Pensar a História Profile picture
Feb 8, 2022 16 tweets 6 min read Read on X
Jornalismo de qualidade exige mais do que recursos. E o Grupo Folha, que tem um faturamento anual de mais de 2,7 bilhões de reais, é prova disso. Em 5 de abril de 2009, a Folha de S. Paulo estampou em sua capa uma ficha policial falsa atribuída a Dilma Rousseff.

1/16
Apresentado como autêntico, o documento forjado foi publicado na íntegra na página A10 do jornal, ilustrando uma matéria que implicava Dilma Rousseff em um suposto plano para sequestrar Delfim Netto, ministro da fazenda da ditadura militar.

2/16
Segunda a Folha, a reportagem foi baseada em um depoimento de Antonio Roberto Espinosa, ex-comandante da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares) — grupo da esquerda radical que participou da luta armada contra a ditadura militar.

3/16
Espinosa teria dito ao jornal que o plano de sequestrar Delfim Netto, um dos mais destacados burocratas do regime, era conhecido pelos membros da cúpula da organização, incluindo Dilma Rousseff.

4/16
O grupo, entretanto, teria desistido do sequestro após ser parcialmente desarticulado pelas operações dos órgãos de repressão. Ao ser questionada pelo jornal, Dilma negou ter conhecimento sobre tal ação. Não obstante, a matéria foi publicada como relato factual.

5/16
O próprio Espinosa, entretanto, desmentiu a reportagem, negando ter dito que Dilma conhecia o plano e acusando o jornal de distorcer seu relato. "Dilma sequer teria como conhecer a ideia da ação, a menos que fosse informada por mim (...).

6/16
"O que disse à repórter é que informei (...) que o Regional de SP estava fazendo um levantamento de um quadro importante do governo, talvez para sequestro e resgate de companheiros então em precárias condições de saúde", afirmou o ex-guerrilheiro.

7/16
Embora fosse integrante da VAR-Palmares, Dilma pertencia ao grupo dos "basistas", que desenvolvia ações voltadas à conscientização política, e sempre sustentou não ter participado de ações armadas — afirmação endossada por outros membros da organização.

8/16
O jornal admitiu ter mentido sobre a origem da ficha policial falsa utilizada para ilustrar a matéria, atribuindo a desinformação a um "erro de catalogação". Ao contrário do que disse a Folha, a ficha não foi obtida junto ao Arquivo Público de São Paulo.

9/16
A ficha estava disponível em um site de extrema-direita chamado "Ternuma" ("Terrorismo Nunca Mais"), uma organização de apologistas da ditadura e admiradores do torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra. O documento forjado atribuía a Dilma práticas como terrorismo,...

10/16
...assaltos e conspiração para a prática de homicídio. Dilma, entretanto, jamais foi indiciada ou processada por tais atos durante a ditadura — nem mesmo durante os três anos em que ficou presa por "subversão", sendo submetida a interrogatórios e sessões de tortura.

11/16
Não há quaisquer documentos nos arquivos militares e acervos documentais que a vinculem às práticas descritas na ficha. Em junho de 2009, a ficha policial foi analisada por especialistas do Instituto de Computação da Unicamp.

12/16
O laudo produzido pela Unicamp confirmou que a ficha era falsa e fora fabricada digitalmente, possuindo indícios de manipulações tipográficas grosseiras. A Folha noticiou a perícia, mas ocultando o nome da instituição e insinuando conflito de interesse na chamada.

13/16
Apesar disso, a Folha seguiu se negando a admitir que utilizou um documento falso para atacar a Ministra-Chefe da Casa Civil do governo Lula — já reconhecida como nome favorito do partido para disputar a eleição presidencial no ano seguinte.

14/16
Em uma publicação patética misturando mea culpa envergonhado e arrogância injustificada, o jornal voltou a mentir para seus leitores, afirmando que a autenticidade da ficha "não pode ser assegurada, mas também não pode ser descartada"

15/16
A imprensa reagiu com o habitual corporativismo, ignorando a polêmica. Na Veja, Reinaldo Azevedo, tratou de contemporizar e ao mesmo tempo inflamar, dizendo que se a VAR-Palmares de Dilma chegasse ao poder, milhões morreriam. "É matemática, não é ideologia", assegurou.

16/16

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Jul 17
Há 89 anos, as tropas de Francisco Franco lançavam um golpe contra o governo de centro-esquerda de Manuel Azaña, dando início à Guerra Civil Espanhola, um dos conflitos mais sangrentos da Europa no século 20. Contamos essa história no @operamundi

1/30

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Desde o séc. 19, a Espanha encontrava-se submersa em uma grave crise política, intensificada pela perda de suas possessões coloniais diante da expansão imperialista dos EUA e pelo crescimento dos movimentos autonomistas das comunidades bascas e catalãs.

