Em 2012, a revista alemã Spiegel International publicou uma longa matéria denunciando como as ações da ONG conservacionista WWF serviam mais aos interesses financeiros do grande capital do que ao meio ambiente.
Sediada na Suíça, a WWF é a maior ONG ligada a causas ambientais do mundo, possuindo mais de 5 milhões de associados e atuando em mais de 100 países - incluindo no Brasil. É também a mais rica, possuindo um faturamento de c. de 500 milhões de euros anuais.
2/19
A WWF foi fundada em 1961. Seu idealizador e fundador foi o inglês Julian Huxley, presidente da Sociedade Eugênica Britânica, infame defensor de teorias de superioridade racial e aperfeiçoamento genético por meio da esterilização e eliminação das classes marginalizadas.
3/19
Cavaleiro da Coroa Britânica e 1º diretor-geral da Unesco, Huxley era bem relacionado com as elites europeias e não teve dificuldades em obter financiamento para impulsionar a ONG, a primeira a se adequar a um modelo de ativismo empresarial.
4/19
Parte substancial da receita da ONG vem de financiamento governamental. Um dos apoiadores históricos da WWF é a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que repassou mais de 120 milhões de dólares para ONG nos últimos anos.
5/19
A USAID é o órgão do governo dos EUA responsável por promover ações de "ajuda internacional" que servem de fachada para promoção dos interesses econômicos e políticos do país. A cooptação de ONGs é o meio preferencial da agência para explorar recursos naturais no 3º mundo.
6/19
Além da Casa Branca, a WWF recebe doações regulares do governo britânico e do Banco Mundial. Também é financiada por grandes corporações, mantendo parcerias com empresas como Coca-Cola, Monsanto, Nestlé, Lafarge e IKEA, responsáveis por produzir grandes danos ambientais.
7/19
Na prática, a WWF age como uma agência de "greenwashing", usando de sua imagem de ONG conservacionista para emprestar um verniz de "sustentabilidade" às corporações que agridem o meio ambiente. Em troca, a ONG recebe apoio financeiro e doações generosas.
8/19
O mesmo método é aplicado nas ações da WWF na Amazônia, onde a ONG obtém contratos de supervisão e manejo de atividades extrativistas e passa a emitir selos de "sustentabilidade" em favor de madeireiras e empresas que exploram os recursos naturais da floresta.
9/19
A colaboração da WWF com o grande capital foi tema do documentário "O Pacto com o Panda", do jornalista alemão Wilfried Huismann. O filme detalha como a ONG ajuda corporações a destruírem o meio ambiente usando, paradoxalmente, do discurso da preservação ambiental.
10/19
Há aspectos ainda mais sombrios na atuação corporativa da WWF. Na Índia, nos anos 70, a ONG foi responsável por expulsar mais de 300.000 famílias de suas casas para criar uma reserva ambiental para "salvar os tigres".
11/19
Algumas décadas depois, a ONG faturou rios de dinheiro com contratos de manejo, "exploração sustentável" e administração da reserva que visava "proteger os tigres". Mas a população de tigres no local caiu de 4.000 em 1970 para 1.700 nos dias de hoje.
12/19
Em Sumatra, o Parque Nacional Tesso Nilo, cuja gestão havia sido confiada à WWF, foi quase totalmente desmatado por uma corporação parceira. A WWF também contratou milícias para expulsar a tiros os povos nativos que atrapalhavam a produção do óleo de palma.
13/19
Não é apenas em Sumatra que a WWF emprega paramilitares. Milicianos financiados pela ONG também são acusados de cometer graves crimes nas reservas que administra na República Democrática do Congo, incluindo tortura e estupro de crianças e execuções sumárias de nativos.
14/19
A empresa também financiou paramilitares que estupraram, torturaram e mataram civis na República Centro-Africana e no Nepal. Funcionários da ONG na República Centro-Africana foram flagrados traficando um grande número de fuzis Kalashnikov e munição.
15/19
No Brasil, a WWF atua sobretudo na Amazônia, no Pantanal e no Cerrado, mantendo parceria com empresas como Ambev, Suzano e Unilever e administrando contratos de gestão ambiental com órgãos públicos.
16/19
Até bem recentemente, a WWF era bem conhecida pelo seu ativismo político e seu forte engajamento na oposição a projetos de desenvolvimento tocados pelo governos petistas, como a Transposição do São Francisco e a Usina de Belo Monte.
17/19
A ONG chegou a realizar protestos reunindo milhares de pessoas para manifestar oposição à política ambiental do governo Dilma Rousseff. Há quem acredite que a ONG que devasta reservas ambientais em Sumatra e mate nativos na África esteja preocupada com indígenas.
