Pensar a História Profile picture
Mar 9, 2022 13 tweets 5 min read Read on X
A major soviética Lyudmila Pavlichenko é considerada a franco-atiradora feminina mais bem sucedida da história. A ela são creditadas as mortes de 309 soldados nazistas, incluindo 36 snipers e ao menos 100 oficiais.

1/12
Lyudmila Pavlichenko nasceu em Bila Tserkva, na Ucrânia, em 12 de julho de 1916. Estudante de história na Universidade de Kiev, Lyudmila se ofereceu como voluntária ao recrutamento do Exército Vermelho em 1941, após a invasão da União Soviética pelas tropas de Hitler.

2/12
Tornou-se uma das mais de 2.000 franco-atiradoras femininas do Exército Vermelho que atuaram durante a Segunda Guerra Mundial. Apenas um ano após seu ingresso no exército, já havia atingido a patente de tenente e recebido uma condecoração por seus esforços de guerra.

3/12
Em 1942, Lyudmila foi ferida em combate por um morteiro. Afastada do campo de batalha para se recuperar, foi enviada para os Estados Unidos para uma visita oficial, tornando-se a primeira cidadã soviética a ser recebida por um presidente estadunidense na Casa Branca.

4/12
Após ser homenageada por Franklin Roosevelt, foi convidada pela primeira dama, Eleanor, para fazer um tour pelos Estados Unidos e relatar suas experiências em combate.

5/12
Lyudmila não escondeu sua irritação com a futilidade da imprensa estadunidense, que insistia em perguntas sobre uso de maquiagem, se estava satisfeita com seu peso ou sobre a aparência de seu uniforme.

6/12
Em determinada ocasião, retrucou: "Se vê que, para os americanos, o importante é se as mulheres vestem roupa íntima de seda por baixo do uniforme. Mas o significado verdadeiro do uniforme, isso eles precisam aprender".

7/12
Em Chicago, foi muito aplaudida após discursar em favor da criação de uma segunda frente de combate aos nazistas: "Eu tenho 25 anos e já matei 309 invasores fascistas até o momento. Vocês não acham, senhores, que já se esconderam por muito tempo atrás das minhas costas?".

8/12
Após retornar à União Soviética, Lyudmila foi promovida a major e passou a treinar snipers para o Exército Vermelho. Em 1943, foi condecorada com a Estrela de Ouro, tornando-se oficialmente Heroína da União Soviética.

9/12
Após a guerra, Lyudmila concluiu seus estudos na Universidade de Kiev, tornando-se historiadora. Serviu como assistente de pesquisas no Quartel-General da Marinha e ingressou no Comitê Soviético dos Veteranos de Guerra. Faleceu em Moscou, em 10 de outubro de 1974.

10/12
Sua trajetória foi contada no filme biográfico russo "A Batalha de Sevastopol", dirigido por Sergey Mokritskiy, que tem entre os pontos altos a dramatização de um diálogo entre a franco-atiradora e a primeira-dama dos Estados Unidos.

11/12
Ao ser questionada por Eleanor Roosevelt sobre quantos homens havia matado, Lyudmila retrucou: "Não eram homens. Eram fascistas".

12/12
O filme supracitado está disponível no Youtube. Tem algumas pequenas falhas na legenda, mas no geral dá pra entender bem.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Aug 29
Há 31 anos, em 29/08/1993, um grupo de extermínio formado por policiais militares invadia a favela de Vigário Geral e assassinava 21 moradores da comunidade. A chacina era uma punição coletiva pelo assassinato de 4 PMs. Nenhuma das vítimas tinha antecedentes criminais.

1/25 Image
A Chacina de Vigário Geral foi o maior massacre cometido pelas forças policiais nas favelas do Rio de Janeiro até então. 52 pessoas foram denunciadas pelo massacre, mas somente 4 foram condenadas. Esse é o tema do artigo de hoje para o @operamundi

2/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
A década de 1990 foi marcada pela intensificação das chacinas policiais no Rio de Janeiro. Paradoxalmente, esse fato ocorreu em paralelo com a consolidação do processo de redemocratização, já sob a vigência da Constituição Federal de 1988.

