O ministro Alexandre de Moraes, do STF, decidiu no fim da tarde deste domingo (20) permitir o funcionamento do Telegram no Brasil, após o cumprimento, pela plataforma, de determinações feitas pelo ministro. Leia mais em mla.bs/9b6c4bda
📝 Vinicius Sassine
A previsão era de que o bloqueio começaria a valer a partir desta segunda-feira (21). Na prática, o Telegram não chegou a ser suspenso em massa. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/03/…
Após a ordem de Moraes, o Telegram apagou link de canal de Bolsonaro. Retirada fez parte de requisitos para que Supremo anulasse decisão que bloqueou o aplicativo www1.folha.uol.com.br/poder/2022/03/…
Para a advogada do Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (CADHu) e professora da FGV Direito SP, Eloísa Machado de Almeida, bloqueio do Telegram mirou ameaça a eleições e extrapolou regulação da internet www1.folha.uol.com.br/poder/2022/03/…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Ministro da Educação diz priorizar amigos de pastor a pedido de Bolsonaro; ouça áudio. Em áudio de reunião com prefeitos obtido pela Folha, Milton Ribeiro fala sobre pedidos de apoio para construção de igrejas. Saiba mais: mla.bs/ebac4438
📝 Paulo Saldaña
"Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar", diz o ministro na conversa em que participaram prefeitos e os dois religiosos. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/03/…
Na reunião dentro do MEC, Ribeiro falava sobre o orçamento da pasta, cortes de recursos da educação, e a liberação de dinheiro para essas obras na presença de prefeitos, lideranças do FNDE e dos pastores Gilmar e Arilton. www1.folha.uol.com.br/poder/2022/03/…
A atriz Fernanda Montenegro diz que Bolsonaro e seu governo são trágicos e que não votará nas próximas eleições. Siga o fio👇 📷Zô Guimarães/Folhapress www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022…
"Esse homem só está no poder porque todos os governos que o precederam, embora mais simpáticos, mais democratas, não fizeram o suficiente”, disse à revista Ela, do @JornalOGlobowww1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022…
“Dou como exemplo as favelas. É uma herança. Por que não tiraram esse homem do poder? A carência social não deveria estar tão potente", completou. www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022…
ENTREVISTA │Para a antropóloga Rosana Pinheiro Machado (@_pinheira), trabalhadores de plataformas como Uber e vendedores de Instagram encontraram nas redes sociais um meio de sobrevivência, mas também um ambiente fértil da extrema-direita. 📝Leia em mla.bs/777488f6
Sua pesquisa busca entender por que em países com economias emergentes, como Brasil, Índia e Filipinas, classes sociais trabalhadoras apresentam tendência a apoiar autoritários.📝Leia em mla.bs/777488f6
📸Saulo Angelo/Futura Press/Folhapress
Para a antropóloga, a relação entre a inserção no mercado de trabalho via redes sociais e o posicionamento político de direita não são coincidência. 📝Leia em mla.bs/777488f6
📸Denis Charlet/AFP
MÔNICA BERGAMO │ Guilherme Boulos recua da pretensão de concorrer ao governo de São Paulo em nome da unidade e do fortalecimento de uma bancada de esquerda no Congresso. 📝 Leia em mla.bs/7e864465 📱Assine a Folha: assinaturas.folha.com.br/410827
📸 Eduardo Knapp/Folhapress
Em abril de 2021, Guilherme Boulos deu uma entrevista à coluna Mônica Bergamo afirmando que estava disposto a disputar o governo de SP pelo PSOL. A fala surpreendeu especialmente o PT, que temia perder votos à esquerda para ele. www1.folha.uol.com.br/colunas/monica…
Quase um ano depois daquela decisão, ele anuncia agora, com exclusividade à coluna, que está recuando da pretensão de disputar o governo. www1.folha.uol.com.br/colunas/monica…
Wilson Gomes | Sou de esquerda, mas posso não ser da sua esquerda. Já que estou chegando, permita que eu me apresente nos meus termos, antes que tome as suas próprias decisões www1.folha.uol.com.br/colunas/wilson…
Wilson Gomes (@willgomes), professor titular de teoria da comunicação da UFBA (Universidade Federal da Bahia) estreia neste domingo (20) uma coluna na Folha. Os artigos serão publicados mensalmente na Ilustríssima www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2…
Mestre e doutor em filosofia pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma, Itália, Gomes coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2…
7º DIA DE GUERRA NA UCRÂNIA │ O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, dando início à crise militar mais grave na Europa desde a Segunda Guerra.
Segue o 🧶 para entender melhor esta 1ª semana de conflito
📸Daniel Leal/AFP
Desde 2014, a Ucrânia está no centro de uma disputa geopolítica entre a Rússia e o Ocidente. Putin quer evitar que o vizinho seja incorporado por instituições ocidentais, como a União Europeia e a Otan (aliança militar liderada pelos EUA).
Em novembro de 2021, Putin deslocou mais de 100 mil soldados e equipamentos para áreas próximas da Ucrânia. O vizinho, os EUA e a Otan o acusaram de planejar uma invasão militar. www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/02/…