Gustavo Petro (centro-esquerda), Frederico Gutiérrez (direita) e Sergio Fajardo (centro-direita) foram escolhidos dentro das respectivas coligações e serão os candidatos principais da eleição presidencial colombiana pagina12.com.ar/407853-gustavo…
No Senado e Câmara, as eleições puseram a direita uribista em minoria
O Pacto Histórico (centro-esquerda) cresce no Congresso colombiano enquanto o uribismo afunda publico.es/internacional/…
O avanço histórico da esquerda (ou melhor, centro-esquerda) colombiana nas eleições legislativas pagina12.com.ar/408061-histori…
(Vale lembrar, porém, que em 1990 o M-19 chegou a eleger 19 de 70 cadeiras em disputa)
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Pensa numa dupla desorientada: o casal de Maryland preso pelo FBI por tentar vender segredos de submarinos nucleares dos EUA negociava com... o Brasil.
"Jonathan e Diana Toebbe pensaram em um país rico o suficiente para comprar os segredos, não hostil aos Estados Unidos e, mais importante, cada vez mais ansioso para adquirir a mesma tecnologia que eles estavam vendendo: o Brasil."
"O plano saiu pela culatra quase assim que começou. Depois que Toebbe enviou uma carta oferecendo os segredos à agência de inteligência militar do Brasil em abril de 2020, autoridades brasileiras entregaram a carta ao adido legal do FBI no país."
"Compradores correram para o mercado imobiliário durante a pandemia e o estoque despencou. É claro que menos oferta diante de uma demanda mais alta é a receita perfeita para aumentar os preços das casas" fortune.com/2022/03/14/hou…
"Construtoras estão lutando para cumprir os contratos no prazo, pois a sobrecarregada cadeia de suprimentos global continua a criar atrasos e escassez de tudo, desde portas e janelas de garagem até madeira de estrutura"
"Há outro motivo pelo qual o estoque está encolhendo novamente: as taxas de hipoteca em alta. Em dezembro, a taxa média de hipoteca fixa de 30 anos estava em 3,11%. Na sexta-feira (11 de março), essa taxa subiu para 3,85%. "
A sugestão de que os EUA e a Rússia são de certo modo cúmplices - os EUA têm interesse na guerra, mesmo sacrificando a Ucrânia, para restaurar e consolidar sua hegemonia no resto da Europa - me parece verdadeira.
O problema do texto é deixar de levar em conta a enorme desproporção entre EUA e Rússia do ponto de vista de poder econômico, influência internacional e, mais ainda, exploração de terceiros países. Igualá-los como imperialismos equivalentes sem qualificação é enganoso.
Assim, sua desqualificação do "anti-imperialismo" em geral é tão inepta quanto o apoio acrítico à Rússia. Por ser a potência mais fraca, a Rússia joga um papel ambíguo em muitas questões - seu governo é reacionário, apoia fascistas na Europa, mas também Cuba e Venezuela aqui.
"Talvez alguns voluntários que foram para lá esperassem uma experiência semelhante à do Iraque/Afeganistão e não uma guerra total contra uma potência superior. Os soldados ocidentais se acostumaram a ser a força superior, mas infelizmente a Legião Internacional é o azarão"
Não foi só o instrutor de tiro brasileiro que ficou com o ** na mão com o bombardeio russo em Yavoriv. Veteranos dos EUA também ficaram em pânico. Vejam a discussão no Reddit reddit.com/r/volunteersFo…
"Muitos voluntários militares eram de países da OTAN e serviram no Iraque/Afeganistão. Eu estava bem ciente de seu (dos russos) poder de fogo, mas ainda surpreso quando lidei com isso. Mas, afinal, como alguém se prepara para ser atingido por mísseis de cruzeiro?"
"Àqueles de nós que alertaram para o caminho errado da OTAN em relação à Rússia, porque poderia gerar conflitos, não se pode pedir que, por razões da Realpolitik, apoiemos o envio de ajuda militar e armas para a Ucrânia" blogs.publico.es/cronicas-insum…
"Por duas razões, uma, porque essas armas serão distribuídas entre a população para enfrentar o exército russo, algo muito perigoso, pois a guerra despertará ódio entre ucranianos e pró-russos e podem servir para atacar uns aos outros como nas guerras da ex-Iugoslávia"
"E um segundo elemento, essas armas distribuídas entre a população uma vez terminada a guerra, podem ser desviadas para o mercado negro e acabar nas mãos do crime organizado, da ultradireita ou serem exportadas para grupos armados e senhores da guerra no exterior"
39 milhões de colombianos vão às urnas hoje para eleger um novo Congresso e definir os candidatos presidenciais de três alianças pagina12.com.ar/407658-colombi…
"Além do Pacto Histórico (esquerda) participam das consultas presidenciais a coalizão de direita, Seleção da Colômbia, e a de centro-esquerda agrupada na Coalizão da Esperança."
"Pela primeira vez em uma eleição, serão incluídos 16 assentos para a paz, reservados na Câmara dos Deputados para organizações e vítimas diretas do conflito armado."