A data foi criado pela ONU, em 1966, em memória ao “Massacre de Shaperville”, que ocorreu em 21 de março de 1960. Nesta data, vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul.

(Segue o 🧶) Image
Esta lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade. Tropas militares do Apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras.

(+)
Hoje, 56 anos depois, seguimos nos organizando e marchando, em diversas partes do mundo, contra o racismo. Na crise entre Ucrânia e Russia, nossos irmãos foram deixados para trás, para que brancos pudessem fugir do país.

(+)
Por aqui, segue em curso o genocídio negro. Por tudo isso, seguiremos unidos e lutando.

#DouglasBelchior #MassacreDeShaperville #ONU #DiscriminacaoRacial #Ucrania #Russia #Guerra

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Douglas Belchior

Douglas Belchior Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @negrobelchior

Mar 23
Sem tergiversar: Os áudios vazados do ministro Milton Ribeiro, indicam: crimes de responsabilidade; atos de improbidade administrativa na liberação de verbas; e ruptura dos critérios de impessoalidade no exercício do cargo público para o atendimento de interesses privados.

🧶
O que se esperaria de um governo razoável? A exoneração do Milton Ribeiro. Porém, o governo Bolsonaro não é razoável! Muito menos o Milton Ribeiro cumpre o papel de Educador na pasta da Educação. +
Não nos esqueçamos, foi Milton que disse: “A univesidade não é para todos! Pobres não precisam ir à universidade”. Ele disse isso para justificar a redução do número de isenções do ENEM, e o desinvestimento na pesquisa, ciência e ensino superior que são a marca do seu governo +
Read 6 tweets
Oct 1, 2020
O irmão @wesleyteixeiras, preto da baixada fluminense, jovem, militante do MNU, está sendo perseguido. O PSOL 50 está ameaçando retirar sua candidatura. Querem penalizá-lo por receber doação de um branco rico. Não apoiam e não permitem que seja apoiado. 👇
Sim, querem que devolva o dinheiro ou impugnam sua candidatura. Hipócritas! Se receber doação de brancos ricos fosse critério de eliminação, as estrelas do Psol não teriam um puto pra gastar em suas campanhas. Mas eles podem. Pretos autônomos do seu chicote, não! 👇
Via de regra, militantes da esquerda branca zona sul carioca ou oeste paulistana, fazem voto de pobreza. Contrariam os pais ricos e aderem ao marxismo. Usam roupa rasgada e suja em suas aulas na PUC-USP. Sua bondade classista os transformam em heróis. Grana não é necessidade. 👇
Read 7 tweets
Oct 1, 2020
@wesleyteixeiras, irmão preto da baixada fluminense, jovem, militante do MNU, está sendo perseguido. O @psol50 está ameaçando retirar sua candidatura. Querem penalizá-lo por receber doação de um branco rico. Não apoiam e não permitem que seja apoiado.
👇
Sim, querem que devolva o dinheiro ou impugnam sua candidatura. Hipócritas! Se receber doação de brancos ricos fosse critério de eliminação, as estrelas do Psol não teriam um puto pra gastar em suas campanhas. Mas eles podem. Pretos autônomos do seu chicote, não!
👇
Via de regra, militantes da esquerda branca zona sul carioca ou oeste paulistana, fazem voto de pobreza. Contrariam os pais ricos e aderem ao marxismo. Usam roupa rasgada e suja em suas aulas na PUC-USP. Sua bondade classista os transformam em heróis. Grana não é necessidade.
👇
Read 7 tweets
Sep 27, 2020
@ecmineiro é uma liderança popular da Cidade Tiradentes, extremo leste de SP. Reconhecida nas quebradas da cidade por seu trabalho na Cultura e na luta por direitos do povo negro. Ela é nossa candidata a vereadora em SP.
Apoie aqui: encurtador.com.br/uJQV9

Continua 👇👇👇 Image
Ao lado de Debora Dias Samara Santaba, Baba Julio Cezar de Andrade Alex B. Barcellos e Erick Ovelha, todas tbm lideranças de base de cantos diferentes de SP, formam nosso @quilomboperifa nessas eleições.

Continua 👇👇👇
Precisamos e pedimos seu apoio. Se você quer dar seu voto à uma candidatura de raízes no movimento negro e periférico, que tem compromisso com nossas pautas e que não chegou agora, de carona no assunto, esta é a sua opção em SP.

Continua 👇👇👇
Read 6 tweets
Aug 25, 2020
Hoje o TSE poderá garantir obrigatoriedade de apoio financeiro para candidaturas negras, por todos os partidos políticos. O movimento negro luta por representação negra na política há décadas. Em 2018 denunciei: bit.ly/3jemLNS

#SóFalta1Voto
#AprovaTSE

Segue👇
Já era 2018, mas propor o debate público sobre representação negra nos espaços de poder acusando os puros e bondosos da esquerda brasileira custou caro. Mentiras, ofensas, boicote. Tentei qualificar o debate neste pronunciamento.Em vão. A história dirá!

👇
Sobre o tema, @adricasmor publicou um importante artigo, tratando dos custos, para a democracia, da eliminação de lideranças negras do cenário político institucional.
bit.ly/3hu0DhM

Segue 👇
Read 12 tweets
Aug 20, 2020
Em 2018 fui candidato a deputado federal. Nossa campanha foi linda como foram as anteriores. Em algum momento daquela eleição colocamos o dedo numa ferida histórica: o racismo dentro dos partidos. Inclusive dentro nos nossos partidos
SIGA o fio 👇👇

noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/…
Nenhuma novidade. O Movimento Negro organizado desde sempre reclamou, denunciou e exigiu. Mesmo assim a postura custou caro. Amizades, relações e vínculos se romperam.
👇👇
Mas sabíamos da importância em fazer o debate público inevitável: a necessidade em exigir equidade de condições para candidaturas negras. Este acúmulo de resistência chegou ao TSE e estamos perto de conquistar uma regulamentação que obriga maior apoio para candidaturas negras.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(