O Joio e O Trigo Profile picture
✏️ Jornalismo investigativo sobre alimentação, saúde e poder.
Nov 16, 2023 4 tweets 2 min read
Se um cientista disser que 1 xícara de café é mais prejudicial que 3 de glifosato, você acreditaria?🤔
O Joio desconfia.🤨
A microbiologista Natalia Pasternak, que defendeu a vacinação na pandemia, tem reproduzido argumentos da indústria do agro...🧶
bit.ly/47g6otu Descobrimos que Pasternak tem parcerias polêmicas com a indústria farmacêutica e de agrotóxicos. Ela colabora, por ex., para o ILSI Brasil, organização financiada pela Cargill e a FMC Química. A cientista afirma não ter conflitos de interesses. ⬇️ Image
Jun 15, 2023 6 tweets 1 min read
Circuitos curtos, circuitos longos e o nonsense dos percursos dos alimentos: O sistema alimentar criado pela "racionalidade" faz o milho de Mato Grosso viajar até a China. Carne de gado criado dentro de terra indígena ir parar em produtos na Europa. E qual o problema disso? 🕵️Os chamados "circuitos longos de consumo" são marcados pela busca do lucro a qualquer custo. São alimentos de lugar nenhum oferecidos a pessoas de todos os lugares.
Jun 14, 2023 15 tweets 3 min read
Tudo que sabemos sobre a lei que proíbe ultraprocessados em cantinas escolares no RJ, em um fio. Segue👇: O Rio de Janeiro deu um importante passo na promoção de ambientes escolares mais saudáveis, com a aprovação nesta terça (13) de um projeto de lei que proíbe ultraprocessados em cantinas.
Jun 13, 2023 6 tweets 1 min read
🥬Todo alimento carrega uma história. Se ele foi produzido com respeito ao bem-estar do agricultor. Se tem água ou não no local onde foi produzido. Se usaram veneno. E como saber qual o caminho que ele percorre? Um alimento pode estar a centímetros da boca. Ou a alguns metros. A quilômetros ou a milhares de quilômetros. Durante a apuração do novo episódio do Prato Cheio, a gente descobriu que legumes, muitas frutas e o arroz, tem produções muito concentradas. +
Jun 2, 2023 6 tweets 2 min read
A Nestlé sempre colocou como amiga dos brasileiros – especialmente das brasileiras. A corporação está dando novos passos na tarefa de "educadora", que a gente vem investigando há seis anos. Dá uma olhada nessa reportagem. E vem ver nosso material
veja.abril.com.br/comportamento/… Ao longo de todo o século passado, a Nestlé foi aperfeiçoando essa relação direta com as donas de casa de classe média. Ela reescreveu toda a doçaria brasileira para colocar Leite Moça e creme de leite em várias receitas. ojoioeotrigo.com.br/2021/04/como-a…
Jun 1, 2023 7 tweets 2 min read
No livro "História do fim do mundo", a última quinzena de maio conquistou um belo capítulo. Vem cá que a gente te conta. Um dos pontos nevrálgicos do Brasil na agenda de mudanças climáticas é o uso da terra, com o trio pecuária-soja-desmatamento. Ou paramos a bancada ruralista, ou a bancada ruralista nos joga no penhasco.
May 31, 2023 6 tweets 1 min read
Datas como hoje, Dia Mundial Sem Tabaco, alertam para um problema global: o mundo vive uma epidemia causada pelo cigarro. Ele é o agente de diversas enfermidades graves, como doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer, e responsável por matar, de forma direta, sete milhões de pessoas no mundo a cada ano.
Jan 23, 2023 6 tweets 1 min read
“A cavalaria brasileira foi muito incompetente. Competente, sim, foi a Cavalaria norte-americana, que dizimou seus índios no passado e hoje em dia não tem esse problema no país”, disse Jair Bolsonaro. Mas por que, justo ele, tratou a questão indígena como prioridade de governo? Na verdade, prioridade para Bolsonaro são as terras indígenas. Os povos indígenas, hum...achamos que não. Em seu governo, a cúpula da Funai incentivou “parcerias” entre fazendeiros e algumas etnias.
Jan 20, 2023 11 tweets 2 min read
Pesquisa brasileira evidencia que o consumo de ultraprocessados está associado à síndrome metabólica. Segue o fio pra entender 🧵: O @NUPENS_USP divulgou, esta semana, um estudo no qual concluem que a síndrome metabólica é mais uma das consequências do consumo de ultraprocessados.
Nov 23, 2022 7 tweets 2 min read
👁️O que uma coisa tem a ver com a outra? O volume de negociação do mercado financeiro no agronegócio pode criar vários novos problemas, mas por enquanto vamos falar de três, acompanhe o fio🧵 1° A grana é violenta. E chega pra poucos produtores rurais, que vão ter dinheiro na mão pra comprar terras de agricultores menores. Eles vão ter dinheiro também pra grilar, avançar sobre terras indígenas e destruir florestas. +

ojoioeotrigo.com.br/2022/02/no-mat… .
Nov 21, 2022 6 tweets 2 min read
O que o escritor Antonio Candido tem a ver com o avanço do agronegócio sobre terras indígenas? Segue o fio 🧵 Em “Os parceiros do Rio Bonito”, Candido narrou o desajuste criado pela chegada de relações capitalistas a comunidades caipiras, no interior de São Paulo, no começo do século 20.
