Já ouviu falar de Simón Bolívar, o Libertador da América? Se liga nesse fio 🧶 #historiaemmeiahora
Como falamos no episódio, Simón Bolívar foi um dos maiores líderes do processo de independência da América Latina. Seu nome é lembrado até hoje em símbolos de vários países diferentes espalhados pelo continente.
Muito do que Simón Bolívar foi em sua fase adulta pode ser creditado aos ensinamentos que recebeu de seus professores em sua adolescência. Andrés Bello e Simón Rodríguez trouxeram ao conhecimento do Bolívar o pensamento iluminista que estava crescendo e tomando forma na Europa.
Bolívar foi um diplomata para libertar a América dos espanhóis. Em uma visita a Londres, em 1810, Bolívar buscou apoio do Ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha e voltou para a Venezuela com esse apoio aprovado. Abaixo, o ministro Marquês de Wellesley.
A luta pela independência da América teve altos e baixos. Bolívar precisou se exilar várias vezes em diversos países e aproveitou para exportar suas ideias e inflamar a necessidade de independência em outras regiões. Ele ficou conhecido como “Geoge Washington da América do Sul”.
Atualmente, alguns líderes políticos venezuelanos usam o legado de Simón Bolívar para justificar a luta contra inimigos diplomáticos e ideológicos. Nesse sentido, o “Libertador” da América ainda é uma imagem viva e presente!
Pouco se fala sobre Simón Bolívar como um intelectual. Além de ser um ótimo líder militar e também um político bastante influente, Bolívar escreveu uma série de cartas para o povo, ensaios sobre a política do período e alguns livros teóricos sobre Liberdade e o papel do Estado.
Muitos ouvintes do episódio sobre Simón Bolívar que eu lancei disseram que nunca tinham ouvido falar sobre ele. Mas como um personagem tão importante da história do nosso continente é desconhecido?
Poucas pessoas conhecem a figura de Simón Bolívar, mas por quê?
Provavelmente temos duas respostas para essa pergunta:

1º Nas escolas não estudamos tanto quanto deveríamos sobre a história do nosso continente. Somos apresentados à colonização da América Espanhola e em seguida os livros geralmente pulam para a Independência de forma geral.
Perdemos muitos detalhes de cada processo e a história moderna dos nossos vizinhos.

Em 2º lugar, temos a língua. Um dos fatores que fazem de nós, brasileiros, não nos identificarmos normalmente como latinos é a diferença de idioma entre o Brasil e todos os países hispânicos.
Ainda temos muito o que falar sobre a América Latina. Caso esse seja um tema que te interesse, se liga nesses livros que podem te ajudar:

História da América Latina - Maria Ligia Prado e Gabriela Pellegrino;
Da Independência a 1870 - Leslie Bethell.
Gostou do fio? Se quiser aprender um pouco mais sobre a incrível história de Simón Bolívar, da uma olhada no episódio que lancei sobre o malandro e compartilha o primeiro tuíte esse fio pra ajudar!

open.spotify.com/episode/5fIkSw…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Prof. Vítor Soares

Prof. Vítor Soares Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ProfVitorSoares

Jan 28
Tá rolando uma treta pesada entre a Rússia e a Ucrânia e tem gente que fala até em Terceira Guerra. Bora entender um pouco mais sobre o que tá rolando? Se liga nesse fio 🧶 #historiaemmeiahora
Os conflitos entre Rússia e Ucrânia não começaram
agora. Para entender isso é preciso voltar ao século X! A formação dos dois países está intimamente ligada a uma história em comum a partir da Rússia de Kiev (ou Russ de Kiev).
Ao longo dos anos, um dos locais mais importantes para o Império Russo e posteriormente para a Rússia moderna era a Crimeia. Ter o controle dessa região representava a oportunidade de ter acesso ao Mar Negro e ter contato comercial e também militar com áreas de interesse.
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

:(