Um dos meus jogos favoritos é o Banco Imobiliário; nós compramos propriedades e as deixamos mais valorizadas (inimizades e a eternidade do jogo n entram na pauta)
Existe uma empresa da bolsa que faz algo parecido, só que no agronegócio! Hoje vamos conhecer a BrasilAgro #AGRO3
Em termos simples, a #AGRO3 compra terras subvalorizadas e as transforma, implementando culturas de alto valor agregado e tecnologias, para uma venda posterior.
É uma espécie de imobiliária do agronegócio
De acordo com o organograma da empresa, eles atuam em 4 frentes, que acabam gerando um ciclo:
-Aquisição de Propriedades;
-Desenvolvimento e Transformação (melhorar a produtividade);
-Operação Agrícola;
-Venda de Propriedades;
Atualmente, a AGRO3 possui propriedades em 7 estados BR, na Bolívia e no Paraguai.
"Em 30 de junho 2021, o portfólio de propriedades da Companhia totalizava 275.298 hectares de terra (área total) e 200.295 hectares de área útil"
Abaixo, um slide da AGRO3 explicando um pouco.
Em dez/21, a AGRO3 completou 15 anos de listagem na bolsa do Brasil, sendo a primeira empresa Agro a abrir capital no segmento do Novo Mercado, o mais alto de governança do país.
Além disso, é a primeira do agro tbm a listar ADRs na NYSE
Isso pq eles começaram em 2005
Sobre as terras, em Out/21 foi realizada a maior venda da história da empresa: Os 3.723 hectares da Fazenda Alto Taquari por R$589M, o que deu uma TIR de 19,9%.
Em set/21, tbm houve a venda de uma área da Fazenda Rio do Meio, são 4.573 hectares por R$130,1 milhões (TIR de 56,5%)
Sobre o ESG, o FRE da empresa elenca algumas ações interessantes no E, como o tratamento de água e gerenciamento de resíduos, dois vilões no agro.
No G, só pela lista na B3 e NYSE, a empresa já possui um nível elevado
Porém no S, tudo ficou muito raso...
Assim como no jogo, o negócio da AGRO3 possui alguns riscos relevantes, a saber:
-iliquidez dos ativos (são terras ENORMES)
-pode não ser tão fácil achar terras subvalorizadas
-choque da supply chain (COVID estremeceu)
-alimentos transgênicos (e a visão torta deles até hj)
Assim como o Banco Imobiliário, a AGRO3 possui algumas cartas de sorte ou revés que impactam na elaboração da estratégia da empresa; uma empresa agro que compete por terras (com a SLC, por ex) e ainda precisa produzir possui grandes desafios...
Sobre a estrutura acionária, 38,8% das ações está com a CRESUD, a controladora boliviana da AGRO3 que possui 800 mil ha na América Latina, e o resto está em free float, ou seja, é negociado livremente na bolsa de valores.
Abaixo, alguns Fundos BR que têm algumas dessas ações.
Sobre a diretoria da empresa, um ponto forte é que todos que a compõem atuam na empresa há mais de 10 anos.
Na minha concepção, isso é bom pois está "nas mãos de quem conhece", porém pode perpetuar culturas e práticas não tão interessantes (caso existam)
Alguns indicadores fundamentalistas da AGRO3, com destaque para o Payout (qto do lucro líquido é distribuído para os acionistas) de 9,87%...
Por fim, no Banco Imobiliário do agronegócio brasileiro, existem muitos players, muitos hectares e muito dinheiro na mesa, mas será que ainda tem propriedades baratas?
Não dá pra construir muito hotel, mas dá pra plantar soja... E muita!
@AgroBrasilDF aqui uma antiga sobre o business da Agro3
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Se existe uma coisa que adoramos, são siglas e apelidos para um grupo de grandes players: FAANG, Big Four, Big Eight... Por aí vai
No agro, também temos uma sigla para juntar as maiores traders globais privadas!
Hoje, vou apresentar para vocês as ABCD
1/ABCD vem de:
ADM(Archer Daniels Midland)
Bunge
Cargill
Louis Dreyfus Company
Juntas elas dominam boa parte da compra e venda globais de grãos (70%), o que as faz serem também grandes players da logística e processamento desses grãos.
2/Letra A, vamos começar:
A ADM (ou Archer Daniels Midland), é uma processadora e trader de grãos e oleaginosas, sediada em Chiago, que opera mais de 270 fábricas no mundo.
No 4T de 2021, eles reportaram um lucro de U$782M, alta de 13,8% em igual período de 2020
Achou que não iria ter uma thread no domingo às 23:59 após uma derrota do flamengo? Achou errado, otário!
Hoje, vou falar sobre alguns motivos de uma caloura da bolsa, que fez IPO em 09/2021, estar chamando atenção de uma galera boa.
Vamos falar do GRUPO VITTIA (VITT3)
O Grupo Vittia é um dos maiores produtores e desenvolvedores de defensivos e fertilizantes biológicos (inoculantes) do Brasil.
Biológicos pq seus produtos são desenvolvidos a partir de microorganismos vivos, ao invés dos produtos sintéticos
NATURE AGAINST HERSELF
Fundada em 1971, em São Joaquim da Barra-SP, hoje o Grupo Vittia é formado pelas empresas Biosoja (originária), Samaritá, Granorte, Biovalens, Vitória Fertilizante e JB Biotecnologia.
A VITT3 atua em todo Brasil com suas equipes de vendas e possui oito unidades industriais
Alice começou a se cansar de ficar sentada com seu celular à beira do rio sem ter nada para fazer: olhou algumas vezes o curso de criptomoeda que estava fazendo, mas não tinha imagens, nem explicações. "E pra que ser um curso sem explicação?", pensou Alice
Ficou matutando (do melhor modo possível, pois já estava muito alavancada), se o prazer de aportar mais dinheiro no mercado em baixa valeria o esforço de vender seu CDB, quando, de repente, um coelho branco de olhos amarelos-rosados passou violinando por ela.
Geralmente, o primeiro contato com cripto é o Bitcoin, então para Alice um coelho Bitcoin não seria nada demais, porém quando ele tirou uma chave, uma foto de macaco e gritou “Ai meus blockchains! Estou atrasado!”, ela se pôs de pé.