Pensar a História Profile picture
Feb 23, 2022 24 tweets 9 min read Read on X
Há 121 anos, em 23 de fevereiro de 1901, era fundado em São Paulo o Instituto Butantan. Considerado um dos principais centros de pesquisa biomédica do mundo, o instituto é o maior produtor de soros e vacinas da América Latina.

1/24 Image
O Butantan responde por 51% dos medicamentos imunizantes e 56% dos soros de uso profilático e curativo fabricados no Brasil. O instituto distribui mais de 100 milhões de doses de vacina por ano e possui um portfólio intelectual com mais de 40 patentes.

2/24 Image
O Butantan foi fundado para combater a epidemia de peste bubônica (ou "peste negra") que havia atingido o Porto de Santos no fim do séc. XIX. A doença dizimou 1/3 da população europeia durante a Idade Média e seguiu retornando em surtos periódicos nos séculos seguintes.

3/24 Image
Quando a epidemia ressurgiu no fim do séc. XIX, o Brasil tentou encomendar o soro antipestoso, produzido pelo Instituto Pasteur da França e pelo Instituto Messina da Itália, mas as duas instituições estavam destinando quase toda a produção para suprir a demanda europeia.

4/24 Image
A solução era produzir o imunizante no Brasil. Em 1899, o governo paulista desapropriou a Fazenda Butantan e instalou um laboratório para produção de soro antipestoso no local. Em 1901, o laboratório tornou-se uma instituição autônoma, denominada Instituto Serumterápico.

5/24 Image
A instituição seria posteriormente rebatizada como Instituto Butantan. Seu primeiro diretor foi Vital Brazil, primeiro cientista a descobrir o princípio da especificidade antigênica, revolucionando o desenvolvimento da imunologia e a produção de soros antiofídicos.

6/24 Image
Em sua primeira década de existência, o Instituto Butantan teve papel fundamental no controle das epidemias de peste bubônica, tifo, varíola e febre amarela que atingiam São Paulo, produzindo imunizantes e coordenando as brigadas de combate e ações sanitárias.

7/24 Image
Em 1902, o instituto já exportava soro para outros estados e países e iniciava sua trajetória como um inovador centro de pesquisas. Em 1906, passou a produzir o soro antidiftérico e em 1909 iniciou as pesquisas com o soro antitetânico, que começaria a ser produzido em 1915.

8/24 Image
Em 1916, foi pioneiro na criação do soro antiescorpiônico e também passou a produzir os soros antitífico e antidisentérico. Em 1918, começou a fabricação em larga escala de medicamentos e insumos para combater a pandemia de Gripe Espanhola.

9/24 Image
Nos anos 20, o instituto desenvolveu suas próprias vacinas contra difteria, varíola e tuberculose (BCG), iniciou a pesquisa da vacina contra a hanseníase e criou o soro antigangrenoso e novos medicamentos antiaracnídicos e antiofídicos.

10/24 Image
Afrânio do Amaral, diretor do Instituto Butantan, foi convidado por Harvard para assumir a direção dos serviços antiofídicos e fundar o Antivenin Institute of America, uma das primeiras organizações de produção de soros antiofídicos estadunidenses, inspirada no Butantan.

11/24 Image
Reconhecido mundialmente como um centro de excelência, o instituto atraiu grandes expoentes da pesquisa biomédica internacional para os seus quadros, tais como Karl Slotta e Heinz Fraenkel-Conrat, pioneiros do estudo da progesterona e do estriol.

12/24 Image
Entre as décadas de 30 e 50, o instituto lançou soro vacínico para tratar coqueluche, desenvolveu vacina para a febre maculosa, criou laboratórios de bacteriologia, imunologia e anatomia patológica e inaugurou o Hospital Vital Brazil, para tratamento antiofídico.

