A cada mês o IPCA tem alcançado novos recordes. Dessa vez, o de abril bateu a maior alta desde 1996, com 1,06%. Segue o fio 👇
Há um ano, também em abril, a variação havia sido de 0,31%. O setor de alimentos foi o que mais sentiu o impacto: uma aceleração de 2,06%.
Houve alta de mais de 18% na batata inglesa, e em outros alimentos que fazem parte do dia a dia da população brasileira, como o leite longa vida (10,31%), o tomate (10,18%), o óleo de soja (8,24%), o pão francês (4,52%) e as carnes (1,02%).
Não custa lembrar: o desmonte dos estoques públicos e o desincentivo às plantações de arroz e feijão em detrimento de commodities pra exportação são algumas das escolhas tomadas pelo atual governo e que hoje refletem nesse cenário de guerra. ojoioeotrigo.com.br/2021/08/govern…
Então, sentiu o impacto dos novos preços dos alimentos? Conta aqui pra gente quanto vocês estão pagando por aí? #inflação#IPCA
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Adaptando-se aos tempos pra lá de precários, a Nestlé criou uma imitação barata do próprio produto. "A qualidade encontra a economia", diz a corporação. Hum... só que não. Segue o fio oglobo.globo.com/economia/defes…
O soro de leite tem sido a base para a criação de várias imitações que, na prática, são gato por lebre. O soro era um descarte altamente poluente que as empresas converteram em um restolho altamente lucrativo ojoioeotrigo.com.br/2021/10/parece…
De outro lado, não é de hoje que a Nestlé é mestre em surfar ondas grandes e pequenas. No século passado a empresa reescreveu as receitas brasileiras para fazer do Leite Moça uma "tradição" ojoioeotrigo.com.br/2021/04/como-a…
A Moça da Lata tá de cara nova. Acabou de ser lançada no Brasil a versão vegetal do leite condensado da Nestlé. Se você acha que isso é uma boa notícia, segue o fio 👇
A questão gira em torno da grande encruzilhada que se coloca diante das organizações e dos movimentos veganos. É bom quando um novo produto de origem 100% vegetal é lançado no mercado pelas grandes corporações?
Acreditamos que não. Quando o fim do movimento é apropriado pela indústria, as bases da luta são esvaziadas e viram mais um item de prateleira que enchem os bolsos das corporações que mantêm a mesma lógica de exploração.
Abril Indígena - Defender o futuro do Brasil (e do planeta) é defender as terras indígenas.
Abril é o mês de visibilidade e articulação das pautas indígenas. Um ótimo momento para discutirmos por que, sem elas, não há futuro possível.
Entre outras coisas, as terras indígenas são as maiores áreas de preservação ambiental do Brasil. As florestas públicas somam 310 milhões de hectares - mais do que uma Argentina (Fonte: Cadastro Nacional de Florestas Públicas).
"Antes do agro, o Brasil era um grande importador de alimentos!" Mentira. "Com o agro, o Brasil pode se tornar um grande importador de alimentos?" Verdade. Segue o fio pra entender mais uma agrotragédia.
Esta semana, o governo federal zerou as alíquotas de importação de seis alimentos. É um nonsense típico dos nossos tempos. Você exporta todo o café a preço de banana, e importa a preço de ouro. gov.br/pt-br/noticias…
A medida é mais uma a expor as fraquezas do agronegócio. O setor diz que, antes dele, o Brasil era um grande importador de alimentos. Reviramos todos os dados públicos entre 60 e 80, e não encontramos nada que sustente essa tese. ojoioeotrigo.com.br/2021/09/antes-…
Os estoques públicos de arroz no Brasil chegaram em janeiro a um dos menores níveis da história. As 1.763 toneladas atualmente disponíveis equivalem a menos de um dia de consumo da população. Segue o fio👇
Durante crises de abastecimento, quebras de safra e inflação elevada eles são essenciais. Mostramos como funcionam em uma série de reportagens de 2019, quando alertamos que o Brasil não teria como fazer frente a uma situação de crise ojoioeotrigo.com.br/2019/11/o-fim-…
Para você que acordou achando que o Pacote do Veneno é importante pra combater a fome, segue o fio. Boa parte dos agrotóxicos são usados nos cultivos de soja e milho. Que apenas em parte têm a ver com alimentação: servem como ração para animais que algum dia serão consumidos
O Brasil tem a missão de alimentar um bilhão de pessoas? Essa afirmação é mentira. O número trabalhado pela bancada ruralista é fantasioso e fruto de uma regra de três que qualquer criança de quarta série desmonta ojoioeotrigo.com.br/2021/08/agro-a…
Precisamos do agronegócio para pagar nossas contas? Essa é uma afirmação imprecisa. O agro conta com uma fatia enorme do orçamento público para financiar safra e infraestrutura. E tem isenção quase total de impostos ojoioeotrigo.com.br/2021/10/os-num…