Nov 1, 2022 7 tweets 2 min read
Sabe o que evitou uma situação mais grave durante a greve dos caminhoneiros em 2018? Os estoques estratégicos de alimentos. E o que foi feito com os estoques. Você já sabe: Temer e Bolsonaro zeraram nossas reservas de milho, arroz e feijão. Vem cá que a gente te conta. Naquele momento, o Brasil tinha 1,1 milhão de toneladas de milho. Hoje, são 52 mil toneladas (e olha que no ano eleitoral o governo Bolsonaro até andou comprando um pouco de milho, porque em janeiro tava quase tudo zerado).
Oct 31, 2022 6 tweets 2 min read
Lula oficializou a intenção de criar o Ministério dos Povos Indígenas. Na verdade, será fundamental resgatar o papel da Funai, que Bolsonaro transformou numa corretora imobiliária de terras indígenas. Segue o fio. Bolsonaro criou um modelo engenhoso de exploração das terras para mineração (legal e ilegal) e plantio em larga escala. Ao fazer dos indígenas sócios minoritários desses empreendimentos, ele criou rachas que antes não existiam ou não eram tão acentuados.
ojoioeotrigo.com.br/2022/09/apoiad…
Oct 31, 2022 5 tweets 1 min read
A narrativa de que o "Brasil sai das urnas totalmente dividido" é uma verdade relativa, e não absoluta. Uma verdade com meias verdades. Segue o fio. Primeiro. Maiorias eleitorais são circunstanciais: nem todo eleitor de Bolsonaro é bolsonarista. E é de se esperar que mesmo uma fatia dos bolsonaristas se desmobilize ao longo dos meses.
Oct 30, 2022 5 tweets 1 min read
1. Hoje não tem palavras. A equipe do Joio se soma ao suspiro de alívio de milhões de pessoas que, nos últimos anos, sentiram-se presas a uma espiral de insanidades. 2. Como jornalistas, sofremos na pele com a campanha de ódio aberta por Jair Bolsonaro. Pela primeira vez em nossas vidas profissionais, tornamo-nos alvo de agressões, e não de admiração.
Oct 24, 2022 8 tweets 2 min read
O agro brasileiro não alimenta o mundo. Ele nem sequer alimenta o próprio país onde explora os recursos. Segue o fio sobre tudo o que sabemos sobre as relações entre fome e agro 🧵 A agricultura familiar tem um papel fundamental na produção dos alimentos que vão à mesa, mas pequenos produtores relatam como tem sido difícil permanecer na terra, seja por pressão econômica, seja por violência, grilagem e ameaças. +

ojoioeotrigo.com.br/2021/10/mapa-d…
Oct 24, 2022 7 tweets 2 min read
O coordenador regional da Funai de Barra do Garças, em Mato Grosso, capitão da reserva Álvaro Carvalho Peres, afirmou, em reunião fechada, que o presidente do órgão, Marcelo Xavier, pretende legalizar o garimpo e a extração de madeira em terras indígenas... como sabemos disso? Porque O Joio e O Trigo, em parceria com o Intercept, obteve com exclusividade uma gravação da reunião. Nela, Peres diz que Xavier está estudando duas instruções normativas para isso. ojoioeotrigo.com.br/2022/10/em-aud…
Oct 10, 2022 9 tweets 3 min read
A reeleição de Bolsonaro pode significar o fim do arroz com feijão? Sim. Pelo menos para as classes baixas. Não é especulação, nem campanha contrária: é projeção + ciência + política. Segue o fio. 1. O faroeste bolsonarista promoveu uma desrregulação da produção de alimentos básicos. A extinção ou o enfraquecimento de uma série de programas públicos + a desvalorização do dólar causaram um aumento terrível dos custos de produção.
ojoioeotrigo.com.br/2022/05/nao-cu…
Oct 8, 2022 6 tweets 1 min read
“Eu tenho acesso a tudo em Brasília”, garante o produtor rural José Otaviano Ribeiro Nardes. Ele é o articulador do projeto Agro Xavante, que tenta plantar soja e milho dentro da Terra Indígena Sangradouro, em Mato Grosso. Quem é José Nardes? É irmão do ministro do TCU Augusto Nardes, pivô da derrubada de Dilma Rousseff. Durante entrevista, ele contou ao Joio que o projeto partiu de um pedido pessoal de Jair Bolsonaro.
Oct 3, 2022 5 tweets 2 min read
Quer um fio pra ajudar a digerir os resultados eleitorais? É importante lembrar que a guerra cultural é apenas uma parte do bolsonarismo. O verdadeiro projeto é concentração de renda e agravamento das desigualdades. Vem que a gente te conta. Repare que agronegócio e mercado financeiro se mantiveram junto de Bolsonaro o tempo todo. Nem mesmo a vitória iminente de Lula (faltaram apenas dois pontos) os fez mudar massivamente de lado. Por quê?
Sep 30, 2022 5 tweets 1 min read
Mostramos com exclusividade que um grande fornecedor da Nestlé comprou gado produzido ilegalmente na terra indígena Menku, no norte de Mato Grosso — a unidade pertence a Marfrig. A unidade da Marfrig em Tangará da Serra figura na lista de fornecedores globais da Nestlé, que utiliza carne em papinhas de bebê (sim, sim), ração para animais e temperos.