A festa de hoje pretende simultaneamente celebrar a Apresentação no Templo e a Purificação da Senhora, 40 dias após o nascimento do Salvador. Enquadra-se, pois, por esta razão, no ciclo do Natal.
A procissão das Candeias, que é hoje a procissão das velas, representa simbolicamente a aparição de Cristo, que é a luz do mundo, e o acolhimento que no Templo lhe fez o velho Simeão, declarando-o enviado de Deus, luz para esclarecer os povos e glória de Israel.
O Templo que era centro da piedade judaica, ao receber Jesus dentro de seus muros, parece se deverá ter alargado as dimensões do universo.
A subida de Jesus ao Templo é pois o tema principal da festa de hoje; mas o pensamento de Maria não se pode encontrar ausente de nenhuma das suas partes. É esta também uma das festas marianas mais antigas, senão até, a primeira de todas.
Celebrou-se em Jerusalém, já no século IV, passou depois a Constantinopla e atingiu Roma, onde, no século VII, se encontra associada, no dia 2 de fevereiro, a uma procissão que parece anterior à festividade da Virgem.
📙- MISSAL QUOTIDIANO COMPLETO / EM PORTUGUÊS com o próprio do Brasil edição B - editado e impresso nas oficinas do Mosteiro de São Bento / Bahia, 23 de dezembro de 1957.
Nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no final do século III. São Brás, primeiramente, foi médico, mas entrou numa crise, não profissional, pois era bom médico e prestava um ótimo serviço à sociedade.
Mas nenhuma profissão, por melhor que seja, consegue ocupar aquele lugar que é somente de Deus. Então, providencialmente, porque ele ia se abrindo e buscando Deus, foi evangelizado. Não se sabe se já era batizado ou pediu a graça do Santo Batismo, mas sua vida sofreu uma guinada.
Esta mudança não foi somente no âmbito da religião, sua busca por Nosso Senhor Jesus Cristo estava ligada ao seu profissional e muitas pessoas começaram a ser evangelizadas através da busca de santidade daquele médico.
147) QUE É A FESTA DA PURIFICAÇÃO DA SANTÍSSIMA VIRGEM?
A Purificação da Santíssima Virgem é a festa instituída em memória do dia em que Nossa Senhora foi ao templo de Jerusalém para cumprir a lei da purificação e apresentar seu divino filho Jesus Cristo.
148) QUE ERA A LEI DA PURIFICAÇÃO?
A lei da purificação era a lei de Moisés que obrigava a todas as mulheres a se purificarem no templo depois do parto com a obrigação de um sacrifício.
Neste dia deparamos com a fé ardente, doação completa e amor singular ao Cristo do mártir Inácio, sucessor de São Pedro em Antioquia da Síria, que desde a infância conviveu com a primeira geração dos cristãos.
Como Bispo foi muito amado em Antioquia e no Oriente todo, pois sua santidade brilhava, tanto que o prenderam devido a sua liderança na religião cristã, durante o Império de Trajano, por volta do ano 107.
Chamado Teóforo – portador de Deus – Inácio, ao ser transportado para Roma, sabia que cristãos de influência na corte imperial poderiam impedi-lo de alcançar Cristo pelo martírio, por isso, dentre tantas cartas que enviara para as comunidades cristãs (...)
A liturgia venera em São João Bosco o santo de alma simples, radiosa e ardente, cuja confiança na Providência Divina lhe dera o privilégio de dominar todas as dificuldades e levar, sempre de vencida, todos os obstáculos.
Nasceu nas proximidades de Turim, em 1815, e consagrou a vida aos pobres, aos presos, a todos os sem lar da capital Piemonte, e sobretudo, às crianças e à juventude abandonada.
Para os abrigar e instruir, e levá-los a organizar honestamente a própria vida, criou, sem mais recursos que os que lhe oferecia a intrepidez da sua fé, obras numerosas e sempre prodigiosamente prósperas.
• ORIENTAÇÕES DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO PARA UMA BOA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
📖 - Ecclus VII. 25
"Tens filhos? Instruí-os e dobra-os desde a sua meninice."
1. Impeça que os seus filhos convivam com maus companheiros ou criados corruptos, ou que se empreguem em casas de pessoas que não tenham boa fama;
2. Afaste de sua casa todos os criados ou criadas que possam ser ocasião de pecados para seus filhos ou filhas. Um bom pai evita ajustar criadas moças quando tem filho na puberdade;
• ATO DE CONSAGRAÇÃO E DESAGRAVO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Virgem Santíssima e Mãe nossa querida, ao mostrardes o vosso Coração cercado de espinhos, símbolo das blasfêmias e ingratidões com que os homens ingratos pagam as finezas do vosso amor (...)
(...) pedistes que Vos consolássemos e desagravássemos.
Ao ouvir as vossas amargas queixas, desejamos desagravar o vosso doloroso e Imaculado Coração que a maldade dos homens fere com os duros espinhos dos seus pecados.