13/24 Image
Em 1961, o Butantan esteve na linha de frente da campanha de vacinação contra a poliomielite, utilizando a vacina Sabin, produzida pela URSS. Com o golpe de 1964 e a instauração da ditadura militar, o instituto passou por um processo de desmonte.

14/24 Image
Houve também redução dos investimentos, perseguição à comunidade científica e negligência diante das emergências sanitárias. Malgrado as dificuldades, o instituto iniciou a produção da vacina tríplice bacteriana e das vacinas contra cólera e sarampo.

15/24 Image
Em 1969, o Butantan se tornou um dos dois centros de imunologia certificados pela OMS nas Américas. Em 1977, ajudou a debelar o surto de encefalite no litoral de SP. E após a redemocratização, coordenou o Programa de Autossuficiência Nacional em Imunobiológicos.

16/24 Image
O Butantan teve papel importante no esforço para reabastecimento dos estoques de soro antiofídico na rede pública de saúde, sucateados durante a ditadura. Participou da Conferência Nacional da Saúde, onde foram definidas as bases do Sistema Único de Saúde (SUS).

17/24 Image
Iniciou a produção do soro antibotulínico e o curso de pós-graduação em biotecnologia, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).

18/24 Image
Também desenvolveu com tecnologia própria a primeira vacina recombinante do Brasil, contra a hepatite B. Em 2002, estabeleceu parceria com a Sanofi Pasteur para produzir a vacina contra a influenza.

19/24 Image
A última década foi caracterizada por uma crise sem precedentes. Subordinada à secretaria de saúde do governo paulista, a instituição foi alvo de uma campanha de desmonte e sucateamento empreendida pelas sucessivas gestões do PSDB e sofreu severos cortes orçamentários.

20/24 Image
Em 2009, o instituto teve de fechar sua biblioteca e vários laboratórios de produção de soros e vacinas, pois as edificações, deterioradas pela falta de manutenção, ameaçavam desabar.

21/24 Image
Em 2010, um incêndio no instituto destruiu a maior coleção científica de serpentes, aranhas e escorpiões do mundo. O conjunto habitacional que abrigava o alojamento dos pesquisadores e funcionários foi demolido e o Hospital Vital Brazil por pouco não foi fechado.

22/24 Image
A produção de vacinas contra hepatite, difteria, tétano e do imunizante Onco BCG foi suspensa. Esses medicamentos são agora adquiridos de laboratórios privados a um custo por unidade até 30 vezes superior ao da produção própria.

23/24 Image
Apesar do sucateamento, o instituto continua dando valiosas contribuições para a ciência nacional. Em 2021, após fechar parceria com o laboratório chinês Sinovac, o Butantan se tornou a primeira instituição brasileira a produzir imunizantes contra a Covid-19.

24/24 Image

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

May 16
Há 82 anos, em 16 de maio de 1943, as tropas alemãs esmagavam o Levante do Gueto de Varsóvia — a maior insurreição judaica contra as forças nazistas ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial. Contamos essa história hoje, no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Até o início do século 20, a Polônia abrigava a maior comunidade judaica da Europa. Comparado às outras nações do continente, o país tinha um histórico de relativa tolerância em relação aos judeus, o que estimulou a imigração das populações perseguidas no Leste Europeu.

2/25 Image
Na capital, Varsóvia, a população judaica era estimada em mais de 400 mil pessoas — quase um terço dos habitantes da cidade.
A invasão da Polônia pela Alemanha nazista em setembro de 1939 trouxe enorme apreensão para a comunidade judaica. O medo era plenamente justificado.

3/25 Image
Read 26 tweets
May 15
15 de maio é o Dia da Nakba, data em que se rememora o processo de limpeza étnica instaurado na Palestina após a criação de Israel — e que resultou na expulsão de 800 mil palestinos e inúmeros massacres. Contamos essa história hoje no @operamundi

1/32

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
A identidade palestina foi moldada ao longo de milhares de anos e reflete a multiculturalidade da região do Levante. Os palestinos descendem de povos que habitavam o Crescente Fértil desde a Idade do Bronze — incluindo os cananeus, que já viviam nessa área há 4.000 anos.

