#DitaduraNuncaMais O Brasil chega aos 58 anos do golpe de 1964 com um governo com traços de censura, autoritarismo e retrocessos na política de direitos humanos. Para lembrar o que não pode ser esquecido, separamos algumas investigações que fizemos sobre a ditadura militar. 🧶
15 horas. Esse é o tempo que @marinaamaral passou entrevistando Bonchristiano, ex-delegado do DOPS durante o regime militar. Ela se deparou com resistência, informações desencontradas e até um suposto pacto de silêncio - um embate que antecipa os desafios da Comissão da Verdade.
Bonchristiano gosta de dar entrevistas, mas não de responder perguntas que lancem luz sobre os crimes cometidos pelo aparelho policial-militar da ditadura do qual participou: prisões ilegais, sequestros, torturas, lesões corporais, estupros e homicídios. 🔗agen.pub/mrdops Image
Tivemos acesso à depoimentos, relatórios e uma infinidade de papéis anexados a processos que demonstram que o AI-5 fez parte de um plano para alongar a ditadura com atentados a bomba em série, preparados no final de 1967. agen.pub/ai5tt
As ações terroristas da direita, que chegaram a ser atribuídas, equivocadamente, às organizações de esquerda, segundo apontam as investigações, pretendiam aquecer o ambiente como preparação do “golpe dentro do golpe”, o que daria ao regime uma longevidade de mais 17 anos.
Os povos originários também foram impactados após o golpe militar. A Funai manteve silenciosamente dois centros para a detenção de indígenas considerados “infratores”. Para lá foram levados mais de cem indivíduos de dezenas de etnias. agen.pub/prisaoindigenas
Após a redemocratização, os ideais da ditadura foram disseminados, de forma oficial, em instituições militares através do Orvil, um documento de pouco menos de mil páginas, cujo nome oficial é “As tentativas de tomada do poder”. agen.pub/orvil
Ainda que o regime militar tenha acabado há 37 anos, as herdeiras de militares acusados de crimes, como tortura e homicídio, recebem pensões vitalícias, custando à União cerca de R$ 20 bilhões por ano. Inclusive as filhas do coronel Ustra. agen.pub/pensoesvitalic…
Essas investigações, que revelam os segredos da ditadura que o governo tenta esconder, foram realizadas com o apoio dos nossos Aliados. Seja nosso Aliado também e nos ajude a continuar produzindo reportagens de utilidade pública! 👇 agen.pub/aliadostt
Quer entender melhor sobre o período militar? Acesse o nosso site e leia as reportagens da Pública sobre o tema realizadas desde 2011. ⬇️
agen.pub/ditaduramilitar

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Agência Pública

Agência Pública Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @agenciapublica

Apr 1
Aos 64 anos, @MarinaSilva se vê mais uma vez diante de um chamado para concorrer a um cargo legislativo, desta vez, na Câmara dos Deputados, e em outro colégio eleitoral, São Paulo, em vez de seu estado de origem, Acre. 🧵 agen.pub/marina
A ex-ministra do Meio Ambiente, que já concorreu três vezes à presidência, afirma que diante da “guerra contra tudo que é de interesse estratégico do Brasil” promovida por Jair Bolsonaro nos últimos quatro anos, “derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo é um ato de legítima defesa”.
Quando o assunto é a reaproximação com o ex-presidente Lula, explica que há divergências a serem discutidas. Entretanto, ela vê com bons olhos a formação da chapa Lula-Alckmin e a enxerga como um “encontro tardio” entre seu ex-partido e o PSDB.
Read 5 tweets
Mar 30
💣 EXCLUSIVO. O presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) empregou, ao longo de seus três mandatos, sete parentes de seu assessor Djair, apontado como operador de um esquema de “rachadinhas”. Um deles é Luciano Lessa, com quem a Pública conversou.

