Tenho prestado atenção na trajetória de @elonmusk pelo menos desde 2010. Ele tem uma capacidade peculiar em focar no que é importante para fazer o que parece impossível. Acho que pode ser esse o caso #twittersold e o repensar as redes sociais. Segue o fio.
Vejá só... Os carros elétricos eram feios, de baixa performance e sem autonomia? foi lá e em 5 anos criou o melhor carro já foi construído em série e vira o setor de ponta cabeça precipitando a eletrificação de toda industria automobilística.
Colocar qq coisa em órbita custa uma fortuna porque jogamos fora o foguete inteiro a cada voo? Foi lá e em 10 anos faz um foguete pousar depois de lançado e corta os custos de uma voo espacial em 90%.
A internet rápida é inacessível em 80% da superfície terrestre e quando feita por satélite é um muito devagar? Foi lá em em 5 anos lançou 2000 satélites e criou uma rede que provem internet de 300 Mbps (e vai chegar a 1Gbps) que em breve será acessível em qq lugar do mundo.
Fazer infraestrutura embaixo da terra é caro porque o "tatuzão"anda mais lento que uma lesma (literalmente) e usa tecnologia de 50 anos atrás? - vai lá reinventa o tatuzão e aumenta a velocidade de escavação em 10x cortando os custos pela metade.
E o mais interessante é que em todos estes casos fez os movimentos criando negócios que param em pé como @Tesla, @SpaceX , @Starlink e @boringcompany. E vem mais por ai com @neuralink que logo terá uma intereface cérebro máquina que vai aproximar-nos da singularidade.
Elon Musk vinha há anos criticando como funcionam as redes sociais (não usa instagram, whatsapp ou facebook). Ele indica 2 questões fundamentais: necessidade de código fonte aberto e auditável & eliminar todos os robos, só humanos autenticados postam. Isso por si é uma revolução.
Musk entende que não se resolve a problema da desinformação por complexos processos de medição, mas alterando fundamentalmente o funcionamento de redes a partir de algoritmos transparentes e aberto de um lado e eliminando o anonimato com o fim dos robos e autenticanto usuários
A forma de provocar esta revolução nas redes é mais adequada? É questionável. Mas certamente o track record do sujeito permite pelo menos um certo otimismo .
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
1) Retomar imediatamente o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia (PPCDAM), que já se provou muito eficaz, derrubando o desmatamento mais de 80% entre 2005 e 2012, e que foi mantido até 2018.
2) Retomar a demarcação das terras indígenas, que está paralisada desde que Bolsonaro tomou posse. É sabidamente um dos meios mais efetivos de proteger a floresta.