Uma investida de Chico provoca pânico na área boliviana, mas em cima da hora surge o zagueiro Arraz, que salva o Litoral.
05’ – UUUUH!
Barbosa cobra um tiro de meta lançando a bola diretamente para o campo adversário, onde Lelé domina e arma um chute potente que surpreende o goleiro Gafure. Ele espalma a bola para escanteio.
Ely cobra lateral entregando a Friaça. O ponteiro avança pela direita e cruza à meia-altura. O cruzamento chega a Lelé que recolhe a bola e chuta rapidamente com força, surpreendendo Gafure. É o primeiro gol vascaíno no Chile.
Agora é a vez de Friaça. O ponta direita escapa bonito da marcação, se infiltra na área, mas erra na hora de dar o passe final para um companheiro livre.
Lelé rouba a bola de Bustamante e avança. Ele dribla Arraz, invade a área e lança um chute violento para o gol. Gafure defende a bola com o corpo já dentro do gol, mas o juizão não viu assim.
O Litoral chega com grande perigo pela primeira vez. Na entrada da área, Caparelli finta Augusto e quase engana Barbosa com seu chute, mas este faz a defesa.
40’ – Jogo fica mais equilibrado nestes últimos minutos. Os dois times atacam bastante, mas sem grandes chances de marcar. Pelo Vasco se destacam Ely, Danilo, Friaça e Lelé. Pelo Litoral, Sandoval e Caparelli vão muito bem.
Vasco começou muito bem. O time marcou em cima e conseguiu encontrar espaços pela esquerda, em cima de Bustamante e Ibañez. Mas após os 30 min, o Vasco relaxou um pouco e deixou o Litoral crescer.
Resultados da rodada:
Colo-Colo/CHI 2 x 2 Emelec/EQU
Nacional/URU 3 x 2 Municipal/PER
Folga: River Plate
Danilo intercepta uma jogada de Bustamante pelo meio e dá a bola a Lelé na esquerda, este corta Valencia e passa para Chico. O ponteiro escapa e chuta violentamente de fora da área. Gafure faz bela defesa!
Danilo e Ibañez se chocam, e o jogador boliviano faz gestos deselegantes ameaçando bater no craque vascaíno, mas o juiz consegue acalmar a situação antes que o pior acontecesse.
Sai o centroavante Dimas no time do Vasco para a entrada de Djalma, que vai fazer a ponta direita. Assim, Friaça sai desta ponta e passa a ser o centroavante do time.
Lelé recebe em ótimas condições dentro da área, não perde tempo e finaliza de forma certeira, sem chances para o goleiro Gafure. Finalmente o Vasco se tranquiliza no jogo.
O juiz decidiu zombar com a cara do vascaíno e expulsou Ismael por trombar forte demais com o goleiro adversário. Piada. O meia direita atuou por menos de 10 minutos.
83’ – Mesmo com um a menos, o Vasco se atira ao ataque para tentar matar o jogo. Friaça protagonizou alguns lances perigosos, mas sem conclusões positivas.
O Vasco joga para o gasto e vence o aguerrido El Litoral da Bolívia por 2 a 1. O próximo compromisso do Expresso será contra o Nacional, campeão uruguaio, no dia 18.
Classificação após a 1ª rodada do Torneio dos Campeões:
1º – Vasco – 2 pontos (saldo +1)
Nacional - 2 pontos (saldo +1)
3º – Emelec – 1 ponto
Colo-Colo – 1 ponto
5º – River Plate – não jogou
6º – El Litoral – 0 (saldo -1)
Municipal – 0 (saldo -1)
Este tempo real foi feito baseado nas descrições do jogo feitas pelo Jornal dos Sports e pela France Football. Ambas as descrições estão na edição 05.669 do Jornal dos Sports.
Galera, agradecemos demais por todo o apoio que vocês dão! Quem quiser ajudar com qualquer valor o nosso trabalho, este é o nosso pix:
estudevasco@gmail.com
Temos muitos projetos ainda pela frente e queremos expandir nosso conteúdo para outras plataformas.
SV!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
11/02/1924 - Há 98 anos nascia José Lázaro Robles, o Pinga, ídolo do Vasco e um dos maiores nomes da história do futebol luso-brasileiro.
