Hoje é Dia do Físico.
A celebração lembra 🗓#NumDiaComoHoje mas em 2005, quando a ONU criou o Ano Internacional da Física. Na ocasião, era comemorado o centenário do chamado “Ano Miraculoso de Einstein”.
Abaixo os 10 físicos mais importantes da história! 🧵 🧶
Albert Einstein • (1879 - 1955)
País de origem: Alemanha
O físico e matemático Albert Einstein é considerado um dos cientistas mais importantes da história, responsável por descobertas que mudaram a forma como nos relacionamos com o tempo.
Marie Curie • (1867 - 1934)
País de origem: Polônia
Curie é figura importante no hall das mentes brilhantes, especialmente qdo o assunto é representatividade feminina na ciência. Ela foi a primeira mulher a conquistar duas vezes o Prêmio Nobel de Física por suas investigações.
Galileu Galilei • (1564 – 1642)
País de origem: Itália
O matemático, físico, astrônomo e filósofo foi responsável por uma das descobertas mais emblemáticas da história. Ao contrário do que se pensava, afirmou que a Terra não é o centro do universo e ela gira em torno do Sol.
Nikola Tesla • (1856 - 1943)
País de origem: Império Austro-Húngaro, atual Croácia
O físico e engenheiro fez grandes contribuições para o sistema de corrente alternada, o que viabilizou a transmissão de energia elétrica em longas distâncias através de cabos de alta tensão.
Stephen Hawking • (1942 - 2018)
País de origem: Inglaterra
Foi um dos físicos mais famosos de todos os tempos, responsável pelo desenvolvimento de teorias fundamentais da física moderna, entre elas o teorema de singularidade.
Isaac Newton • (1643 - 1727)
País de origem: Inglaterra
Ele fez grandes descobertas para o desenvolvimento da física e da matemática. Princípios Matemáticos da Filosofia Natural é considerada uma de suas obras mais relevantes.
Daniel Gabriel Fahrenheit • (1686 - 1736)
País de origem: Alemanha
Contribuiu com avanços significativos para a física experimental, no aperfeiçoamento de instrumentos científicos. Criou a escala termométrica que recebe seu nome: Fahrenheit, utilizada até hoje nos EUA.
Werner Heisenberg • (1901 - 1976)
País de origem: Alemanha
É reconhecido por seus estudos na mecânica quântica. Em Princípios da Incerteza, sua teoria de maior destaque, o cientista afirma ser impossível determinar a posição e a trajetória de uma partícula ao mesmo tempo.
Max Planck • (1858 - 1947)
País de origem: Alemanha
Desenvolveu diversos estudos acerca das radiações eletromagnéticas. Foi a partir dessas pesquisas que ele criou a teoria de que a energia era produzida em pacotes, chamados por ele de ‘quantas’.
Thomas Edison • (1847 - 1931)
País de origem: EUA
O pai da lâmpada trouxe luz para a humanidade e hoje é visto como um símbolo de criatividade. Thomas Alva Edison dedicou sua vida à invenção, sendo a lâmpada uma das suas criações mais célebres.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Fio • Você sabe quem são as 11 pessoas que aparecem no verso da cédula de R$ 10 de plástico?
Se você nunca reparou, senta, que lá vem a história!
Rose foi escolhida para representar a figura da “cabocla”. Com 16 anos, era a 2ª opção para aparecer na cédula. Uma garota que morava à beira do rio Amazonas era a principal concorrente — mas, com a dificuldade de conseguir a autorização de uso da imagem, a equipe preferiu Rose.
Representando o “homem do campo”, Cícero Lourenço da Silva foi o único fotografado a receber um cachê (R$ 800). Natural de Bezerra/PE, na época da foto trabalhava como jardineiro em um condomínio de Atibaia/SP. Ele emigrou para São Paulo em 1985, fugindo da seca nordestina.
4 Ditos populares que falamos que tiveram origem na escravidão - segue o fio🧶
O escravizado passava o dia dentro de minas de ouro, lugares estreitos e consequentemente se ralava todo, daí a expressão:
Tive que ralar muito.
Nas minas os escravizados faziam buracos nas paredes que chamavam de buchos, para esconder o ouro coletado durante a jornada. Quando enchiam os buchos ou estavam satisfeitos com a quantidade, daí a expressão:
Bucho cheio.
Os escravizados eram forçados a cumprir metas diárias de mineração de ouro, muitas vezes impossíveis. Pequenas quantidades de ouro, como dez gramas eram desprezadas e vistas com desdém, resultando em castigos e abusos. Como dez gramas significava um fracasso, daí a expressão:
Numa viagem ao interior de Minas Gerais, o Imperador Dom Pedro II observou, no meio da multidão, uma negra que fazia grande esforço para se aproximar dele, mas as pessoas à sua volta procuravam impedi-la.
Compadecido, ordenou que a deixassem aproximar-se.
“Meu senhor, eu sou Eva, uma escrava fugida, e venho pedir a Vossa Majestade a minha liberdade.”
O Imperador mandou tomar as notas necessárias, e prometeu dar-lhe a liberdade quando regressasse. E efetivamente entregou à cativa o documento de alforria.
Algum tempo depois…
indo a uma das janelas do Palácio se São Cristóvão, no RJ, viu um guarda a tentar impedir que uma negra velha entrasse.
Sua memória prodigiosa reconheceu imediatamente a ex-escrava de Minas Gerais, e ele ordenou: “Entre aqui, Eva!”