🔗 agen.pub/fantasmaslira
Filho da cunhada de Djair, Lessa é dono de uma gráfica em Maceió (AL), a Sete Comunicação Visual. A reportagem o flagrou cinco vezes no local em horário comercial. Apesar de Luciano afirmar o contrário, vizinhos confirmaram que “ele costuma passar o dia na gráfica”. Image
De acordo com a Câmara dos Deputados, Lessa é secretário parlamentar e está sujeito a uma jornada semanal de 40 horas e poderá ser autorizado a realizar atividade privada, desde que fora do período de trabalho — o que não se enquadraria no caso. Image
Read 11 tweets
Mar 29
🚨 EXCLUSIVO. YouTube desobedece às próprias regras e segue monetizando vídeos negacionistas e desinformativos sobre mudanças climáticas. Dentre os responsáveis pelas fake news, destacam-se bolsonaristas e ruralistas.

🔗 agen.pub/negacionismoyt
A reportagem simulou uma busca na plataforma por meio da ferramenta YouTube Data Tools e obteve dados diretamente do algoritmo de recomendação da rede.
Dos 121 vídeos analisados, 37 apresentaram informações que contradizem o consenso científico sobre as mudanças climáticas potencializadas pela ação humana, o que representa 30,5% da amostra. Destes, ao menos 15 vídeos são monetizados, gerando dinheiro para publicadores e YouTube.
Read 6 tweets
Mar 28
No último @GregNewsHBO, @gduvivier cita a Bunge, multinacional de origem holandesa, hoje registrada em paraíso fiscal, que obtém grande parte de seus lucros explorando o solo brasileiro. A Pública também está de olho na atuação da Bunge no Brasil.

No fim de 2021, identificamos multas pelo governo brasileiro destinadas à empresa por adquirir soja cultivada em áreas proibidas no cerrado. A Bunge também mantém negócios com a SLC, que pode captar de graça 145 milhões de litros de água por dia na Bahia. agen.pub/especialcerrad…
Em outro levantamento que fizemos, encontramos indícios que a Brasilagro comprou terras “sem autorização do Incra ou do Congresso”, o que é ilegal. E adivinha para onde vai a produção dos mais de 300 mil hectares ilegais? Empresas como a Bunge.

agen.pub/brasilagrott
Read 6 tweets
Mar 28
📢 Estão preparados para uma eleição com mais diversidade? Depois de conquistar votações expressivas nas disputas estaduais e municipais, pré-candidatas trans e travestis querem acabar com a falta de representatividade no Congresso Nacional. 🧶
agen.pub/precandidatas
Segundo a @AntraBrasil, 30 pessoas trans saíram vitoriosas do pleito em 2020, quando o Brasil registrou recorde de LGBTQIAP+ eleitas. Este ano, Robeyoncé Lima, Erica Malunguinho e Erika Hilton - em exercício de mandato - já anunciaram que estarão na corrida por vagas na Câmara.
Outros nomes como Paula Benett, que já foi candidata à deputada distrital pelo PSB e continua no partido, e Ariadna Arantes, influenciadora digital e ex-BBB estreante na política e filiada recentemente ao PSB, também já se lançaram na disputa.
Read 8 tweets
Mar 7
🚨EXCLUSIVO. Substâncias químicas e radioativas foram encontradas na água da torneira de 763 cidades. O consumo diário aumenta o risco de câncer, mutações genéticas, problemas hormonais, nos rins, fígado e no sistema nervoso - a depender do produto.
🔗 agen.pub/aguacontaminada
Com impacto silencioso, esses produtos têm dinâmica diferente das contaminações por bactérias, que provocam dor de barriga, diarreia e até surtos de cólera. Os sintomas das substâncias químicas e radioativas podem levar anos, mas, quando aparecem, são na forma de doenças graves.
Dados inéditos levantados pela @reporterb mostram que são esses os riscos oferecidos pela água que saiu da torneira de 1 em cada 4 municípios que os testes foram realizados.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(