A Iniciativa Liberal sempre considerou que as Celebrações do 25 de Abril não são exclusivas dos partidos de esquerda nem das suas organizações satélite.
+
A IL comemorou esta data todos os anos desde a sua fundação, a data que iniciou o processo de transição para uma democracia em Portugal e que se concluiu a 25 de Novembro 1975.
🇺🇦 Este ano não será diferente e terá a participação da Associação dos Ucranianos em Portugal.
Em 2021, perante a tentativa de impedir a Iniciativa Liberal de participar nas comemorações, a IL organizou um desfile próprio que levou à Avenida da Liberdade mais de 500 liberais que provaram que a Liberdade não tem donos, a rua não tem porteiros do regime.
A Liberdade conquista-se todos os dias e este ano é ainda mais importante a participação de todos.
Perante uma guerra na Europa em que a Ucrânia foi vítima de um ataque cobarde e criminoso por uma Rússia autocrática imperialista,alguns que se acham donos da Liberdade em Portugal
deixaram ainda mais evidente que não gostam da democracia liberal, que não gostam do nosso modo de vida em Liberdade, que não gostam da abertura de fronteiras, da tolerância, da Liberdade de expressão, da Liberdade política, da Liberdade económica,
da Liberdade de cada um prosseguir o seu projecto de vida, de ter direito às suas escolhas e ao que é seu.
É urgente a defesa dos valores democráticos. Os portugueses têm assistido nestes tempos pandémicos a restrições injustificadas à sua liberdade.
Os valores da democracia liberal têm de ser defendidos todos os dias por todos nós.
Na resistência a autoritarismos e à agressão de ditaduras totalitárias está em causa a heróica defesa das sociedades desenvolvidas pelos valores liberais, que os prezam e os protegem, garantindo a liberdade individual.
Junta-te à Marcha Liberal no dia 25 de Abril de 2022, que terá início às 14h00 na Praça do Duque de Saldanha.
A Iniciativa Liberal teve o gosto de receber, há poucos dias, a Sr.ª Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets.
Durante a reunião tivemos ocasião de reafirmar o apoio que a Iniciativa Liberal, desde a primeira hora,
+
dedica à luta do povo ucraniano contra a invasão ordenada pelo autocrata Putin. A Ucrânia luta pela sua soberania e pela sua integridade territorial, mas luta igualmente pela liberdade e pelos valores da democracia liberal. A Ucrânia luta por todos nós.
É, por isso, fundamental que o apoio à luta dos ucraniano não esmoreça. Agora que se completam dois meses desde o início da guerra, é essencial que esse apoio seja reafirmado e intensificado. Que as medidas de apoio diplomático, de suporte logístico, de acolhimento de refugiados
🎵 My choice
is what I choose to do
And if I’m causing no harm
It shouldn’t bother you
Your choice is who you choose to be
And if your causin’ no harm
Then you’re alright with me
🌿 1. As pessoas têm direito ao consumo livre e responsável de drogas leves.
Como princípio, o consumo livre e responsável - de substâncias, conhecimento, experiências - deve ser permitido pela legislação.
🌿 2. A canábis deve ser liberalizada.
A canábis, variedade da planta do cânhamo com propriedades psicotrópicas e tranquilizantes, é utilizada há séculos para fins espirituais, medicinais, e recreativos.
💡📉 BAIXAR IVA DA ENERGIA ELÉTRICA E DO GÁS PARA 6%
A Iniciativa Liberal submeteu um projeto de lei para aplicar a redução do IVA da eletricidade e do gás para a taxa reduzida de 6%.
Portugal enfrenta uma crise inflacionária espoletada na segunda metade de 2021 a partir de um choque de procura para o qual não estávamos preparados. Esta tendência foi agravada pela invasão da Ucrânia pela Federação Russa a 24 de fevereiro de 2022,
e tanto as sanções como o embargo económico por parte de uma maioria de países face à Federação Russa, embora justos, vieram cimentar a crise energética à conta da compressão da oferta.
Na sequência da agressão bárbara à Ucrânia por uma potência totalitária temos assistido à revelação do que realmente significa o projecto político do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista Português,
+
nem sempre claro para todos os portugueses, muito disfarçado na nossa sociedade por uma tolerância democrática que ambos os partidos não defendem.
Não é surpresa para quem os conhece bem: são dois partidos comunistas, órfãos da queda do muro de Berlim, que não gostam da democracia liberal, não gostam do nosso modo de vida em Liberdade, não gostam da abertura de fronteiras, da tolerância, da Liberdade de expressão,
O partido que sempre defendeu o direito a escolheres o teu hospital.
A saúde não pode esperar, estão em causa direitos humanos.
+
Podemos aceitar que um português precise de uma operação urgente ou de um exame de diagnóstico que possa evitar agravamento irrecuperável de doença e seja deixado muitos meses à espera?
Nós, os Portugueses, vamos continuar a permitir que o Estado trate assim a saúde das pessoas, o que pode pôr em causa a sua vida, por negligência de gestão?
É possível que seja diferente. É possível que os recursos que o Estado gasta sejam melhor aproveitados.
O Bloco de Esquerda apresenta-se com uma única visão para o mundo: se alguma actividade se está a mover e a florescer é taxar até morrer.
A permanente pulsão para introduzir o Estado nos sectores mais dinâmicos impede a aceleração da inovação,
+
a atracção de talento mundial para o país e extermina uma a uma as vantagens competitivas de Portugal numa economia global. O Bloco de Esquerda não parece entender que o que visa tributar pode desaparecer apenas pela acção de o forçar.
Portugal tem características únicas para a atracção de talento tecnológico e tem-se revelado capaz na criação de empresas tecnológicas que atingem estatuto de unicórnio (tem tantos como Grécia, Espanha e Itália juntos).