Uma análise despretensiosa do banco de dados dos participantes incluídos nas "pesquisas" da proxalutamida conduzidas no Brasil não trouxe impressões nada animadoras, deixando mais óbvio ainda o porquê dessa droga jamais ter sido aprovada pela @anvisa_oficial 🧶...
O que já sabíamos? Violações éticas graves, multiplicação indevida de tamanho amostral, registro retrospectivo ou incompleto da projeto...
revistaquestaodeciencia.com.br/artigo/2021/08…
Aqui salientamos a entrada estimada de aproximadamente 58k comprimidos de proxalutamida e/ou placebo no Brasil, os desvios nos TCLEs e a continuação dos estudos no braço "South" após a apresentação dos resultados supostamente muito positivos.
São dois estudos diferentes, portanto, South and North, cujos dados receberam uma licença poética para serem reunidos e analisados como se pertencessem a uma mesma coorte. Deveriam ter sido metanalisados, para início de conversa. Sem mencionar as comparações múltiplas após...
Antes de tudo, é necessário copiar os dados do banco do formato .pdf para .xlxs ou .csv.
De cara, verifica-se que o processo de randomização é bem problemático. Essa disposição praticamente invalida qualquer tentativa de manter sigilo na alocação dos participantes. ImageImage
Chama a atenção que 73 participantes foram incluídos após 7 dias de hospitalização. O critério de inclusão do estudo previa: "required hospitalization in the past seven days of recruitment". Image
Baixa qualidade dos dados:
a) participantes #57 e #113 foram avaliados com escore clínico 8 (=morte) no desfecho de 14 dias, mas em seguida como estando vivos em outra coluna específica.
b) participantes 387 e #551 foram avaliados como mortos no dia 14, mas como vivos no dia 28.
Os dados disponibilizados simplesmente não permitem reproduzir a curva de análise de sobrevida tal como foi colocada no artigo, uma vez que só dispõem de dados dos dias 0, 3, 7, 14 e 28. Isso precisaria de correção urgente.
A anonimização dos dados também é frágil, porque são fornecidos muitos dados indiretos (p.ex., data de hospitalização, idade, gênero, desfecho de óbito) que permitem a identificação do participante no seu conjunto. Deveria ser revisto e, por isso, não expus a totalidade aqui.
Em suma, sempre agradeço a deferência dos #proxaboys pelo poder destrutivo a mim atribuído, todavia, os méritos são da própria #FarsaDaProxa em não conseguir o crédito da comunidade científica.
Para mim, o âmbito da discussão não é mais nem científico.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ana Carolina Peçanha

Ana Carolina Peçanha Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AnaCarolPecanha

May 2
Vale a pena ler essa postagem no @RetractionWatch para ter uma ideia de como funciona o processo editorial e de revisão por pares na @CureusInc .
Sigam o 🧵🧶...
retractionwatch.com/2022/03/30/fir… Image
A responsável pela demissão do autor dos inúmeros estudos fraudulentos (e agora retirados) declarou na postagem anterior: "This is a gross oversight on Cureus part too".
retractionwatch.com/2022/03/30/fir… Image
E, veja bem, a Cureus não se responsabiliza pela verificação das denúncias de más condutas científicas, entendendo que isso é atribuição da Instituição representada pelo autor.
cureus.com/author_guide#!… Image
Read 9 tweets
Feb 6
As diferenças de hospitalizações entre vacinados (2 doses) e não vacinados (1 dose ou menos) são consistentemente apontadas nas mais variadas coortes.
Um pouco vem sendo esquecido: a tão falada “imunidade natural” está deixando (MUITO) a desejar. 🧵
À medida em que os ñ vacinados fossem se infectando, era de se esperar que as diferenças entre hospitalizações e mortes fossem reduzindo, pois haveria proteção da imunidade natural nesse grupo. Não.
Spoiler: a terceira dose torna a diferença ainda mais abissal.
Fonte para a figura anterior: saude.rs.gov.br/upload/arquivo…
Read 4 tweets
Jan 9
Uma das maiores críticas ao trabalho é a completa falta de transparência sobre como os dados foram obtidos.Existe algum banco de dados detalhado o suficiente no sistema de saúde de Itajaí que consiga contemplar detalhes clínicos de todos os pacientes que adoeceram por covid-19?🧶
Autores mencionam que teriam revisado registros médicos exaustivamente de pelo menos 7345 pacientes - todos com diag de covid-1. Isso seria possível? Itajaí possui um sistema de saúde tão informatizado que interliga dados clínicos mesmo de pacientes atendidos por médico privado?
Sem contar o fato de que não seria possível sequer garantir adesão ao uso de ivermectina, o que fica claro no site da própria Prefeitura.
itajai.sc.gov.br/noticia/26084/…
Read 10 tweets
Jan 7
Preocupadíssima com a divulgação "doença mais branda" no que tange à variante Ômicron.
Em sendo tão mais eficiente em transmissibilidade, o sistema de saúde, já cronicamente tensionado, entrará em novo colapso, como já vem acontecendo no hemisfério norte

theatlantic.com/health/archive…
As filas de espera para cirurgias e consultas com especialistas estão gigantescas. Ainda penamos com o vasto número de doentes crônicos que apresentam descompensações graves por falta de acompanhamento.
E, embora as pessoas possam pensar que "ficou curado da covid-19 ao ter alta hospitalar", a realidade é muito mais cruel. A taxa de readmissão dos sobreviventes é elevadíssima - muitos falecem em hospitalizações subsequentes por complicações das sequelas.
ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/P…
Read 5 tweets
Nov 17, 2021
Totalmente fora da minha área (pero no mucho), aqui vai a ilustração do mecanismo das vacinas de RNA. Obrigada por mais essa, @LaroccaRA!

nature.com/articles/s4157…
1- Ocorre a endocitose do invólucro lipídico que contém a partícula de RNA mensageiro pela célula apresentadora de antígeno (APC).
2- O RNAm escapa do endossomo e é traduzido pelo ribossomo para sintetizar a proteína viral.
3- O recém formado antígeno viral pode ser quebrado em vários fragmentos pelo proteassomo, que são então exibidos na superfície da célula pelo MHC I (complexo principal de histocompatibilidade), estimulando os linfócitos citotóxicos (4).
Read 4 tweets
Apr 4, 2021
Quem sabe não nos tornamos mais racionais na solicitação de biomarcadores inflamatórios na UTI? 🧵
A solicitação de um biomarcador deve acompanhar a hipótese diagnóstica de infecção com base em achados clínicos, e não ser utilizada como rastreamento sistemático de infecção. Valores elevados isoladamente não devem ser abordados com ATB empírico.
link.springer.com/article/10.100…
Além disso, capacidade de distinguir infecção viral e bacteriana através de um biomarcador é comprometida. Valores elevados de procalcitonina são identificados em pctes críticos por COVID-19, e provavelmente têm implicação prognóstica -mas não diagnóstica

aac.asm.org/content/65/4/e…
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(