Esse homem grudou os prótons no núcleo atômico A FORÇA e ganhou um premio Nobel por isso!
Você já deve ter ouvido falar que o núcleo atômico é composto de prótons e nêutrons. Pera, um monte de carga elétrica positiva no mesmo lugar? Elas não se repelem??
Vamos pegar um dos átomos mais simples: Hélio.
Dois próton e dois nêutrons.
Desconsiderando efeitos quânticos e considerando só a interações eletroestáticas, temos que a força de repulsão entre um próton e outro é de 80N!
Isso é equivalente a colocar OITO FUCKING SACOS DE FARINHA em cima de um único próton!
Mas como átomos são estáveis, essa não pode ser toda história certo? SIM!
Hideki Yukawa, o homem no começo a thread, propôs que prótons e nêutrons interagem de outra forma que não a eletromagnética.
Segundo Yukawa a interação era de curto alcance e por isso não haviam efeitos macroscópicos. E esse curto alcance era que diferente da interação eletromagnética que troca fótons, essa interação trocava partículas com massa.
Sua teoria previa que a massa dessa partícula mediadora era um meio termo entre a massa do elétron e do próton e por isso ela foi batizada de méson, do grego, intermediário.
Se você viu a letra grega pi na figura anterior e deu uma desconfiada, você tá certo!
Diversos cientistas tentaram detectar essa partícula de forma experimental, o que levou a descoberta do méson pi, pelo brasileiro César Lattes!
Isso deu o premio Nobel de Física de 1949 ao Hideki Yukawa pelo modelo de interações nucleares e o de 1950 a Cecil Powell pelo desenvolvimento da técnica de detecção de partículas com chapas fotográficas (O Lattes trabalhava no laboratório do Powell na Un. de Bristol)
E os caminhos científico desses grandes cientistas se cruza! Yukawa foi o primeiro cientista japonês a se receber o prêmio, se tornando um nome de destaque na comunidade japonesa.
Depois da segunda guerra mundial, no Brasil, os imigrantes japoneses eram divididos entre aqueles que achavam que o Japão tinha vencido a guerra (kachigumi) e os que sabiam que o Japão tinha perdido (makegumi)
Chegou ao ponto que alguns membros do kachigumi formaram uma organização terrorista chamada Shindo Renmei que chegou a assassinar imigrantes makegumi.
Para tentar esclarecer a situação, os makegumi decidiram juntar dinheiro para trazer Hideki Yukawa ao Brasil para contar a verdade. Como ele era respeitado pela comunidade, seria alguém ouvido. Isso aconteceu em 1952.
Yukawa não pode vir na época, o dinheiro juntado para sua viagem foi doado a Universidade de Kyoto, que passava por muitas dificuldade no pós-guerra. Isto iniciou as relações entre cientistas brasileiros e japoneses!
Em 1958, aconteceu o ciquentenário da imigração japonesa no Brasil e os professores Yukawa e Taketani vieram a nosso país e fizeram questão de visitar a comunidade São Bernardo do Campo que havia doado dinheiro.
O prof. Taketani se tornou diretor do Instituto de Física Teórica (que funcionava no prédio que é atualmente o @Inst_principia, onde trabalho). E em 1959, o prof. Yukawa manda uma carta para o César Lattes propondo a criação da Colaboração Brasil-Japão (CBJ) de Raios Cósmicos!
A CBJ surgiu efetivamente em 1962, produzindo diversos estudos na Física de raios cósmicos e tendo desenvolvido MUITO esta área de pesquisa no Brasil. Ela existiu até a década de 1990, sendo uma grande parte da história da ciência em nosso país!
OBS: Hoje sabemos que apesar de funcionar a teoria do Yukawa não é completa. A interação que segura as partículas no núcleo é a interação forte, que só foi entendida com a descoberta dos quarks e é mediada por gluons.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
"Um menino e seu átomo" é o menor filme já produzido segundo o Guiness! Produzido pela IBM em 2013, o curta foi feito em stop motins manipulando apenas 65 moléculas de monóxido de carbono!
Para tanto, os pesquisadores produziram 242 imagens estatísticas manipulando as moléculas com o auxílio de um microscópio de tunelamento. Cada frame tem apenas 45 por 25 nanometros!
Essa manipulação é feita com uma agulha de cobre, que dispõe os átomos em um substrato também de cobre e é feita em uma temperatura de -268°C. Os pontos que vemos no vídeo são os átomos de oxigênio do monóxido de carbono.
Estamos entrando na segunda era de tecnologias quânticas! Perdeu o bonde e não viu a primeira geração de tecnologias quânticas passar por você?
A física quântica não é algo de interesse restritos dos cientistas. Muitas tecnologias presentes no nosso dia a dia são baseadas nesta teoria que é estudada por físicos desde 1900!
[Atualização do sistema internacional de unidades] #FisicaThreadBR
Fala galera! No mês passado (Nov/2022), ocorreu 27a conferência geral de pesos e medidas. Trago a principal novidade: novos prefixos para as medidas do sistema internacional de unidades!
Como vocês sabem, o sistema internacional de unidades padroniza como medimos determinadas grandezas, como distância, tempo, massa,etc.
Além das unidades usadas (metrô, segundo, kg, etc), ele admite prefixos que transformam a unidade anterior multiplicando ou dividindo por 1000.
[Como hippies salvaram a Física] #FísicaThreadBR
.
Parece um título estranho e talvez um clickbait safado? Acontece que este é o título de um livro do físico e historiador de ciência, David Kaiser do MIT.
E essa história se liga ao prêmio Nobel desse ano!
📸: Fred Alan Wolf
No final da década de 60, os EUA ainda viviam efeitos do pós-guerra, além da própria guerra do Vietnã. Movimentos de contracultura como os hippies estavam em grande destaque.
Já na Física, havia muito desemprego. Além disso, os tempos áureos dos grandes debates sobre como funcionava a mecânica quântica (aquela que descreve o mundo microscópio) haviam passado. O importante é que funcionava e a lei era "shut up and calculate" (cale-se e calcule)
Olha essa coleção de adesivos que nós do @Inst_principia preparamos! Se você vier ao YouScience ou encontrar a gente na @CampusPartyBRA pode pegar a vontade!
Bertha Lutz, segunda mulher deputada no Brasil e diretora do departamento de Botânica do Museus Nacional!
Foi uma figura importante para várias pautas como o direito feminino ao voto, licença maternidade e no incentivo ao ensino superior as mulheres.
Margaret Hamilton, uma importante cientista da computação e designer de software chefe da missão Apollo 11! Nesta foto vemos o código que levou o homem a Lua!
Todo mundo deve ter visto esse cálculo incorreto de percentual de votos pra dizer que as eleições foram fraudadas, né?
Mas como fazer o cálculo correto?
Vem comigo nesta pequena #MatThreadBR!
Vamos lá, pra facilitar a vida vou nomear as porcentagens de cada região da seguinte forma:
L1 = percentual do nordeste que votou no Lula
L2 = percentual do norte que votou no Lula
E assim por diante usando a ordem da tabela.
Modo incorreto:
Somar e dividir pelo número de regiões, isto é, uma média simples. Mas onde está o erro nessa conta? Vamos abrir um pouco a expressão!