Thiago Profile picture
Jan 21, 2022 25 tweets 10 min read Read on X
Escolher empresas com base em seus fundamentos não é tarefa que dá pra aprender do dia pra noite!

É como emagrecer: leva tempo, dedicação e consistência.

Felizmente eu posso te ajudar com essa lista de livros essenciais, caso queira seguir por esse caminho.

Enjoy! 🧵
1) Comecemos pelo começo!😅 O primeiro é bem basicão.

Não é exatamente pela fórmula, mas porque ele fala de avaliação de negócios, numa linguagem feita para o filho dele entender.

Excelente pra atiçar a curiosidade de quem está começando!
2) Terminou aquele lá, bora para o mestre Peter Lynch!

Outro livro de fácil entendimento. O principal objetivo é fazer você entender o básico sobre stock picking.

Além de dar uma boa noção de como era o processo de alocação do Lynch.

Imperdível!
3) Já tem noção de como entender o valor de uma empresa e já leu Lynch?

Então está na hora de ler algo menos agradável, mas estritamente necessário.

Se você for contador, pode pular. Mas se não for, é leitura obrigatória!
4) Hora de partir pra uma leitura levemente mais desafiadora.

Com linguagem simples e de fácil entendimento, @Small__Caps te ensina não só a investir em small caps nesse livro.

Te ensina o que buscar em empresas e até como se comportar com grandes oscilações!

Vale a leitura!
Chegando aqui você já vai estar familiarizado com:

. valor do negócio
. alocação e stock picking
. balanços contábeis
. múltiplos usados na avaliação de empresas

Hora de começar a dificultar as coisas e aprofundar o conhecimento.
5) Nesse livro você vai ter insights excelentes sobre:

. ciclos de mercado
. pensamento de segundo nível
. relação entre preço e valor
. controle de risco

Marks é um dos maiores investidores de todos os tempos e ler o que ele fala é absolutamente necessário.
6) Aqui, o autor vai te mostrar os principais negócios feitos por Warren Buffet, que dispensa apresentações.

Além disso ele passa pelos pontos que WB olha antes de comprar uma ação, seu foco no longo prazo e sua gestão de portfólio.
7) Complementando o livro anterior, WB e a Análise de Balanços traz mais detalhes sobre os critérios de seleção de ativos do bom velhinho.

Basicamente é um apanhando do que ele olha no balanço e na DRE da empresa.
8) Curtiu o WB? Então bora para outro grande investidor.

Philip Fisher, nesse livro imperdível, conta o que olhar em uma empresa antes de comprar suas ações.

É sensacional!

Ele te entrega um método com 15 questões para avaliar, fala sobre portfólio e foco no longo prazo.
9) Chegou até aqui? Ótimo!

Lembra do Joel Greenblat do primeiro livro? Ele volta agora. Só que com um livro muito mais complexo.

Com análises bem aprofundadas sobre casos concretos, ele te ensina como investir em casos difíceis.

Spinoffs, falências, LEAPS, e arbitragem.
10) Bora dificultar mais um pouco? Então vamos aprender valuation.

Comece pelo mais simples, que é o livro do Ricardo. Ele pega na sua mão e te leva na viagem que é analisar uma empresa.

Sabe aquela história de que uma cia vale o que ela gera de fluxo de caixa futuro?
11) Entendeu tudo o que o Ricardo falou no livro dele? Então passe para o livro do Póvoa!

Ele tem uma linguagem mais difícil, mas também é mais completo do que o livro anterior.

Você vai terminar fazendo valuation desde a padaria da esquina da sua casa, até das Lojas Renner!
12) Aprendeu o jeito clássico de avaliar uma cia? Então vem pra cá, com o livro de Mauboussin!

Ele vai além do clássico fluxo de caixa descontado e te convida a discutir sobre as expectativas de mercado que recaem sobre uma ação, baseado em seu preço atual.

Nota 10!
Cansado das leituras técnicas?

Bora partir pra livros que não são de mercado, mas que ao mesmo tempo tem tudo a ver com o mercado!

Não são exatamente leituras leves, mas sem sombra de dúvidas vão expandir seu horizonte de conhecimento!
13) Richard Thaler é um mestre em economia comportamental.

Nesse livro você vai aprender sobre vieses comportamentais, além de entender que o mercado é levado por seres irracionais: os humanos.

Boa parte das decisões carecem de racionalidade e Thaler explica isso com maestria.
14) Ainda mais famoso que Thaler, Kahneman passa um pente fino nos vieses de comportamento e no processo decisório que a gente enfrenta diariamente.

Um é rapido e intuitivo, outro é racional e deliberativo.

Seja pra comprar um ingresso para um show, ou mesmo uma ação!
15) Já está ciente da irracionalidade que governa nossas atitudes?

Então vem entender a importância de tentar conhecer o imprevisível, o famoso risco de fat tail.

O livro é extenso, mas é uma viagem cultural sensacional!
16) Por fim, uma leitura + leve! O melhor livro de value investing que fala 0 coisas sobre investimentos.

Esse tem até filme, no Brasil chama o Homem que Mudou o Jogo!

Conta a história de um diretor de um time de baseball q fez história com um dos menores orçamentos da liga.
Espero que gostem da lista, caso resolvam se aventurar pelo mundo do investimento fundamentalista.