18/19
A WWF também manifestou forte oposição à exploração do pré-sal, quando se previa o uso dos royalties para financiar educação, saúde e infraestrutura. Não obstante, desde que a exploração foi entregue às corporações americanas, o incômodo parece ter desaparecido.
19/19
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Há 79 anos, um atentado terrorista destruía o Hotel King David, na Palestina. O ataque foi conduzido pelo Irgun, uma milícia sionista, e deixou 91 mortos. O organizador do atentado se tornaria primeiro-ministro de Israel. Leia mais no @operamundi
Após a derrota do Império Otomano na Primeira Guerra Mundial, as potências ocidentais dividiram entre si os territórios controlados pelo sultanato no Oriente Médio. Em 1920, a Conferência de San Remo cedeu o controle da Palestina para o Reino Unido.
2/25
O acordo de San Remo incorporava os termos da Declaração de Balfour, na qual o governo britânico se comprometia a apoiar a criação de “um lar nacional para o povo judeu na Palestina” — atendendo a uma reivindicação crescente do movimento sionista.
Há 126 anos, em 21/07/1899, nascia o escritor norte-americano Ernest Hemingway. Considerado um dos maiores romancistas do século 20, Hemingway também foi um ativo participante da luta antifascista. Contamos sua história hoje, no @operamundi
Ernest Hemingway nasceu em Oak Park, subúrbio de Chicago, filho do médico Clarence Edmonds e da cantora de ópera Grace Hall. Cursou o ensino básico na River Forest High School, dedicando-se também ao esporte, praticando boxe, atletismo, polo aquático e futebol americano.
2/25
Após concluir o ensino secundário, Hemingway decidiu não cursar a universidade — uma decisão que desagradou profundamente seus pais. Em busca da independência financeira, ele preferiu procurar um trabalho, passando a escrever como jornalista para o “The Kansas City Star”.
Há 89 anos, as tropas de Francisco Franco lançavam um golpe contra o governo de centro-esquerda de Manuel Azaña, dando início à Guerra Civil Espanhola, um dos conflitos mais sangrentos da Europa no século 20. Contamos essa história no @operamundi
Desde o séc. 19, a Espanha encontrava-se submersa em uma grave crise política, intensificada pela perda de suas possessões coloniais diante da expansão imperialista dos EUA e pelo crescimento dos movimentos autonomistas das comunidades bascas e catalãs.
2/30
O forte domínio da igreja católica era contestado por liberais e anticlericais de esquerda. E a despeito do crescimento econômico oriundo da industrialização, a população não sentia mudanças nas suas condições de vida. O país seguia marcado pela enorme concentração de renda
Há 644 anos, o padre John Ball era enforcado e esquartejado na Inglaterra. Ele foi um dos líderes da Revolta dos Camponeses — uma insurreição de 60 mil trabalhadores contra o regime de servidão e os senhores feudais. Leia mais no @operamundi
@operamundi A eclosão da pandemia de Peste Negra em meados do século 14 teve um profundo impacto sobre a estrutura socioeconômica da Inglaterra feudal. A doença causou um verdadeiro colapso demográfico no país, dizimando cerca de 50% da população inglesa.
2/25
A mortalidade elevada gerou uma grave escassez de mão de obra na agricultura. Com menos trabalhadores disponíveis, o salário dos camponeses começou a subir. Entre 1340 e 1380, o poder de compra real dos trabalhadores rurais cresceu cerca de 40%.
Há 236 anos, a população de Paris invadia, saqueava e destruía a Bastilha — a fortaleza medieval utilizada como prisão pela monarquia. O episódio é considerado o marco inicial da Revolução Francesa. Contamos essa história hoje no @operamundi
Tributária dos avanços das ideias iluministas e da fragilização da autoridade da Igreja e do Antigo Regime, a Revolução Francesa teve como elemento de ignição imediata a grave crise política, social e econômica que assolou a França no fim do século XVIII.
2/26
As péssimas colheitas, o alto custo de vida e o desemprego alimentavam a insatisfação popular em relação à monarquia e o ressentimento contra a aristocracia francesa, ao passo que a burguesia reivindicava a ampliação de seu poder político.
Há 202 anos, em 2 de julho de 1823, as tropas portuguesas eram derrotadas em Salvador e a Independência da Bahia era proclamada. O triunfo foi fundamental para consolidar a emancipação política do Brasil. Contamos essa história hoje no @operamundi
A independência brasileira foi o capítulo final do processo de emancipação iniciado após a transferência da corte portuguesa para o Rio. A invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão forçou D. João VI a transferir a administração do império português para o Brasil.
2/25
Esse processo culminou com a elevação do Brasil ao status de Reino Unido a Portugal. Com a eclosão da Revolução Liberal do Porto e o retorno de João VI a Lisboa, o Brasil vislumbrou o risco de perder sua relativa autonomia.