🚨 Alerta: a Assembleia Legislativa do Mato Grosso inseriu na pauta de votação desta quarta-feira, um projeto de decreto legislativo que extingue o Parque Estadual Serra Ricardo Franco, localizado em Vila Bela da Santíssima Trindade (MT). #SOSParqueSerraRicardoFranco
O Parque possui centenas de cachoeiras, onde se localiza a 5ª maior queda d’água do país, além de abrigar diversos animais em extinção.

A Serra Ricardo Franco está localizada em uma posição estratégica, sendo uma área de transição do Cerrado com a Amazônia.
As Unidades de Conservação são fundamentais e devem ser protegidas e ampliadas, não extintas. Essas áreas garantem a manutenção dos recursos hídricos, a proteção da fauna e da flora, o desenvolvimento sociocultural, entre outros aspectos.

Precisamos impedir mais essa boiada!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with A vida no Cerrado

A vida no Cerrado Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @avidanocerrado

May 10
Raro e ameaçado, o pica-pau-do-parnaíba (Celeus obrieni) é uma ave endêmica do Brasil, ou seja, brasileirinho nato, só ocorre aqui. Descoberto em 1926 às margens do Parnaíba, no Piauí, de onde provém seu nome popular, a espécie passou 80 anos no anonimato. (📸 Ludbird)
Foi redescoberto apenas em 2006 no nordeste do Tocantins. Desde então, diversos registros da espécie foram feitos ao longo do bioma Cerrado. (📸 João Quental)
O Pica-pau-do-parnaíba está quase sempre associado a formações florestais com grande presença da Taboca (Guadua sp.), se alimentando de formigas presentes nesses bambus. Por esse motivo também é conhecido como Pica-pau-da-taboca! (📸 Gustavo Baliero)
Read 6 tweets
May 10
O ecocida que senta na cadeira da presidência compartilhou um vídeo que omite informações e descontextualizada dados oficiais sobre o meio ambiente para rebater acusações de que “o Brasil é uma bomba climática”. Vamos desmentir algumas coisas sobre esse vídeo? Segue o 🧶
1. O vídeo cita que 85% da energia consumida no país é de fontes renováveis. Entretanto, o site do próprio governo, usando dados do Ministério de Minas e Energia, afirma que a matriz energética brasileira é formada por 48% de fontes renováveis. gov.br/pt-br/noticias….
2. Outra mentira: o vídeo afirma que o Brasil usa apenas 7% do seu território para a agricultura. A verdade é que a agropecuária ocupa 30% do território nacional.
blogs.oglobo.globo.com/miriam-leitao/…
Read 9 tweets
Apr 10
À primeira vista, os dois animais abaixo podem parecer bastante similares, mas são duas espécies diferentes. Uma onça-pintada e um leopardo. Você sabe diferenciá-los? Segue o Fio:
Para começar, as onças-pintadas (Panthera onca) estão distribuídas na América do Sul e Central. Já os leopardos (Panthera pardus) vivem no continente africano e em algumas partes da Ásia.
A principal forma de diferenciar as duas espécies é observando as suas manchas. As onças-pintadas possuem manchas em forma de roseta com pintas no interior. Já os leopardos também possuem manchas no mesmo formato, mas sem as pintas. (Onça à esquerda e leopardo a direita)
Read 10 tweets
Mar 31
Vi isso aqui e fiquei pensando: pra que contratar uma equipe especializada em restauração ambiental se você pode jogar 100 milhões de sementes aleatórias de um helicóptero? 🤪

Então, li "BTG Pactual" nos adesivos do helicóptero e as coisas começaram a fazer mais sentido. (1/3)
Lembrei imediatamente dessa reportagem da @agenciapublica: o banco BTG junto com a XP têm um acordo milionário com a empresa de agronegócio Brasilagro, suspeita de ter adquirido terras ilegais no Cerrado. (2/3)
apublica.org/2021/05/btg-e-…
Juntas, as matrizes dos 2 bancos e filiais nos EUA venderiam o equivalente a mais de R$ 670 mi em ações da Brasilagro.

Outra coisa: essa é a mesma empresa que quer desmatar 10 MIL HECTARES de Cerrado dentro de um Mosaico de Unidades de Conservação. (3/3)
Read 7 tweets
Mar 29
🔬 A célula que 'explode' no vídeo é um Stentor coeruleus - um protozoário unicelular e, na minha opinião, um dos mais fascinantes.

No vídeo, um outro protozoário 'morde' a célula e causa o seu rompimento.
🦠 Muitas espécies desse gênero são conhecidas por sua alta capacidade de regeneração. Outra questão bem interessante é que algumas espécies podem ser visíveis a olho nu. É isso mesmo! Um organismo unicelular visível a olho nu. 👀
Fala sério, isso não é lindo? 😱🥰
Read 4 tweets
Mar 22
Você sabia que três dos mais importantes aquíferos do Brasil nascem no Cerrado? O bioma é considerado o berço das águas do Brasil. Vem que eu te explico!👇
A água que alimenta o rio São Francisco, Araguaia e Tocantins vem de três grandes depósitos subterrâneos no Cerrado: os aquíferos Guarani, Bambuí e Urucuia. Esses aquiferos são reabastecidos pela chuva, mas dependem da vegetação para que a água chegue lá embaixo.
Muitas plantas do Cerrado têm só um terço da sua estrutura acima da superfície e, para sobreviver num ambiente pobre em nutrientes, desenvolveram raízes profundas e bastante ramificadas, que retém água e alimenta as plantas na estação da seca.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(