Se eu puder te ajudar com alguma coisa, fique a vontade pra mandar uma DM.
Vou deixar marcado aqui um pessoal que eu sei que gosta de livros e pode ajudar na divulgação dessa série: @vowtz @PLynchado @PSnovaes @clubedopairico @joaomviso @stockpickers_ @THIAGOSALOMAO
17) Esquecido, mas importantíssimo! Swensen foi um dos maiores gestores de portfólio do mundo.

Gestor dos investimentos da universidade de Yale, ele revolucionou o setor.

Ja ouviu falar em Yale Model? Pois é, aqui você vai descobrir tudo sobre ele.
18) Esse eu não li ainda, mas foi extremamente recomendado e por pessoas que eu confio.

O autor faz um estudo sobre o mercado americano e a importância do foco no longo prazo!

Então já vou deixar na lista!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Thiago

Thiago Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @thiagomd_1

Mar 25
Ultimamente a Vale parece estar em meio a uma tempestade perfeita:

China desacelerando
Interferência política
Processos bilionários na Europa

Mas a pergunta que fica é: Qual o preço justo das ações da empresa, mesmo com tudo isso na conta?

Bora pro valuation passo a passo! Image
O primeiro passo é você entender que uma ação não é um código ou um papel que você compra pra vender mais caro.

Isso é o que muitos bancos e corretoras querem que você pense. A verdade é que...
Uma empresa é como uma pizza gigante. 🍕

Cada ação é um pedaço dessa pizza. Ao comprar um pedaço, você ganha uma fatia de tudo dela: os imóveis, o dinheiro no caixa, e claro, uma parte dos lucros futuros.
Read 35 tweets
Mar 16
Se você ja comprou um carro usado de uma agência de seminovos deve ter escutado do vendedor: garantia de 90 dias só pra motor e caixa!

O problema dessa afirmação é que ela é completamente errada!

Te falo o porquê nesse fio 👉 Image
Comprar um carro em uma loja de seminovos ou usados, para seu uso pessoal, é uma relação de consumo clássica.

Aqui nao importa se o veículo não 0km. O que importa é que:

1. ele é bem durável
2. que quem te vendeu é uma loja
3. que vc seja o usuário final
Nesse caso, a loja deve fornecer garantia completa do veículo por 90 dias.

Isso mesmo. Deve cobrir todos os defeitos que você descobrir. Desde a borracha de vedação ruim até um novo câmbio. Image
Read 13 tweets
Sep 20, 2023
Pesquisando as notícias antigas pro relatório de Gerdau, uma me chamou muita atenção na Infomoney!

A data era janeiro de 2016 e as ações de Gerdau tinham caído 60% desde 2015.

Wagner tinha um objetivo: chegar a ter 100 mil ações da companhia. Image
Foi aí que ele vendeu um de seus aptos. Repare que não era o apto em que ele morava, pelo que fala na matéria. Então não tentem isso em casa.

E disse que compraria tudo de Gerdau, enquanto a ação ficasse abaixo de R$ 4.

O plano era vender tudo em 18 meses, com um lucro de 200%
Não sei as datas da compras das ações, mas em 29 de janeiro, data da reportagem, as ações de GGBR4 atingiram um fundo histórico de R$ 3,43.

O país passava por uma crise no governo Dilma 2 e a empresa vinha sofrendo com a demanda do mercado interno e baixo preço do aço.
Read 12 tweets
Jun 11, 2023
A MP dos carros populares saiu, mas será que as locadoras de veículos leves e pesados vão se beneficiar do desconto?

Eu acho que não!

Te explico o motivo nesse fio!
Pra gente entender direitinho minha interpretação da MP 1.175, a gente vai ter que passar por alguns artigos dela e entender alguns conceitos legais.

Os primeiros dois artigos são o 3 e o 5: ImageImage
Reparou que destaquei a palavra consumidor nos dois?
Read 20 tweets
May 7, 2023
Em setembro de 2008, o Lehman Brothers precisava de um caminhão de dinheiro pra sobreviver.

Foram atrás de Warren Buffett.

Pra decidir se emprestaria ou não o $, Buffett não recorreu a nenhuma "info privilegiada".

Ele apenas leu um documento acessível a qualquer investidor. Image
Primeiro, vamos relembrar o contexto: a crise do subprime.

Ela foi desencadeada a partir da quebra de instituições de crédito dos EUA que concediam empréstimos hipotecários de alto risco.

Vários bancos foram arrastados para a falência e bolsas no mundo inteiro despencaram.
Em março de 2008, antes ainda do pânico generalizado, o CEO do Lehman, Richard Fuld Jr, já havia ligado para Buffett pedindo um empréstimo. Image
Read 19 tweets
Jan 2, 2023
Nos último 2 anos eu li mais de 40 livros relacionados com finanças, economia, valuation e contabilidade.

Dentre as milhares de páginas que li, essas foram as 10 lições mais valiosas que eu aprendi na hora de investir meu dinheiro.
#10: Investir em ações individualmente não é pra todo mundo e não tem problema nenhum nisso. Pelo contrário.

ETFs de índices amplos de economias desenvolvidas como S&P 500 são grandes geradores de riqueza, cuja rentabilidade é super difícil de bater.

amzn.to/3Gybne9
#9: Dividendos importam.

Não é uma simples troca de dinheiro do bolso esquerdo pro direito.

É uma forma inteligente de gerar renda passiva, garantir retornos sobre o investimento, e compensar avaliações equivocadas do fluxo de caixa da cia pelo mercado.

amzn.to/3Z2wmgm
Read 13 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(