
2) O Capital, de Karl Marx (todos os volumes, mas minha predileção é o Livro I).
3) Princípios de Economia, de Alfred Marshall
4) Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, de John M. Keynes, difícil e confuso; mas obra-prima.
(3)
5) Teoria da Dinâmica Econômica, de Michal Kalecki, muito mais rico para entender o crescimento e distribuição de renda (sob a ótica teórica) do que a vulgaridade neoclássica.
6) Teoria do Desenvolvimento Econômico + Capitalismo, Socialismo e Democracia, de Joseph Schumpeter
(4)
7) Todos os artigos de Prebisch (o de 1949, 1951 e o da American Economic Review, de 1959). Os dois primeiros são tão longos, que parecem livros. O último é claramente normativo.
8) A coletânea dos Essays, de Nicholas Kaldor
9) The Accumulation of Capital, de Joan Robinson
(5)
10) An Evolutionary Theory of Economic Change, de Richard Nelson e Sidney Winter
11) The Economics of Technical Change and International Trade, de Giovanni Dosi, Keith Pavitt and Luc Soete
(6)
12) Sistema Nacional de Economia Política, de F. List
13) Trade Policy and Economic Welfare, de W.Max Corden
14) Trade Policy and Market Structure, de Elhanan Helpman e Paul Krugman - 12, 13 e 14 totalmente normativos. 13 e 14 são obras-primas neoclássicas respeitáveis.
(7)
15) The Political Economy of International Relations, de Robert Gilpin
16) Money and the Real World, de Paul Davidson
(8)
17) Can "it" Happen Again? Essays on Instability and Finance, + Stabilizing an Unstable Economy, ambos de Hyman Minsky - imperdível, o capitalismo é inerentemente instável, sujeito a crises financeiras e só tem jeito com intervenções e regulações, tudo que a Faria Lima odeia.
(9)
18)Subdesenvolvimento e desenvolvimento + Ensaios sobre a Venezuela, do nosso grande Celso Furtado (os Ensaios são, a meu ver, sua obra-prima).
(10)
19) A Inflação Brasileira, de Inácio Rangel (parece datado, mas tem muita teoria). Elias Jabbour e José Márcio Rego morrem de amores por Rangel, eu o acho muito prolixo e confuso; brilhante e criativo, sem dúvida. Mas A Inflação Brasileira é clara, precisa e coesa.
(20)
20) Auge e Declínio do Processo de Substituição de Importações no Brasil + Acumulação de Capital e Industrialização no Brasil + Ciclo e Crise, de Maria da Conceição Tavares ( - os três, embora aparentemente, dissociados, são essenciais para entender o Brasil de 1930 a 1980.
(21)
21) Macroeconomia da Estagnação, de Luiz Carlos Bresser-Pereira (este para entender o Brasil da estagnação pós 1980).
(22)
Apêndice: Livros-texto só quatro fazem minha cabeça:
1) Modern Microeconomics, da economista australiana A. Koutsoyiannis - o único livro de Microeconomia realmente espetacular, rigoroso, didático, crítico. Tenho a ed.desde o Mestrado na UFRJ, curso do Eduardo Guimarães.
(23)
2) Industrial Market Structure and Economic Performance, de FM Scherer e David Ross - este é o LIVRO de Organização Industrial.
3) Teoria Macroeconômica, de Gardner Ackley (dos anos 1960, mas espetacular).
4) Modern Macroeconomics, de Brian Snowden e Howard Vane
(24) Faltam Walras, Friedman e Hayek? Sim, mas estes nunca fizeram minha cabeça. Friedman é esperto e retórico a ponto de ter conseguido transformar o mundo (mas tudo é transitório, porque a história não tem fim).
E faltam muitos. Economia é muito modismo, então esses bastam.
(25) Eu sempre começo meus cursos perguntando aos alunos o que eles pensam que seria o objeto da economia: cada um diz algo, tipo criar emprego, melhorar a vida das pessoas etc. Resumo tudo na minha filosofia de vida: contribuir para manter tesa a felicidade humana.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Andre Nassif

Andre Nassif Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @andrenassif27

Mar 11, 2021
Sobre o megapacote de Biden:
1) E o big pacote de socorro de US$1,9 trilhão(!!!), finalmente aprovado hoje pelo Congresso americano, hein? Mais do que o PIB brasileiro de 2020! Lawrence Summers (keynesiano), alertou que pode aquecer prematuramente a economia, causando inflação.
2) Paul Krugman rebateu com um argumento interessante: não seria inflacionário, porque essa crise é totalmente diferente das crises recessivas convencionais, cuja causa original é econômica. A crise atual seria causada por um choque exógeno não-econômico (coronavírus).
3) Krugman diz que, como a pandemia retém os trabalhadores em casa e as empresas com a produção praticamente paralisada (sobretudo no setor de serviços, que exerce enorme dinamismo na economia americana), o pacote apenas repõe uma demanda mínima, evitando que a economia colapse.
Read 8 tweets
Jul 24, 2020
1) Uma vez perguntaram à grande economista Joan Robinson, contemporânea de John Maynard Keynes, Nicholas Kaldor e Luiggi Pasinetti em Cambridge, por que era importante que todos tivessem noções de economia, e ela: para não serem enganados pelos economistas.
2) A maioria dos jornalistas econômicos (o Valor está infestado deles) compra a ideia equivocada de que, em contexto pós-recessivo, acelerar as reformas do lado da oferta fará a economia crescer aceleradamente. Bem, essa é a visão liberal neoclássica.
3) Posso assegurar que estão errados, por uma razão simples: tentou-se isso no Brasil desde Temer e foi um fiasco. A economia brasileira cresceu, em média, em torno de 1% (!!!) entre 2017 e 2019 (mesmo antes da pandemia).
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(