Uma thread sobre a valorização de professores e professoras de ciências.
🧶🧬🔭🧪

Ouço muito que "devemos valorizar a educação, a ciência e os professores de ciências". Ok, tudo muito bonito. Mas o que significa VALORIZAR? Como valorizar? Porquê e para quê?
Bora do começo...🧵
Vivemos em uma sociedade profundamente marcada por contradições, dilemas, crises, injustiças e desigualdades. Uma sociedade que tende ao colapso, devido à exploração irracional de pessoas e recursos naturais para o lucro. Quer dizer que precisamos repensar e mudar isso, certo?
Sem dúvida, precisamos repensar e transformar nosso modelo de sociedade e civilização, para um que seja mais justo, equânime e duradouro. E duas ferramentas importantes de transformação são a educação e a ciência. (apesar de elas poderem ser usadas para coisas "ruins" também).
A #ciência é importante nessa mudança porque usa do seu processo de investigação para mostrar como a realidade da civilização humana está nos levando ao colapso e como nesse caminho, muitas pessoas acumulam riqueza em excesso explorando ecossistemas e sociedades inteiras.
Apesar de a ciência também ser uma ferramenta para perpetuar esse sistema econômico contraditório e perverso, ela, por outro lado, graças ao seu ceticismo, criticidade e passividade a mudanças consegue demonstrar com clareza os problemas que enfrentamos e como os resolver.
Já a educação formal é um espaço para formar sujeitos, principalmente com base em ciência, de maneira que eles possam pensar, se organizar e agir para um mundo mais justo. A educação PODE transformar a sociedade, mas para isso acontecer, primeiro precisamos transformar a educação
Pois, infelizmente a #educação está permeada de interesses e influências mercadológicas que se manifestam através das políticas educacionais e currículos, que submetem os sujeitos a serem formados meramente para compor as engrenagens do mercado e não para atuar criticamente.
Mesmo assim, se a #educação, a #ciência e o ensino de ciências são essenciais para a busca de um mundo melhor, os professores são centrais nesse processo. Para valorizarmos a classe, precisamos pensar em todos os aspectos que envolvem a formação de bons professores de ciências:
1. Precisamos de uma boa formação inicial, com universidades com a estrutura adequada para formar professores críticos, reflexivos e com conhecimentos diversos sobre o mundo natural e a história da humanidade. E depois disso, devemos pensar em formação continuada de qualidade.
2. Além dos espaços de formação, devemos buscar espaços de ATUAÇÃO profissional que sejam pelo menos saudáveis para os professores. Muitas de nossas escolas não oferecem boa qualidade de trabalho para professores de ciências, não os ouvem e sequer os pagam de maneira justa.
3. Salário é essencial. Mas para além de salário, devemos pensar em uma educação em que os professores tenham espaço para participar politicamente das tomadas de decisão que dizem respeito a educação. Professores precisam ser ouvidos e ter acesso a uma boa formação continuada.
Afinal, ter espaço para fala sem que haja um embasamento de qualidade pode ser perigoso. E é por isso que infelizmente vemos professores defendendo absurdos, projetos políticos que vão contra a própria classe e contra uma educação de qualidade. Boa formação é essencial.
Hoje vemos professores e professoras de ciências submissos e projetos políticos que não os dão autonomia, que os deixam a mercê de um modelo de escola que meramente transmite conteúdos apáticos e sem sentido para essa busca de transformação social ou para a vida dos sujeitos.
Precisamos repensar o modelo de ensino básico que temos no Brasil para um modelo que, ao mesmo tempo que respeite a diversidade do Brasil, forme p/ a criticidade e para a busca de uma sociedade mais justa. A escola deveria ser mais divertida e saudável para professores e alunos.
Porém, tanta mudança e valorização de professores proativos e críticos custa dentre várias coisas, dinheiro. E vocês acham que temos governos e elites econômicas que querem gastar dinheiro justamente para formar pessoas que vão questionar sua riqueza e poder?
O que me preocupa, é que se perguntarmos por aí, a maior parte das pessoas vão dizer que sim, que professores de ciências são importantes e que devemos valorizar a categoria. Mas se perguntarmos COMO, as coisas ficam um pouco diferentes.
Por isso também devemos mudar a percepção pública que as pessoas têm da educação, da ciência e dos professores de ciências. Mas como mudar isso se a própria escola é um espaço para mudarmos a percepção pública das coisas? Aqui entram as políticas públicas.
É na luta política que está parte importante da valorização de professores. Essa luta depende da mobilização da classe, além da ajuda de gestores educacionais. Os gestores são essenciais, mas hoje, em muitas regiões do Brasil, os gestores estão mais para caçadores de professores.
Ou seja, se quisermos buscar uma civilização diferente dessa, o ensino de ciências e os professores são essenciais para formamos uma sociedade que possa compreender melhor a realidade e buscar mais justiça social e ecológica.
Devemos valorizar os professores de ciências para além do senso comum e das frases feitas vazias de significado. No mínimo, precisamos respeitar a classe, ter empatia e entender que é complicado educar uma sociedade. E sempre que possível, apoie professores nas suas mobilizações.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with EnsineCast - Ciência e Educação

