Pensar a História Profile picture
Feb 16, 2022 22 tweets 8 min read Read on X
Há 117 anos, em 15 de fevereiro de 1905, nascia a psiquiatra Nise da Silveira. Pioneira da psicoterapia ocupacional, Nise se destacou por promover a humanização do tratamento psiquiátrico, ajudando a abolir práticas como o confinamento, o eletrochoque e a lobotomia.

1/22
Nascida em Maceió, Alagoas, Nise era filha da pianista Maria Lídia e de Faustino Magalhães, diretor do Jornal de Alagoas. Após cursar o ensino básico no Colégio Santíssimo Sacramento, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, tornando-se a única mulher de sua turma.

2/22
Graduou-se em 1926, entrando para o seleto rol das primeiras mulheres formadas em medicina no Brasil. Casou-se posteriormente com o sanitarista Mário Magalhães da Silveira, que seria seu companheiro pelo resto da vida.

3/22
Os artigos do marido sobre os impactos da pobreza nos problemas sanitários ampliariam seu interesse por questões sociais. Em 1927, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde conheceu o farmacêutico socialista Otávio Brandão, que a incentivou a estudar o marxismo.

4/22
No início dos anos 30, Nise filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (antigo PCB) e tornou-se uma das signatárias do "Manifesto dos Trabalhadores Intelectuais ao Povo Brasileiro", documento que exortava a luta popular contra a opressão.

5/22
Pouco tempo depois, entretanto, Nise foi expulsa do PCB, acusada de ser trotskista. Em 1932, a médica estagiou na clínica neurológica de Antônio Austregésilo, pioneiro da neurologia no Brasil.

6/22
No ano seguinte, foi aprovada em concurso público, ingressando no Serviço de Assistência a Psicopatas e Profilaxia Mental do Hospital da Praia Vermelha, onde passou a atuar como médica psiquiatra e pesquisadora.

7/22
Após o Levante Comunista de 1935, Nise tornou-se alvo da repressão do governo Vargas. Foi presa em 1936, permanecendo por quase 2 anos detida no Presídio Frei Caneca. Durante a prisão, conheceu o escritor Graciliano Ramos, que a incluiu no livro "Memórias do Cárcere".

8/22
Após ser libertada, Nise retornou ao Nordeste e aprofundou seus estudos filosóficos, interessando-se pelas obras de Baruch Spinoza. Com o fim do Estado Novo e a anistia aos comunistas, Nise foi reintegrada ao serviço público, voltando a atuar no Centro Psiquiátrico.

9/22
Incomodada com o tratamento desumano, Nise pressionou pela abolição das terapias arcaicas e começou a se negar a aplicar eletrochoques. Foi então transferida para o trabalho com a terapia ocupacional, onde os pacientes eram obrigados a realizar tarefas de limpeza.

10/22
À frente da Seção de Terapêutica Ocupacional, Nise determinou a substituição das tarefas de manutenção e limpeza por atividades artísticas e recreativas, criando ateliês de pintura e modelagem para uso dos internos.

11/22
As mudanças foram extremamente benéficas, permitindo o estímulo dos recursos físicos, cognitivos e emocionais dos pacientes, levando ao alívio dos sintomas e à diminuição do estresse e incentivando a recomposição dos vínculos dos internos com a realidade.

12/22
Nise também vinculou a análise da produção artística ao tratamento clínico, baseando-se nas ideias de Carl Gustav Jung sobre as memórias do inconsciente. O trabalho de Nise teria reconhecimento internacional e profundo impacto sobre o desenvolvimento da arte-terapia.

13/22
Em 1952, Nise fundou o Museu de Imagens do Inconsciente, um centro de pesquisa destinado a conservar, estudar e expor as obras produzidas pelos pacientes do Centro Psiquiátrico Nacional. O museu se converteu em pouco tempo em uma referência internacional em arte-terapia.

14/22
Em 1956, Nise inaugurou a Casa das Palmeiras, primeira clínica psiquiátrica a funcionar em regime de externato no Brasil, tendo por foco a reintegração dos pacientes à vida em sociedade. A Casa das Palmeiras tornou-se o modelo para a criação dos primeiros CAPS.

15/22
Nise também foi uma das precursoras da terapia assistida por animais, incentivando pacientes a cuidarem de animais abandonados como parte do processo de recomposição das referências afetivas. A experiência foi relatada no livro "Gatos, a Emoção de Lidar", de 1998.

16/22
Nise também foi pioneira na introdução da psicologia junguiana no Brasil. A médica manteve contato com Carl Gustav Jung a partir de 1954, tendo sido incentivada a expor trabalhos de seus pacientes durante o II Congresso Internacional de Psiquiatria, sediado em Zurique.

17/22
Jung acompanhou Nise à mostra, orientando-a sobre o processo de análise dos trabalhos e o estudo das referências religiosas e mitológicas para identificar e compreender os arquétipos. Nise estudou no Instituto Carl Gustav Jung entre 1957 e 1962...

18/22
...onde recebeu orientação da renomada psicoterapeuta Marie-Louise von Franz. Após retornar ao Brasil, publicou o livro "Jung: Vida e Obra" e fundou o Grupo de Estudos Carl Jung, que presidiu até 1968.

19/22
Nas décadas seguintes, Nise seguiu atuando em prol da luta antimanicomial e da reforma psiquiátrica e publicou diversos trabalhos, tais como "Casa das Palmeiras" (1986) e "O Mundo das Imagens" (1992) e "Cartas a Spinoza" (1995).