Mais sobre a carreira de Pinga ⬇️
Pinga teve que superar um grande obstáculo para se tornar jogador, seu pai.
O sr. José Robles não queria jogadores de futebol na família, mas sim profissionais que possuíssem carreiras mais sólidas que pudessem mudar o nível de vida dos Robles.
Contudo, mesmo com a resistência do pai, Pinga e um de seus irmãos, Arnaldo (ou Pinga II), conseguiram entrar para os times juvenis do Juventus-SP, com ambos indo depois para a Portuguesa, em momentos diferentes (Arnaldo foi antes de Pinga).
Chico começou sua carreira futebolística no Ferro Carril, time de Uruguaiana-RS, sua cidade natal. Em 1941 chegou ao Grêmio onde teve bastante destaque. No final de 1942 esteve muito perto de fechar com o Botafogo, mas acabou acertando com o Vasco.
Sua estreia pelo Gigante foi no início de 1943 contra o São Paulo. A partir de então, o ponteiro gaúcho ficaria mais 12 temporadas no Vasco, sendo o único integrante do Expresso da Vitória a ficar no Vasco de 1944 a 1953 de forma ininterrupta.
2021 marcou a pior temporada vascaína de todos os tempos. Mas para não terminar o ano só falando deste Vasco melancólico, preparamos um fio com as 20 melhores temporadas da história do Vasco.
Separamos números e feitos de times de 8 décadas diferentes. Chega mais!⬇️
20ª - 1934
⚔️38 jogos
✅22 vitórias
❌7 derrotas
📈65.7% de aproveitamento
⚽️80 gols pró
🏆Carioca
➡️1º time do Vasco campeão na era profissional
➡️1ª temporada que o Vasco venceu todos os integrantes do 'Trio de Ferro' paulistano
Time base de 1934:
Rei (Quarenta II, Marques), Domingos (Lino, Brun) e Itália; Gringo (Tinoco), Fausto (Jucá) e Mola (Calocero); Orlando (Bahianinho, Navamuel), Almir (Leônidas, Lamana), Gradim (Quarenta), Nena (Russinho) e D'Alessandro (Carreiro).
Téc: 'Harry' Welfare
22/05/1907 - Há 114 anos nascia Luiz Gervazoni, mais conhecido como "Itália", um dos maiores zagueiros da história do Vasco.
Itália era vascaíno de coração e jogou toda a sua carreira no Vasco, tendo sido o primeiro jogador a alcançar a marca de 400 partidas pelo Gigante.
Ele era o capitão dos fortes esquadrões do Vasco campeões cariocas de 1929 e 1934.
Entre 1929 e 1931, formou uma famosa dupla de zaga ao lado de Brilhante. Os dois atuaram juntos na defesa em 94 partidas, tendo quase 72% de aproveitamento.
Eles formaram a primeira dupla de zaga titular do Brasil em Copas do Mundo.
19/05/1975 - Há 46 anos nascia Delma Gonçalves, mais conhecida como "Pretinha", a maior jogadora da História do Vasco.
Confira números e feitos da craque 👇🏻
Delma começou a carreira na Liga Desportiva de Nova Iguaçu. Ainda com 16 anos se destacou muito num amistoso contra a Seleção Brasileira, o que a fez ser convocada para a primeira Copa do Mundo Feminina em 1991.
Depois da Copa, Pretinha foi para o Clube dos Subtenentes e Sargentos do II Exército, onde ficou até 1993, quando acertou com o Vasco. Desde então ela começou a escrever a história do futebol feminino do Gigante, tornando o Club numa potência nacional.
Há 100 anos nascia Ely do Amparo, ídolo do Expresso da Vitória e um dos melhores médios-direitos da história do futebol.
Números e trajetória do craque 👇🏻
Ely começou a carreira nos juvenis do América na metade final dos anos 1930. Depois foi para o time amador dos rubros onde ficou até 1940, quando acertou com o Canto do Rio tendo atuado pelo time amador do Cantusca até o início de 1943.
Mesmo no time amador, Ely chegou a treinar com a seleção carioca profissional ainda em 1942, e estava acompanhado de ninguém mais que Danilo Alvim, que à época ainda era do América.