2/30 Image
O forte domínio da igreja católica era contestado por liberais e anticlericais de esquerda. E a despeito do crescimento econômico oriundo da industrialização, a população não sentia mudanças nas suas condições de vida. O país seguia marcado pela enorme concentração de renda

3/30 Image
Read 31 tweets
Jul 15
Há 644 anos, o padre John Ball era enforcado e esquartejado na Inglaterra. Ele foi um dos líderes da Revolta dos Camponeses — uma insurreição de 60 mil trabalhadores contra o regime de servidão e os senhores feudais. Leia mais no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
@operamundi A eclosão da pandemia de Peste Negra em meados do século 14 teve um profundo impacto sobre a estrutura socioeconômica da Inglaterra feudal. A doença causou um verdadeiro colapso demográfico no país, dizimando cerca de 50% da população inglesa.

2/25 Image
A mortalidade elevada gerou uma grave escassez de mão de obra na agricultura. Com menos trabalhadores disponíveis, o salário dos camponeses começou a subir. Entre 1340 e 1380, o poder de compra real dos trabalhadores rurais cresceu cerca de 40%.

3/25 Image
Read 26 tweets
Jul 14
Há 236 anos, a população de Paris invadia, saqueava e destruía a Bastilha — a fortaleza medieval utilizada como prisão pela monarquia. O episódio é considerado o marco inicial da Revolução Francesa. Contamos essa história hoje no @operamundi

1/26

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Tributária dos avanços das ideias iluministas e da fragilização da autoridade da Igreja e do Antigo Regime, a Revolução Francesa teve como elemento de ignição imediata a grave crise política, social e econômica que assolou a França no fim do século XVIII.

2/26 Image
As péssimas colheitas, o alto custo de vida e o desemprego alimentavam a insatisfação popular em relação à monarquia e o ressentimento contra a aristocracia francesa, ao passo que a burguesia reivindicava a ampliação de seu poder político.

3/26 Image
Read 27 tweets
Jul 2
Há 202 anos, em 2 de julho de 1823, as tropas portuguesas eram derrotadas em Salvador e a Independência da Bahia era proclamada. O triunfo foi fundamental para consolidar a emancipação política do Brasil. Contamos essa história hoje no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
A independência brasileira foi o capítulo final do processo de emancipação iniciado após a transferência da corte portuguesa para o Rio. A invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão forçou D. João VI a transferir a administração do império português para o Brasil.

2/25 Image
Esse processo culminou com a elevação do Brasil ao status de Reino Unido a Portugal. Com a eclosão da Revolução Liberal do Porto e o retorno de João VI a Lisboa, o Brasil vislumbrou o risco de perder sua relativa autonomia.

3/25 Image
Read 27 tweets
Jun 27
Há 88 anos, nascia Vladimir Herzog. Diretor de jornalismo da TV Cultura e militante do PCB, ele se destacou pelas denúncias sobre malfeitos da ditadura militar — motivo pelo qual foi torturado e morto nos porões do DOI-CODI. Leia mais no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Vlado Herzog nasceu em Osijek, na Croácia, então parte do Reino da Iugoslávia. Ele era filho de Zora Wolner e Zigmund Herzog, um casal de comerciantes judeus. O pai tinha uma pequena loja de porcelanas em Banja Luka, onde a família viveu até o início dos anos 40.

2/25 Image
Em abril de 1941, após a eclosão da Segunda Guerra Mundial, a Iugoslávia foi invadida pela Alemanha nazista. O país foi desmembrado e ocupado pelas forças do Eixo e um Estado fantoche colaboracionista foi instalado na Croácia.

3/25 Image
Read 26 tweets
Jun 25
Há 75 anos, tinha início a Guerra da Coreia, um dos mais sangrentos conflitos tributários da Guerra Fria. A guerra se prolongou por três anos e causou enorme devastação, deixando mais de 3 milhões de mortos. Contamos essa história no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Alvo da cobiça estrangeira desde o séc. XIX, a Coreia foi transformada em um protetorado do Japão após a queda da Dinastia Qing, sendo submetida a um projeto colonial repressivo, com a institucionalização do confisco de terras, do trabalho forçado e da violência sexual.

2/25 Image
A ocupação japonesa motivou os coreanos a apoiarem ao esforço dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial. A União Soviética combateu as tropas japonesas ao norte da península, ao passo que os EUA concentraram esforços na porção meridional do território coreano.

3/25 Image
Read 26 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(