O engenheiro nuclear Othon Luiz Pinheiro da Silva (de boné), preso pela Operação Lava Jato, é transferido para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
1/22
O almirante Othon é considerado o mais importante cientista nuclear brasileiro e foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia da ultracentrifugação, que permitiu ao Brasil dominar toda a cadeia produtiva da energia nuclear.
2/22
Em 2016, o cientista foi condenado a 43 de anos prisão em sentença proferida pelo juiz Marcelo Bretas. O almirante Othon é considerado o pai do Programa Nuclear brasileiro.
3/22
Após concluir os estudos no MIT em 1978 e retornar ao Brasil, Othon foi indicado para conduzir os primeiros estudos de produção de um submarino nuclear brasileiro e liderou o Programa Nuclear Paralelo entre os anos de 1979 e 1994.
4/22
O programa visava dotar o Brasil de autonomia para produzir combustível nuclear. O país chegou a assinar um acordo de transferência de tecnologia com a Alemanha nos anos 70, mas o governo dos Estados Unidos, alarmado, obrigou a Alemanha a retroceder na oferta.
5/22
O projeto secreto coordenado por Othon resultou no desenvolvimento de uma tecnologia nacional para enriquecimento de urânio a partir do método de ultracentrifugação. Essa é a tecnologia é utilizada para a produção de combustível nuclear nas usinas de Angra dos Reis.
6/22
Além de chefiar o Programa Nuclear Paralelo, Othon foi o diretor de pesquisas de reatores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) entre 1982 e 1984. As atividades do cientista foram monitoradas constantemente pelos Estados Unidos.
7/22
Enquanto vivia em São Paulo, Othon era vigiado de perto por agentes da CIA. O espião Ray H. Allar chegou a ser vizinho de apartamento de Othon por vários anos. O cientista também foi alvo de tentativas de incriminação nos anos oitenta, acusado de desvio de verbas.
8/22
Comprovou-se que as verbas que Othon movimentou em contas secretas não eram frutos de corrupção, mas parte do expediente utilizado pelo próprio governo brasileiro para financiar o Programa Nuclear Paralelo. O inquérito foi arquivado em 1988. Othon se aposentou em 1994.
9/22
Othon abriu uma empresa de consultoria para projetos na área de energia, mas não atraiu interesse do governo FHC. Subserviente às orientações de Washington, o governo FHC renunciou ao programa nuclear, endossou o TNP e abandonou o projeto do submarino nuclear.
10/22
Em 2005, já no primeiro mandato de Lula, Othon aceitou convite do Ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, para assumir a presidência da Eletronuclear - subsidiária da estatal Eletrobras responsável por projetar, construir e operar usinas nucleares.
11/22
Em sua gestão, Othon retomou as obras Usina Nuclear Angra 3. As obras ficaram paralisadas por 23 anos, em grande parte graças à pressão dos EUA e seus aliados europeus, que bloquearam financiamento e tentaram obstruir a construção com base nos acordos da IAEA.
12/22
Além de retomar a construção de Angra 3, Othon coordenou a construção do reator nuclear do Centro Tecnológico da Marinha, responsável por gerar o combustível para o submarino nuclear brasileiro, que seria construído em cooperação com a França.
13/22
A gestão do programa nuclear brasileiro foi alvo de críticas e desconfianças do governo dos EUA, sobretudo após o acordo de enriquecimento de urânio que Lula firmou com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e com o primeiro-ministro turco Erdogan, em maio de 2010.
14/22
A intervenção do Brasil, que visava criar uma alternativa ao impasse do programa nuclear iraniano, então sob ameaças constantes de Barack Obama, enfureceu o governo estadunidense, que viu a legitimidade de sua justificativa para sancionar o Irã ser contestada.
15/22
Othon também estava trabalhando em um projeto de desenvolvimento de tubos geradores aptos a produzir eletricidade com quedas d’água de apenas um metro de altura - uma fonte de energia complementar que poderia servir dezenas de milhares de brasileiros.
16/22
Em abril de 2015, almirante Othon foi acusado pela Operação Lava Jato de ter recebido 4,5 milhões de reais em propinas da construtora Andrade Gutierrez em troca de vantagens na construção da usina nuclear Angra 3.
17/22
O cientista foi alvo de uma delação premiada feita pelo ex-presidente da Andrade Gutierrez, Rogério Nora de Sá, que afirmou que Othon teria pedido 1% do valor de contrato em propina para repassar para PT, PMDB e projetos científicos.
18/22
Othon disse que os valores que recebeu (1/3 do que a Lava Jato alegou) são relativos a consultoria prestada à Andrade Gutierrez em 2004 e que a construtora já tinha o contrato para a construção da usina há 20 anos (antes, portanto, antes de seu ingresso na Eletronuclear).
19/22
Othon também afirmou que sua prisão obedece a interesses geopolíticos internacionais que visam impedir o Brasil de se tornar uma potência nuclear.
20/22
Othon foi condenado a 43 anos de prisão pelo juiz Marcelo Bretas, pelas acusações de corrupção e a lavagem de dinheiro. Sua filha, Ana Cristina da Silva Toniolo, também foi presa. O cientista tentou se suicidar na prisão, mas foi impedido pelos agentes penitenciários.