EnsineCast - Ciência e Educação Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ensinecast

May 9
A educação é essencial para mantermos na memória coletiva (de uma sociedade tão numerosa) grandes traumas e problemas que a sociedade vive ao longo da história, traumas que acontecem pulando várias gerações.
Terremotos, guerras, enchentes e pandemias, por exemplo.🧵🧶👇🏻
Acabamos de viver uma pandemia, que só não foi como foram as dos séculos passados devido aos avanços em saúde pública. Porém, mesmo assim, não podemos nos esquecer desse trauma e devemos nos preparar para os próximos e preveni-los. E a #educação formal é central nisso.
Em todas as disciplinas (ou itinerários formativos) esse assunto deve ser tratado com o devido embasamento e seriedade, nos currículos isso deve ficar claro, principalmente no ensino de ciências.
Pois foi graças a ciência que esse trauma não foi pior, mas não apenas a ciência...
Read 9 tweets
May 2
Saiu o episódio da semana sobre "Conceitos básicos para compreendermos o que é a ciência" e aqui vai um pequeno fio para te instigar a ouvir:🧶🎙️

open.spotify.com/episode/0gAfa6…
Você já se perguntou: “como seria o mundo se as pessoas soubessem mais sobre o que é a ciência e sobre como ela funciona?”. Essa é uma pergunta eu meu faço desde os meus 10 anos, quando eu descobri esse universo através da série cosmos e dos livros da escola.
Acho que simplesmente saber mais sobre #ciência, seu funcionamento e resultados não é a receita única para um mundo melhor, mas uma parte importante e essencial dessa busca. 👇

(Ahh, não ouve podcast pelo spotify? Ouça em bit.ly/ensinepodcast)
Read 10 tweets
Mar 26
Em geral, heróis são pessoas corajosas, preocupadas com o bem-estar da sociedade, mas também são indivíduos com sérios problemas em sua vida pessoal, perderam os pais, abandonaram seu planeta, foram expulsos de sua terra natal. São também, pessoas que lutam contra dilemas morais.
O que define um herói são as dificuldades que ele enfrenta para "salvar pessoas", e se assim for, professores tem tudo para ser heróis, pois enfrentam as mais diversas e perversas dificuldades e dilemas para formar sujeitos críticos. Por isso, muitos romantizam a profissão.
Além disso, com grandes poderes vem grandes responsabilidades. E talvez, devido a essa visão de professores como heróis, temos uma sociedade que responsabiliza e culpabiliza a classe por todas os problemas da educação, da economia, do trabalho e até da sociedade em sua totalidade
Read 8 tweets
Mar 24
Tem dias que o twitter me deixa ansioso e angustiado. As críticas nessa rede tomam proporções perigosas e fica difícil se orientar diante tantos assuntos dispersos e pessoas sempre querendo ter mais razão que as outras. Até gente que admiro acaba entrando nessa onda...
Os debates sobre ciência e educação que acontecem aqui, muitas vezes me deixam com a sensação que vivemos numa realidade que só existe no twitter, perigosa em vários sentidos. Uma realidade paralela que gera mais discórdia do que mudanças que realmente necessitamos.
Quando fico assim me ausento um pouco. Paro para pensar e me acalmar para não entrar na onda da lacração a todo custo. Como um canal de ciência e educação, acabo abordando aqui temas diversos, mas às vezes fico com medo vendo como alguns "especialistas" fazem críticas tóxicas.
Read 5 tweets
Mar 20
Na transposição do conhecimento científico para uma linguagem popular, simplificações são necessárias.
Porém, algumas simplificações podem ser perigosas e outras até podem ser feitas com certos "objetivos" ocultos. Deixar de lado alguns "poréns" nesse processo é perigoso.👇🏻
Um exemplo interessante de simplificação perigosa é o caso do desenvolvimento de tecnologias de transporte aéreo. Alguns divulgam o desenvolvimento dessas tecnologias (com base em ciência) como se elas trouxessem apenas benefícios para a humanidade. Porém....
Qual o custo ambiental e social disso? A longo e curto prazo? Quem pode voar de avião? Certas contrapartidas são grandes demais para serem ignoradas assim, deliberadamente. Mas um argumento comum é: logo novas tecnologias virão e voar de avião será "sustentável". Será mesmo?
Read 12 tweets
Mar 18
Sei bem que não mudaremos o mundo do dia para a noite.
Porém, ñ devemos abrir mão da busca por lugares em que possamos debater as contradições e dilemas da sociedade atual buscando soluções para a construção de um mundo melhor. A divulgação científica deve ser um desses lugares.
Uma ciência e uma divulgação científica acríticas, neutras, elitistas, que servem meramente a interesses de um mercado -que vem destruindo os ecossistemas- não devem ser estimuladas. Ciência é também ceticismo, curiosidade, criticidade e aceitação da mudança quando necessário.
Uma ciência, um ensino de ciências e uma divulgação científica que não possuem compromisso com a luta por uma sociedade mais justa e uma civilização humana que cuide da manutenção dos ecossistemas não nos interessa. Devemos revirar as bases de certas coisas que achamos "normais".
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(