Pensar a História Profile picture
Mar 9, 2022 23 tweets 9 min read Read on X
Quase todos os registros fotográficos de membros das forças militares ucranianas são acompanhados de símbolos (neo)nazistas nas fardas e patches. E a imprensa, ao invés de esclarecer o significado desses símbolos, tem ajudado a naturalizá-los e associá-los a valores positivos.

+
Image
Image
O emblema do Batalhão de Azov é o mais recorrente. O Batalhão de Azov é uma organização paramilitar neonazista fundada em 2014, com financiamento e treinamento da CIA, responsável por diversos crimes de guerra e massacres cometidos contra as minorias russas de Donbass.

+ Image
O emblema do Batalhão de Azov consiste em um wolfsangel invertido. Wolfsangel é um símbolo heráldico alemão de inspiração viking que foi adotado como primeiro símbolo do Partido Nazista da Alemanha.

+ Image
Mesmo após a adoção da suástica como símbolo oficial do Partido Nazista, o wolfsangel seguiu como emblema de diversas divisões blindadas e de infantaria da SS, organização paramilitar nazista que conduziu a matança de milhões de pessoas na Segunda Guerra.

+ Image
O símbolo foi adotado por organizações nazistas da Alemanha e de outros países europeus, incluindo o Movimento Nacional Socialista dos Países Baixos e a Guarda Valona da Bélgica. Na Ucrânia, foi também usado pelo Svoboda, antigo Partido Nacional-Socialista Ucraniano.

+ Image
Outros símbolo que tem sido visto com frequência nas fardas dos militares ucranianos é o Sol Negro.

+ Image
O símbolo consiste em uma roda solar formada por runas radiais. O Sol Negro decorava o piso do Castelo de Wewelsburg, que Heinrich Himmler, proeminente líder nazista e comandante da SS e da Gestapo, reservou para uso das organizações paramilitares nazistas.

+ Image
O Sol Negro é um dos principais elementos do misticismo nazista, considerado signo da energia mística que renovaria a raça ariana. Após a queda da Alemanha nazista, o Sol Negro foi adotado como um substituto da suástica por sugestão de Wilhelm Landig, ex-oficial da SS.

+ Image
O Sol Negro serve de símbolo a diversas organizações e milícias neonazistas atuais, incluindo o Antipodean Resistance e membros do movimento Unite the Right - não apenas pelas ligações com o ocultismo nazista, mas também por lembrar a forma de três suásticas sobrepostas.

+
Image
Image
O emblema estampado na bandeira do Batalhão de Azov combina os dois símbolos nazistas - Wolfsangel e Sol Negro - e o brasão de armas da Ucrânia.

+ Image
O brasão de armas da Ucrânia se assemelha a um outro símbolo que tem sido bastante difundido pela imprensa, onde a haste central do tridente é substituída por uma espada. Trata-se do emblema da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN).

+ Image
A OUN era uma organização fascista liderada por Stepan Bandera que colaborou com os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi responsável por realizar os pogroms que exterminaram 15 mil judeus em Lviv e conduziu o massacre de 100 mil poloneses na Galícia e em Volínia.

+ Image
O emblema da OUN foi adotado como símbolo pela organização neonazista Pravyi Sektor (Setor Direito), apontada como principal responsável pelo assassinato de dezenas de manifestantes. A onda de violência serviu de justificativa ao golpe de 2014 e à queda de Yanukovich.

+
Image
Image
Outro símbolo bastante presente em patches, tatuagens e bandeiras é o emblema e a bandeira da OUN-B - facção radicalizada da OUN que tentou proclamar a fundação de um estado ucraniano vassalo da Alemanha nazista em Lviv em 1941.

+ Image
A insígnia do Leão Russiano também é um símbolo bastante presente em patches e nas manifestações da extrema-direita ucraniana. A insígnia servia de símbolo à 14.ª Divisão de Granadeiros da Waffen SS Galizien - a infame Divisão Galícia.

+
Image
Image
A Divisão Galícia era uma divisão de infantaria subordinada à SS, chefiada por oficiais nazistas e composta por voluntários ucranianos simpatizantes do ideário nazista.

+ Image
A Divisão Galícia atuou em diversas ofensivas organizadas pelo Terceiro Reich e foi responsável por diversos massacres e crimes de guerra, sobretudo contra as comunidades polonesas e judaicas do oeste ucraniano - nomeadamente os massacres de Pidkamin e Palikrowy.

+ Image
Há inúmeros registros de soldados ucranianos utilizando o símbolo de um escudo preto com uma caveira sobre ossos cruzados. É outro símbolo nazista, conhecido como "totenkopf".

+ Image
O totenkopf era utilizado pela Stabswache, a guarda pessoal de Adolf Hitler, que viria a ser enormemente expandida até se converter na gigantesca organização paramilitar Schutzstaffel (SS). A insígnia seguiu sendo utilizada, adotada como elemento decorativo dos quepes da SS.

+ Image
Diversas organizações nazistas adotaram o uso do totenkopf, incluindo as unidades militar Panzer do Exército e da Luftwaffe, as tropas de elite da Fallschirm-Panzer-Division, o esquadrão de bombardeio Kampfgeschwader e a 3ª Divisão SS Totenkopf da Waffen-SS.

+ Image
Combatentes ucranianos também tem ostentado brevês decorados com representações da runa odal (ou runa othala), um símbolo derivado da língua protonórdica.

+ Image
A runa odala era o símbolo do Departamento Central de Raça e Colonização da SS. Também serviu de insígnia para a Divisão de Montanha da SS Prinz Eugen na Croácia e substituiu a suástica como emblema de diversas organizações nazistas após a Segunda Guerra.