21/22
A prisão de Othon foi revogada em outubro de 2017 em função de problemas de saúde, mas a defesa segue tentando reverter a sentença. A prisão de Othon interrompeu a retomada do programa nuclear brasileiro e a construção de Angra 3, que está abandonada desde então.
22/22
Registre-se que a sentença de 43 anos que foi imposta ao almirante Othon Pinheiro é uma das maiores da Lava Jato - bem superiores às sentenças dadas a Eike Batista, Leo Pinheiro, etc. -, muito embora o montante da "propina" que lhe foi atribuída (e não provada) fosse bem menor.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Há 126 anos, em 21/07/1899, nascia o escritor norte-americano Ernest Hemingway. Considerado um dos maiores romancistas do século 20, Hemingway também foi um ativo participante da luta antifascista. Contamos sua história hoje, no @operamundi
Ernest Hemingway nasceu em Oak Park, subúrbio de Chicago, filho do médico Clarence Edmonds e da cantora de ópera Grace Hall. Cursou o ensino básico na River Forest High School, dedicando-se também ao esporte, praticando boxe, atletismo, polo aquático e futebol americano.
2/25
Após concluir o ensino secundário, Hemingway decidiu não cursar a universidade — uma decisão que desagradou profundamente seus pais. Em busca da independência financeira, ele preferiu procurar um trabalho, passando a escrever como jornalista para o “The Kansas City Star”.
Há 89 anos, as tropas de Francisco Franco lançavam um golpe contra o governo de centro-esquerda de Manuel Azaña, dando início à Guerra Civil Espanhola, um dos conflitos mais sangrentos da Europa no século 20. Contamos essa história no @operamundi
Desde o séc. 19, a Espanha encontrava-se submersa em uma grave crise política, intensificada pela perda de suas possessões coloniais diante da expansão imperialista dos EUA e pelo crescimento dos movimentos autonomistas das comunidades bascas e catalãs.
2/30
O forte domínio da igreja católica era contestado por liberais e anticlericais de esquerda. E a despeito do crescimento econômico oriundo da industrialização, a população não sentia mudanças nas suas condições de vida. O país seguia marcado pela enorme concentração de renda
Há 644 anos, o padre John Ball era enforcado e esquartejado na Inglaterra. Ele foi um dos líderes da Revolta dos Camponeses — uma insurreição de 60 mil trabalhadores contra o regime de servidão e os senhores feudais. Leia mais no @operamundi
@operamundi A eclosão da pandemia de Peste Negra em meados do século 14 teve um profundo impacto sobre a estrutura socioeconômica da Inglaterra feudal. A doença causou um verdadeiro colapso demográfico no país, dizimando cerca de 50% da população inglesa.
2/25
A mortalidade elevada gerou uma grave escassez de mão de obra na agricultura. Com menos trabalhadores disponíveis, o salário dos camponeses começou a subir. Entre 1340 e 1380, o poder de compra real dos trabalhadores rurais cresceu cerca de 40%.
Há 236 anos, a população de Paris invadia, saqueava e destruía a Bastilha — a fortaleza medieval utilizada como prisão pela monarquia. O episódio é considerado o marco inicial da Revolução Francesa. Contamos essa história hoje no @operamundi
Tributária dos avanços das ideias iluministas e da fragilização da autoridade da Igreja e do Antigo Regime, a Revolução Francesa teve como elemento de ignição imediata a grave crise política, social e econômica que assolou a França no fim do século XVIII.
2/26
As péssimas colheitas, o alto custo de vida e o desemprego alimentavam a insatisfação popular em relação à monarquia e o ressentimento contra a aristocracia francesa, ao passo que a burguesia reivindicava a ampliação de seu poder político.
Há 202 anos, em 2 de julho de 1823, as tropas portuguesas eram derrotadas em Salvador e a Independência da Bahia era proclamada. O triunfo foi fundamental para consolidar a emancipação política do Brasil. Contamos essa história hoje no @operamundi
A independência brasileira foi o capítulo final do processo de emancipação iniciado após a transferência da corte portuguesa para o Rio. A invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão forçou D. João VI a transferir a administração do império português para o Brasil.
2/25
Esse processo culminou com a elevação do Brasil ao status de Reino Unido a Portugal. Com a eclosão da Revolução Liberal do Porto e o retorno de João VI a Lisboa, o Brasil vislumbrou o risco de perder sua relativa autonomia.
Há 88 anos, nascia Vladimir Herzog. Diretor de jornalismo da TV Cultura e militante do PCB, ele se destacou pelas denúncias sobre malfeitos da ditadura militar — motivo pelo qual foi torturado e morto nos porões do DOI-CODI. Leia mais no @operamundi
Vlado Herzog nasceu em Osijek, na Croácia, então parte do Reino da Iugoslávia. Ele era filho de Zora Wolner e Zigmund Herzog, um casal de comerciantes judeus. O pai tinha uma pequena loja de porcelanas em Banja Luka, onde a família viveu até o início dos anos 40.
2/25
Em abril de 1941, após a eclosão da Segunda Guerra Mundial, a Iugoslávia foi invadida pela Alemanha nazista. O país foi desmembrado e ocupado pelas forças do Eixo e um Estado fantoche colaboracionista foi instalado na Croácia.