2/32 Image
Ao longo dos séculos, o povo palestino sofreu influência das ondas migratórias e das mudanças políticas no Levante. Inúmeras culturas semitas, nômades e indo-europeias também se estabeleceram na região e vários impérios dominaram a Palestina — dos egípcios aos romanos.

3/32 Image
Read 33 tweets
May 13
Há 40 anos, a polícia dos EUA bombardeava o bairro afro-americano de Cobbs Creek, na Filadélfia, visando destruir a sede do movimento negro MOVE. A ação resultou na morte de 11 pessoas, incluindo 5 crianças. Contamos essa história no @operamundi

1/24

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
O MOVE é um movimento negro de inspiração anarcoprimitivista, fundado na Filadélfia em 1972 por John Africa (Vincent Leaphart). O grupo combina ideário revolucionário (inspirado nos Panteras Negras e no movimento Black Power), ativismo ambiental e defesa dos animais.

2/24 Image
O MOVE defende um estilo de vida comunitário, critica o capitalismo e a revolução tecnológica e prega a ideia de "regresso à natureza". A exemplo do fundador, os membros do grupo adotam o sobrenome "Africa", em alusão às raízes ancestrais.

3/24 Image
Read 25 tweets
May 9
Há 105 anos, em 09/05/1920, nascia a revolucionária cubana Celia Sánchez. Estrategista e coordenadora logística da guerrilha, ela exerceu papel fundamental na viabilização da Revolução Cubana. Contamos sua história hoje, no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Celia nasceu em Media Luna, uma cidade na província de Oriente, em uma família de classe média alta. Era filha de Acacia Manduley e do médico Manuel Sánchez. A mãe de Celia faleceu quando ela ainda era pequena, deixando 8 filhos.

2/25 Image
A visão de mundo de Celia foi bastante influenciada por seu pai. Liberal humanista e admirador das ideias de José Martí, Manuel costumava atender gratuitamente os pacientes pobres nos grotões de Cuba e criticava energicamente as injustiças sociais no país.

3/25 Image
Read 26 tweets
May 8
A União Soviética foi o país que mais contribuiu para a derrota do nazismo. Nenhuma outra nação lutou em tantas frentes e venceu tantas batalhas. E o esforço do Ocidente para apagar esse grandioso legado é descomunal. Leia mais no @operamundi

1/27

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
“Sem os Estados Unidos, a libertação nunca teria acontecido”, disse Donald Trump nesta quarta-feira, na véspera do Dia da Vitória — data em que se celebra a rendição incondicional da Alemanha nazista e o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.

2/27 Image
A frase de Trump é apenas a adição mais recente a um extenso catálogo de declarações revisionistas que buscam, ao mesmo tempo, apagar o papel da União Soviética na luta contra o regime nazista e exagerar a contribuição dos Estados Unidos e de seus aliados no Ocidente.

3/27 Image
Read 28 tweets
May 7
Há 133 anos, nascia Josip Broz Tito, um dos maiores líderes socialistas do século XX. Marechal Tito comandou a luta contra o regime nazista nos Balcãs e liderou o governo revolucionário da Iugoslávia. Contamos sua história hoje no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Josip Tito nasceu em 7 de maio de 1892 em Kumrovec, na Croácia, à época parte do Império Austro-Húngaro. Envolveu-se ainda jovem com o movimento operário, filiando-se ao sindicato dos metalúrgicos e ao Partido Social-Democrata da Croácia.

2/25 Image
Em 1913, ingressou no Exército Austro-Húngaro, onde galgou rápida ascensão. Após a eclosão da Primeira Guerra, combateu as tropas da Rússia na Frente Oriental. Ferido em combate, foi capturado pelos russos e enviado para um campo de trabalhos forçados nos Montes Urais.

3/25 Image
Read 26 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(