A Ucrânia está pedindo para sua população produzir coquetéis molotov para enfrentar as tropas russas.
Há uma ironia nesse fato. Isso já aconteceu, em 1939, para proteger outro país europeu de uma invasão russa. E com um final surpreendente.
Conto esta história aqui embaixo:
Molotov é Viatcheslav Molotov, Ministro das Relações Exteriores de Stalin.
Nesta foto, de 1939, ele está assinando o Pacto Molotov-Ribbentrop com Joachim von Ribbentrop, ministro de Relações Exteriores do Terceiro Reich - um acordo que uniu soviéticos e nazistas.
Foi graças ao Pacto Molotov-Ribbentrop que soviéticos e nazistas anexaram e dividiram a Polônia - um capítulo indispensável para o início da Segunda Guerra Mundial.
Este aqui é o registro de uma parada militar que as forças armadas dos dois países realizaram em Brest-Litovsk.
Mas o Pacto Molotov-Ribbentrop não definiu apenas as fronteiras da Polônia - como da Lituânia, Letônia, Estônia e Finlândia.
Nazistas e soviéticos dividiram o leste da Europa como quem compartilhava um jantar.
Esse vídeo aqui é da Guerra de Inverno, quando o Exército Vermelho invadiu a Finlândia, em 1939.
Os combates duraram 3 meses.
A Liga das Nações - o equivalente da época à ONU - considerou o ataque ilegal e expulsou a União Soviética da organização.
Os soviéticos levaram uma surra na Guerra de Inverno.
70 mil finlandeses morreram, contra até 381 mil russos.
Os finlandeses perderam 30 tanques militares. Os soviéticos perderam 3.543.
62 aeronaves finlandesas foram abatidas, contra até 515 aeronaves russas.
Parte da dificuldade soviética é explicada pela resiliência finlandesa. Mas não apenas isso.
Em ampla desvantagem - 5,7 mil peças de artilharia russas contra 400 da Finlândia, 3,8 mil aviões soviéticos contra 110 finlandeses - os finlandeses apelaram para a criatividade.
Para derrotar os soviéticos, os finlandeses prepararam uma arma baseada em uma garrafa de vidro com líquidos inflamáveis.
Meio milhão de garrafas foram produzidas pela Alko - uma empresa finlandesa de bebidas alcoólicas - fornecidas às tropas com fósforos de madeira.
A propaganda russa dizia que o ministro Molotov produziu a Guerra de Inverno não para bombardear, mas para entregar alimentos humanitários para a Finlândia.
Em ironia, os finlandeses chamaram a arma de "coquetel Molotov", como "uma bebida para acompanhar seus pacotes de comida".
Cerca de 600 mil soldados russos enfrentaram 300 mil finlandeses.
Moscou esperava que a guerra acabasse em 3 semanas. Durou 3 meses, grande parte graças ao coquetel molotov.
Ela só foi encerrada através de um tratado de paz, com a URSS abocanhando 10% do território finlandês.
A Guerra de Inverno é até hoje motivo de orgulho para a Finlândia, que produziu dezenas de livros, jogos, documentários, séries, filmes e músicas sobre o episódio.
Quando tudo parecia perdido, a Finlândia respondeu com coragem e criatividade.
Como dizia o escritor americano Mark Twain, a História pode até não se repetir - mas ela rima.
Toda solidariedade ao povo ucraniano.
🇺🇦
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Nesse final de semana haverá eleições na Alemanha.
Eu preparei essa thread sobre a Alternativa para a Alemanha, para que, daqui a um tempo, você não seja pego de surpresa sobre quem manda na AfD:
Em abril de 2024, a justiça da República Tcheca anunciou o congelamento dos bens de dois homens acusados de dirigir uma operação de influência para a Rússia na Europa. Os seus nomes eram Viktor Medvedchuk e Artem Marchevsky.
Se você acha que a Rússia não é uma ameaça à segurança mundial, e que todas as acusações recentes contra Moscou não passam de propaganda, russofobia ou histeria, você definitivamente precisa se informar melhor.
Aqui embaixo, revelo por que você está errado:
Nessa semana, publiquei essa thread, em que conto como a inteligência de diferentes nações europeias detecta a ambição russa de atacar países membros da OTAN nos próximos anos – o que poderia provocar uma guerra aberta na Europa.
Nela, disse que a principal ambição política de Vladimir Putin é a restauração dos territórios perdidos na dissolução da União Soviética. cambridge.org/core/journals/…
Putin lamenta repetidas vezes a derrocada da condição imperial russa, e chama a dissolução da União Soviética de “maior tragédia geopolítica do século”. nbcnews.com/id/wbna7632057
Ele entende que esse foi um processo de “desintegração da Rússia histórica sob o nome de União Soviética”. reuters.com/world/europe/p…
Abandonar a Ucrânia não é uma opção para a Europa. O risco de realizar esse movimento é a história se repetir e outros países europeus serem engolidos pela ambição de um ditador imperialista.
Qual a chance disso acontecer e por que isso é tão importante?
Conto aqui embaixo:
Nesse final de semana, numa entrevista para a Economist, Zelensky acusou Moscou de trabalhar na formação de 10 a 15 divisões militares, com mais de 100 mil soldados, com a intenção de enviá-los à Bielorrússia para atacar um país-membro da OTAN.
Você provavelmente já sabe o que é o TikTok, então não preciso perder muito tempo explicando.
Mas de forma resumida: o TikTok nasceu em 2016, como um app para gravar e compartilhar vídeos com sincronização labial. Nada muito revolucionário, mas sucesso imediato.
O conteúdo evoluiu bastante desde então – das dancinhas às análises políticas.
No passado, ele só existia na versão chinesa, chamada Douyin (抖音). Até hoje o Douyin é o aplicativo disponível na China.
Sim, são dois apps. Douyin e TikTok pertencem à mesma empresa, são praticamente a mesma coisa, mas os seus conteúdos são completamente diferentes.
O TikTok que você conhece é bloqueado na China.
Douyin e TikTok são da chinesa ByteDance.
A ByteDance foi fundada pelo chinês Zhang Yiming. Em 2024, Yiming virou o homem mais rico da China. bbc.com/news/articles/…