3/25 Image
Read 25 tweets
Aug 27
Há 11 anos, em 27/08/2013, médicos cubanos eram hostilizados por seus pares brasileiros durante um evento do Ministério da Saúde em Fortaleza. Os cubanos foram vaiados, insultados com termos como "escravos" e "açougueiros" e orientados a "voltar para a senzala".

1/25 Image
Os cubanos cubanos vieram ao Brasil para atuar no programa "Mais Médicos", preenchendo vagas ociosas, rejeitadas pelos profissionais brasileiros. A história do programa é o tema do nosso artigo de hoje para o portal @operamundi

2/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
O programa “Mais Médicos” foi lançado em julho de 2013, durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff, visando suprir a carência de médicos nos municípios do interior, em comunidades isoladas e nas periferias das grandes cidades.

3/25 Image
Read 25 tweets
Aug 26
Há 118 anos, em 26 de agosto de 1906, nascia o cientista polonês Albert Sabin, o criador da vacina oral contra a poliomielite — doença viral infecciosa responsável por causar a paralisia infantil.

1/29 Image
Com ajuda da União Soviética, Albert Sabin desenvolveu, testou e lançou a vacina oral (gotinha) que permitiu erradicar a pandemia de poliomielite nos anos 60. Esse é o tema do artigo de hoje para o @operamundi

2/29

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Albert Sabin nasceu em uma família judia de Bialystok, na Polônia. Imigrou para os EUA ainda na adolescência e se formou em medicina pela Universidade de Nova York. Especializou-se em virologia, dedicando-se ao estudo de diversas doenças infecciosas nos anos 30 e 40.

3/29 Image
Read 29 tweets
Aug 23
Há 50 anos, o governo do estado Nova York se tornava alvo de uma ação coletiva movida pelos pais das crianças internadas na Escola Estadual de Willowbrook — um internato para crianças com deficiência intelectual. Eles haviam descoberto algo perturbador...

1/26 Image
Entre 1955 e 1970, milhares de crianças pobres e portadoras de transtornos mentais foram utilizadas como cobaias humanas e deliberadamente infectadas com hepatite. Os Experimentos de Willowbrook são o tema do nosso artigo de hoje para o @operamundi

2/26

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Localizada em Staten Island, na cidade de Nova York, a Escola Estadual de Willowbrook foi originalmente concebida como um internato para crianças com transtornos psiquiátricos. A construção teve início em 1938, mas foi interrompida após a eclosão da Segunda Guerra Mundial.

3/26 Image
Read 26 tweets
Aug 22
Há 233 anos, em 22 de agosto de 1791, negros escravizados e libertos iniciavam uma grande rebelião contra o domínio colonial francês em São Domingos, dando início à Revolução Haitiana. Esse é o tema do nosso artigo de hoje para o @operamundi

1/28

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
A colonização do atual território do Haiti teve início em 1492, quando os espanhóis reivindicaram a posse da Ilha de São Domingos. Em 1697, com a assinatura do Tratado de Rijswijk, a Espanha cedeu para a França o domínio sobre a porção ocidental da ilha.

2/28 Image
Após exterminarem quase toda população nativa, os europeus começaram a levar africanos para serem usados como mão de obra escrava nas plantações. A principal atividade econômica no Haiti era a produção de açúcar, uma das mercadorias mais valorizadas no mercado internacional

3/28 Image
Read 28 tweets
Aug 21
Começou oficialmente a arrecadação para a campanha à vereança da candidata que apoiamos em Curitiba, Evelin Moreira do PT.
Convidamos os que puderem a fazer um pix de qualquer valor para construir esse projeto. Seguem aqui alguns motivos a se considerar:

(1/8) Image
1- Evelin é uma candidata da classe trabalhadora.

Nascida em Pojuca (BA), cidade com menos de 40 mil habitantes, Evelin migrou para Curitiba com pouco mais que a passagem.

Técnica em Enfermagem, seu patrimônio não é dos candidatos ricos e de família "importante".

(2/8) Image
2- Sem apadrinhamento

Evelin não conta com o apoio formal de qualquer candidato já eleito, e por conseguinte com uma verba que fatalmente é destinada a esses. Ao mesmo tempo, ela não deve favores a ninguém, a não ser para a classe trabalhadora curitibana.

(3/8) Image
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(