Nos últimos dias tivemos 3 notícias sobre acidentes com petróleo que causaram danos a natureza.
Vem entender porque o vazamento de petróleo vai ser sempre um desastre ambiental. 🧶
O petróleo é um combustível fóssil na forma de um líquido viscoso, menos denso que a água e tem origem na decomposição de matéria orgânica sob condições específicas de pressão e temperatura.
Ele se espalha rapidamente pelo mar, formando uma mancha que contamina a água e compromete a vida de espécies marinhas. A camada superficial formada pelo óleo bloqueia a passagem de luz, impossibilitando o processo de fotossíntese e impedindo a troca de gases entre a água e o ar.
Esse impacto afeta todo o ecossistema marinho. Os peixes, quando entram em contato com a substância, morrem por asfixia. Além disso, o derramamento de petróleo prejudica comunidades litorâneas que sobrevivem da pesca.
As aves marinhas podem sofrer com a intoxicação ou pela impregnação do petróleo em suas penas, o que impede o voo e a regulagem da temperatura corporal, problema que também afeta os mamíferos marinhos. A ingestão de petróleo também provoca a morte de diversas espécies.
Os manguezais também sofrem danos. O óleo impregna no sistema radicular das plantas que ali vivem, impedindo, desse modo, a absorção de nutrientes e oxigênio, além de também atrapalhar a fotossíntese.
Também afeta varias espécies de caranguejos que vivem nesse ecossistema.
"A Floresta Amazônica não pega fogo porque é uma floresta úmida" Vamos entender essa afirmação e os problemas que ela traz.
A Floresta Amazônica de fato é uma floresta tropical úmida, mas ultimamente ela anda queimando e muito!
Segue o fio🧶
A Floresta Amazônica pega fogo naturalmente? A resposta é não, mas ela tem tem registrado recorde de queimadas nos últimos anos.
Mas como ela pega fogo? A resposta é simples... por causa da ação humana.
A Amazônia vem sofrendo faz tempo com a ação humana. O desmatamento, as queimadas e as mudanças climáticas vem modificando as características da floresta. Além disso, também houve o desmonte das políticas ambientais de proteção a floresta.
Por que enrolaram essa árvore no papel alumínio? 🧶
Essa é a General Sherman, árvore considerada a maior do mundo em volume, ela foi embrulhada em papel alumínio por causa do fogo que atinge o complexo do Parque Nacional das Sequoias, na Califórnia, nos EUA.
A manta feita de alumínio é uma tentativa dos bombeiros de proteger essa árvore que é um patrimônio sem igual para o mundo. Ela é uma árvore milenar e estima-se que ela tenha entre 2300 e 2700 anos de existência.
Ela é considerada a maior árvore do mundo em volume possuindo em torno de 1480 m3. O volume é calculado com base na altura e no diâmetro da árvore.
O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu a paralisação imediata do processo de compra de 20 mil litros de retardante de fogo, pelo Ibama e Ministério do Meio Ambiente (MMA), em processo de urgência e sem realização de licitação pública.
Mais ainda, solicitou a interrupção de qualquer lançamento do produto, até que a corte analise o caso.
O plástico descartável está presente em quase todos os aspectos da nossa vida: desde o copo de café que você compra para beber a caminho do trabalho ao canudo para tomar água de coco – sem contar nas fibras dos lenços umedecidos e nos fragmentos de glitter da maquiagem.
Uma parte deles é compostável, o que significa que não apenas é decomposto por micróbios, como também pode ser transformado – juntamente com alimentos e outros resíduos orgânicos – em adubo.
Complementado...
Qualquer engenheiro florestal ou trilheiro que já saiu de de noite ou de madrugada já viu uma teia grande.
Parabéns @Michelotto8legs e @ObsNaturalistas pelo trabalho incrível.
Tenho uma história de quando era estagiária da Eng. Florestal com teia de aranha
🧶
Quando eu era estagiária fui ver a área do meu projeto na empresa. E passei descuidada por uma teia de aranha, isso mesmo enfiei a cara na teia de aranha. Eu estava de capacete ( O EPI clássico do Engenheiro Florestal junto com a perneira e a botina).
No dia seguinte percebi que a teia tinha grudado no meu capacete direitinho com o formato intacto (dia inteiro no campo a poeira grudou na teia que estava no capacete).
Achei legal e deixei o capacete assim mesmo.
"Boi Bombeiro"
Vem entender qual o problema da afirmação da ministra.
Segue o fio 🧶
Essa foi a afirmação da ministra:
"Aconteceu o desastre porque nós tínhamos muita matéria orgânica seca que, talvez, se nós tivéssemos um pouco mais de gado no Pantanal, isso teria sido um desastre até menor do que nós tivemos este ano", afirmou Tereza Cristina
As queimadas no Pantanal não tem uma causa única. Mas podemos elencar algumas causas, como a seca fora do comum causada pelo desmatamento e pelo aquecimento global, o desmonte dos órgãos de proteção ambiental e queimas realizadas por proprietários rurais.