Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ) e professor do Departamento de Economia da UFF. Economista aposentado do BNDES.
Jan 12, 2022 • 16 tweets • 3 min read
(1) De vez em quando alunos de primeiro período de Macroeconomia perguntam: que livros de economia você me indicaria, excetuando os livros-texto.
Eu nunca indiquei nenhuma lista, mas arrisco aqui a listar alguns que fizeram minha cabeça para entender a dinâmica do capitalismo.
(2) 1) A Riqueza das Nações, de Adam Smith 2) O Capital, de Karl Marx (todos os volumes, mas minha predileção é o Livro I). 3) Princípios de Economia, de Alfred Marshall 4) Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, de John M. Keynes, difícil e confuso; mas obra-prima.
Mar 11, 2021 • 8 tweets • 2 min read
Sobre o megapacote de Biden: 1) E o big pacote de socorro de US$1,9 trilhão(!!!), finalmente aprovado hoje pelo Congresso americano, hein? Mais do que o PIB brasileiro de 2020! Lawrence Summers (keynesiano), alertou que pode aquecer prematuramente a economia, causando inflação.
2) Paul Krugman rebateu com um argumento interessante: não seria inflacionário, porque essa crise é totalmente diferente das crises recessivas convencionais, cuja causa original é econômica. A crise atual seria causada por um choque exógeno não-econômico (coronavírus).
Jul 24, 2020 • 7 tweets • 2 min read
1) Uma vez perguntaram à grande economista Joan Robinson, contemporânea de John Maynard Keynes, Nicholas Kaldor e Luiggi Pasinetti em Cambridge, por que era importante que todos tivessem noções de economia, e ela: para não serem enganados pelos economistas.
2) A maioria dos jornalistas econômicos (o Valor está infestado deles) compra a ideia equivocada de que, em contexto pós-recessivo, acelerar as reformas do lado da oferta fará a economia crescer aceleradamente. Bem, essa é a visão liberal neoclássica.