Ana Carolina Peçanha 🇧🇷💚❤️💛 Profile picture
Intensive care physician, Ph.D. in Pneumology. Wife and mother (2). Passionate about Tennis, Statistics, Economics, and Public Health. Ah, eu sou gaúcha!
Aug 16, 2023 14 tweets 5 min read
Foi uma grande satisfação participar deste projeto ao lado de brilhantes cientistas! Não tenho nem roupa para isso!

Aqui gostaria de sintetizar os nossos principais achados acerca dos polêmicos estudos da "Ivermectina em Itajaí" e de suas importantes falácias estatísticas: 🧶🧵 Apesar de inúmeros contatos (e-mail e telefone), a Secretaria de Saúde de Itajaí não disponibilizou o banco de dados do programa municipal de distribuição de ivermectina, a partir do qual os autores dos estudos publicaram suas análises.
Assim, nós consultamos o openDataSUS.
May 4, 2022 10 tweets 4 min read
Uma análise despretensiosa do banco de dados dos participantes incluídos nas "pesquisas" da proxalutamida conduzidas no Brasil não trouxe impressões nada animadoras, deixando mais óbvio ainda o porquê dessa droga jamais ter sido aprovada pela @anvisa_oficial 🧶... O que já sabíamos? Violações éticas graves, multiplicação indevida de tamanho amostral, registro retrospectivo ou incompleto da projeto...
revistaquestaodeciencia.com.br/artigo/2021/08…
May 2, 2022 9 tweets 5 min read
Vale a pena ler essa postagem no @RetractionWatch para ter uma ideia de como funciona o processo editorial e de revisão por pares na @CureusInc .
Sigam o 🧵🧶...
retractionwatch.com/2022/03/30/fir… Image A responsável pela demissão do autor dos inúmeros estudos fraudulentos (e agora retirados) declarou na postagem anterior: "This is a gross oversight on Cureus part too".
retractionwatch.com/2022/03/30/fir… Image
Feb 6, 2022 4 tweets 2 min read
As diferenças de hospitalizações entre vacinados (2 doses) e não vacinados (1 dose ou menos) são consistentemente apontadas nas mais variadas coortes.
Um pouco vem sendo esquecido: a tão falada “imunidade natural” está deixando (MUITO) a desejar. 🧵 À medida em que os ñ vacinados fossem se infectando, era de se esperar que as diferenças entre hospitalizações e mortes fossem reduzindo, pois haveria proteção da imunidade natural nesse grupo. Não.
Spoiler: a terceira dose torna a diferença ainda mais abissal.
Jan 9, 2022 10 tweets 4 min read
Uma das maiores críticas ao trabalho é a completa falta de transparência sobre como os dados foram obtidos.Existe algum banco de dados detalhado o suficiente no sistema de saúde de Itajaí que consiga contemplar detalhes clínicos de todos os pacientes que adoeceram por covid-19?🧶 Autores mencionam que teriam revisado registros médicos exaustivamente de pelo menos 7345 pacientes - todos com diag de covid-1. Isso seria possível? Itajaí possui um sistema de saúde tão informatizado que interliga dados clínicos mesmo de pacientes atendidos por médico privado?
Jan 7, 2022 5 tweets 4 min read
Preocupadíssima com a divulgação "doença mais branda" no que tange à variante Ômicron.
Em sendo tão mais eficiente em transmissibilidade, o sistema de saúde, já cronicamente tensionado, entrará em novo colapso, como já vem acontecendo no hemisfério norte

theatlantic.com/health/archive… As filas de espera para cirurgias e consultas com especialistas estão gigantescas. Ainda penamos com o vasto número de doentes crônicos que apresentam descompensações graves por falta de acompanhamento.
Nov 17, 2021 4 tweets 2 min read
Totalmente fora da minha área (pero no mucho), aqui vai a ilustração do mecanismo das vacinas de RNA. Obrigada por mais essa, @LaroccaRA!

nature.com/articles/s4157… 1- Ocorre a endocitose do invólucro lipídico que contém a partícula de RNA mensageiro pela célula apresentadora de antígeno (APC).
2- O RNAm escapa do endossomo e é traduzido pelo ribossomo para sintetizar a proteína viral.
Apr 4, 2021 6 tweets 2 min read
Quem sabe não nos tornamos mais racionais na solicitação de biomarcadores inflamatórios na UTI? 🧵 A solicitação de um biomarcador deve acompanhar a hipótese diagnóstica de infecção com base em achados clínicos, e não ser utilizada como rastreamento sistemático de infecção. Valores elevados isoladamente não devem ser abordados com ATB empírico.
link.springer.com/article/10.100…
Mar 27, 2021 4 tweets 1 min read
Retornei de licença maternidade e ouvi: "tratamento A certamente funciona contra condição B, porque nós observamos uma resposta dramática em poucos dias; não estaríamos privando os pacientes desse claro benefício clínico?"
Não, o tratamento não era cloroquina nem ivermectina... E o médico não era nenhum militante "influencer". Muito pelo contrário.
O mau funcionamento dedutivo e o excesso de confiança em experiências individuais ainda são (mal)ensinados ao longo da formação médica.
ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/P…
Mar 12, 2021 23 tweets 7 min read
No dia de recordes de óbitos pela COVID-19, mais um fármaco prometendo resultados espantosos invade o WhatsApp e gera intenso frisson, com destaque para a suposta propriedade particular contra variante P1 do SARS-CoV2.
Vamos falar de proxalutamida... 🧵 O PubChem apresenta um bom detalhamento do fármaco, inclusive com links de estudos clínicos em andamento. Proxalutamida ainda está sob investigação e não é comercializada. Não foi aprovada pela ANVISA, FDA ou outra agência regulatória equivalente.
pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Proxa…