20/22
Recebeu inúmeros prêmios e comendas, incluindo a Ordem do Rio Branco e a Ordem Nacional do Mérito Educativo. Foi membra-fundadora da Sociedade Internacional de Expressão Psicopatológica e influenciou a criação de inúmeras instituições de arte-terapia no Brasil e no mundo.

21/22
Nise faleceu no Rio de Janeiro aos 94 anos, em 30 de outubro de 1999. Sua vida foi retratada no filme "Nise: O Coração da Loucura", dirigido por Roberto Berliner e lançado em 2016.

22/22

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Jan 19
Há 81 anos, as forças soviéticas libertavam os sobreviventes do Gueto de Lodz, na Polônia. Lodz foi o segundo maior gueto nazista da Europa, atrás apenas de Varsóvia. Mais de 210 mil pessoas foram encarceradas no local. Leia mais no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Logo após a invasão da Polônia em 1939, os ocupantes nazistas instituíram uma violenta política de segregação dos judeus. Na cidade de Lodz, conhecida por ter uma significativa comunidade judaica, os alemães reservaram um distrito para confinar a população judia.

2/25 Image
A ordem para criar o gueto foi dada por Friedrich Übelhör, o interventor nazista. Para intimidar a população e forçá-la ao deslocamento, os alemães perpetraram uma série de chacinas e massacres — nomeadamente a "Quinta-Feira Sangrenta", quando 350 judeus foram assassinados.

3/25 Image
Read 26 tweets
Jan 9
O governo brasileiro anunciou o envio de 100 toneladas de medicamentos e insumos médico-hospitalares à Venezuela. A ação ocorre após um bombardeio dos Estados Unidos destruir o maior centro de distribuição de medicamentos do país vizinho.

1/7 Image
A iniciativa prioriza o atendimento a cerca de 16 mil pacientes venezuelanos que dependem de hemodiálise, cujo tratamento foi comprometido após o ataque. A primeira remessa, com 40 toneladas de materiais essenciais, deve partir ainda hoje para Caracas.

2/7 Image
O material inclui filtros, linhas arteriais e venosas, cateteres, soluções para diálise e medicamentos de uso contínuo. Os insumos foram arrecadados com doações de laboratórios públicos, hospitais universitários e organizações filantrópicas brasileiras.

3/7 Image
Read 7 tweets
Jan 5
A polícia de São Paulo desconfia que um assalto a um laboratório da USP ocorrido durante o Réveillon tenha sido motivado por espionagem científica industrial. Dois computadores com HD e software desenvolvidos na USP foram levados durante a ação.

1/8 Image
O assalto ocorreu na madrugada de 1º de janeiro de 2026. Quatro homens armados invadiram a sede do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) e renderam os dois seguranças de plantão. Os vigilantes foram presos na cozinha do instituto.

2/8 Image
Uma van branca foi utilizada para transportar o material subtraído. Os criminosos levaram 8 bobinas de fios de cobre, 80 metros de cabos plásticos e aparelhos celulares. Diversos equipamentos e instalações foram destruídos ou danificados.

3/8 Image
Read 8 tweets
Dec 4, 2025
Há 66 anos, o general Lott esmagava a Revolta de Aragarças, levante golpista contra o governo de Juscelino Kubitschek. A revolta foi conduzida por militares que já tinham tentado um golpe 3 anos antes, mas receberam anistia. Leia no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Candidato à presidência pelo PSD na eleição de 1955, Juscelino Kubitschek (JK) se apresentou ao eleitorado como herdeiro político de Getúlio Vargas, prometendo trazer ao Brasil “50 anos de desenvolvimento em 5 anos de mandato”.

2/25 Image
JK conseguiu herdar os votos de Vargas e foi eleito presidente. O mesmo ocorreu com João Goulart, ex-Ministro do Trabalho de Vargas, que foi eleito como vice em votação separada.
Mas, ao mesmo tempo, JK e Goulart também herdaram a fúria do antigetulismo.

3/25 Image
Read 26 tweets
Nov 13, 2025
O Ministério Público de Milão anunciou abertura de uma investigação formal contra cidadãos italianos suspeitos de terem participado de "safáris humanos" durante a Guerra da Bósnia. Os turistas europeus pagavam até R$ 600 mil para matar civis por diversão.

1/15 Image
O caso ocorreu durante o Cerco de Sarajevo, episódio dramático da Guerra da Bósnia, que se estendeu de 1992 a 1996. Considerado um dos mais violentos cercos militares do século 20, a ofensiva contra a capital bósnia deixou cerca de 12.000 mortos e 60.000 feridos.

2/15 Image
Conforme a denúncia, o serviço era ofertado pelo exército sérvio-bósnio, chefiado por Radovan Karadzic, preso desde 2008. O Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia o condenou a 40 anos de prisão por genocídio e crimes contra a humanidade.

3/15 Image
Read 15 tweets
Nov 7, 2025
Há 129 anos, uma expedição militar era enviada para destruir Canudos. Convertida em um "paraíso dos pobres", a comunidade foi rotulada como uma ameaça à ordem vigente e submetida a um massacre que deixou 25.000 mortos. Leia mais no @operamundi

1/27

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
No fim do século 19, o sertão nordestino estava mergulhado em uma grave crise social. A terra seguia concentrada nas mãos dos latifundiários, os trabalhadores sofriam com o flagelo da seca e os ex-escravizados vagavam implorando por trabalho nas fazendas da região.

2/27 Image
Nesse cenário desolador, muitos sertanejos buscavam na fé a força para enfrentar o sofrimento cotidiano. Nas áreas remotas, onde a igreja também era ausente, essa dinâmica fortaleceu o messianismo rústico, muito influenciado pelas tradições religiosas populares.

3/27 Image
Read 28 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(