+ Image
A runa odal nazista diferencia-se da runa tradicional por possuir serifas (pés). Há registros do uso de ambas por grupos de extrema-direita, mas a versão com serifas foi criada para ser um emblema de organizações do Partido Nazista alemão.

+ Image

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Jul 31
Em julho de 2025, o Grupo Globo completou 100 anos. Apagada pela narrativa apologética da empresa, há uma longa lista de participação em golpes, apoio a ditaduras, manipulação, escândalos comerciais, etc. Contamos essa história no @operamundi

1/31

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Nenhuma família tem mais motivos para celebrar o centenário da Globo do que a própria família Marinho. O conglomerado os transformou em um dos clãs mais ricos e poderosos do Brasil, com um patrimônio superior a 50 bilhões de reais — um montante que não para de crescer.

2/31 Image
O império dos Marinho abrange a Rede Globo, 2ª maior emissora do mundo, e um vasto conjunto de empresas de mídia que garantem à família o controle sobre boa parte das informações consumidas pelo público, dando-lhe enorme influência sobre a percepção da realidade.

3/31 Image
Read 32 tweets
Jul 29
Há 135 anos, falecia o pintor holandês Vincent Van Gogh. Expoente do pós-impressionismo, ele se notabilizou por seu estilo original, repleto de expressividade, cores vivas, pinceladas enérgicas e texturas densas. Contamos sua história no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Van Gogh nasceu em Zundert, no Brabante do Norte, em uma família religiosa e austera. Filho de um pastor protestante, foi alfabetizado em casa pela mãe. Concluiu o ensino básico em uma escola de Zevenbergen. Depois, cursou o ensino secundário em um internato de Tilburgo.

2/25 Image
Aos 16 anos, foi enviado a Haia para trabalhar na Goupil & Cia, filial de uma galeria parisiense aberta por seu tio. Na função de representante comercial da galeria, visitou Bruxelas, Londres e Paris. Em Londres, apaixonou-se por Eugénie Loyer, mas foi rejeitado.

3/25 Image
Read 26 tweets
Jul 28
Há 87 anos, Maria Bonita encontrava seu fim trágico no Massacre de Angico. Ela foi assassinada junto com Lampião e outros 9 cangaceiros de seu bando. A história da primeira mulher a integrar o cangaço é o tema do nosso artigo para o @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Maria Gomes de Oliveira nasceu no povoado de Malhada da Caiçara, em Santo Antônio da Glória, no Sertão baiano. Sua data de nascimento é objeto de debate. As fontes tradicionais apontam que ela nasceu em 08/03/1911, mas a certidão de batismo registra a data 17/01/1910.

2/25 Image
Filha de José Filipe Gomes e Maria Joaquina Conceição de Oliveira, Maria Bonita cresceu em um ambiente marcado pela desigualdade e pela exclusão social. Acostumou-se desde pequena a trabalhar na lavoura, ajudando os pais no plantio do milho, do feijão e da mandioca.

3/25 Image
Read 26 tweets
Jul 25
Há 4 anos, falecia o revolucionário português Otelo Saraiva de Carvalho. Ele foi o líder do Movimento das Forças Armadas e o principal articulador da Revolução dos Cravos, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo. Leia mais no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Otelo nasceu em Lourenço Marques (Maputo), em Moçambique, em 31/08/1936, filho de um funcionário dos Correios, Telégrafos e Telefones de Portugal. Ingressou na Academia Militar em 1955 e especializou-se posteriormente na Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas.

2/25 Image
Otelo começou a se informar sobre a luta anticolonial após uma viagem à França, onde teve contato com líderes de movimentos autonomistas africanos. Ao mesmo tempo, ele se aproximou das ideias de Humberto Delgado e António Sérgio, ambos proeminentes opositores de Salazar

3/25 Image
Read 26 tweets
Jul 24
Há quatro anos, um monumento em homenagem ao bandeirante Borba Gato era incendiado em São Paulo. A ação acendeu o debate sobre legitimidade dos protestos contra símbolos da violência colonial. Esse é o tema do artigo de hoje para o @operamundi

1/26

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Borba Gato é um de vários monumentos em homenagem aos bandeirantes espalhados por São Paulo.
Os bandeirantes eram sertanistas do período colonial responsáveis por organizar expedições em busca de pedras preciosas e para a captura de indígenas a serem escravizados.

2/26 Image
Image
Image
Image
Os bandeirantes protagonizaram inúmeros massacres contra nativos, sendo responsáveis pelo extermínio de centenas de milhares de indígenas. Também integraram milícias contratadas para destruir quilombos e capturar negros escravizados que fugiam das fazendas e engenhos.

3/26 Image
Read 27 tweets
Jul 23
Há 11 anos, falecia Ariano Suassuna. Ele é autor de alguns dos textos mais conhecidos do teatro brasileiro, incluindo o Auto da Compadecida, e dedicou toda a sua vida a lutar pela valorização da cultura popular. Contamos sua história no @operamundi

1/25

operamundi.uol.com.br/pensar-a-histo…
Ariano Vilar Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, na cidade de Paraíba do Norte, atual João Pessoa. Ele pertencia a uma família com grande influência política na Paraíba. Era filho de Rita de Cássia Dantas Villar e do advogado João Suassuna, o governador do estado.

2/25 Image
Aos três anos de idade, Ariano perdeu o pai. João Suassuna foi assassinado em meio aos embates da Revolução de 1930, provavelmente como um desdobramento da execução de João Pessoa, o candidato à vice-presidência na chapa encabeçada por Getúlio Vargas.

3/25 Image
Read 26 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(