Fotos de Fatos Profile picture
Eu conto o fato e mostro a foto! • Criador da hashtag #NumDiaComoHoje • https://t.co/v7aVlqJKNU • https://t.co/YN9uxpSwTx • Publi: DM •
h.d.mabuse Profile picture Ita do Norte • Profile picture Fábio H. F. Brito Profile picture Kleber Profile picture Me Ditando Profile picture 7 added to My Authors
Jul 10 5 tweets 4 min read
Logotipo de algumas marcas em versão medieval, de acordo com a imaginação do designer Ilya Stallone. 👏👏👏👏
Jul 9 6 tweets 2 min read
Jamais esqueceremos do massacre na construtora Pacheco Fernandes Dantas.

No Carnaval de 1959, os chefes da Pacheco Fernandes tomaram medidas para evitar que os operários deixassem os alojamentos. A água foi cortada para que, sem banho, não fossem buscar diversão na Cidade Livre (atual Núcleo Bandeirante). O pagamento do salário no sábado ficou retido.

No domingo, dia 8 de fevereiro, a cantina serviu comida estragada. Os operários reclamaram, os ânimos se exaltaram e começou um quebra-quebra. A Guarda Especial de Brasília, a temida GEB, foi chamada..
May 26 13 tweets 5 min read
Fio • Holodomor: O Holocausto Ucraniano
_
Em ucraniano essa palavra quer dizer morte por fome. Porém, este termo é empregado para referir-se a um momento mais específico da história da Ucrânia, o período entre 1932/33.

Nesta fase o povo enfrentou uma situação devastadora: má colheita de grãos e uma bruta repressão dirigida pelo mandatário soviético Josef Stalin.

Entenda o contexto histórico no tuite abaixo:
May 21 9 tweets 4 min read
Fio • A População de Alforriados antes da Lei Áurea.

No período do Segundo Reinado de Dom Pedro II, predominavam os libertos entre a população negra brasileira. No censo de 1872, havia 5,7 milhões de negros e pardos no Brasil, sendo livres e alforriados 4,2 milhões, e… escravizados cerca de 1,5 milhões de pessoas. O Brasil ainda tinha a maior população de escravos do hemisfério ocidental na época.

Em 1818, segundo o historiador Jacob Gorender, no livro O escravismo colonial, os cativos ainda representavam 50,5% da população. Esse percentual…
May 19 11 tweets 5 min read
Hoje é Dia do Físico.
A celebração lembra 🗓#NumDiaComoHoje mas em 2005, quando a ONU criou o Ano Internacional da Física. Na ocasião, era comemorado o centenário do chamado “Ano Miraculoso de Einstein”.

Abaixo os 10 físicos mais importantes da história! 🧵 🧶 Albert Einstein • (1879 - 1955)
País de origem: Alemanha
O físico e matemático Albert Einstein é considerado um dos cientistas mais importantes da história, responsável por descobertas que mudaram a forma como nos relacionamos com o tempo.
May 19 9 tweets 4 min read
8 Dicas de Livros sobre Auschwitz ⬇️
RT pra alcançar mais pessoas?🫶

1. A Bibliotecária de Auschwitz

Compre aqui → amzn.to/3Pzai88📚 2. A Bailarina de Auschwitz
Um lindo livro de memórias que evoca as grandes obras de Anne Frank e Viktor Frankl. Muito mais que um livro: uma obra de arte." – Adam Grant

Compre aqui → amzn.to/3MxEu1A📚
May 18 11 tweets 3 min read
Fio • A História de uma Família de Campinas dedicada a Educação.

Antônio Ferreira Cesarino nasceu em 1808, na Vila do Paracatu do Príncipe, noroeste da então Província de Minas Gerais. Era filho de um negro alforriado, ou seja, que havia obtido sua libertação. O nome de seu… pai era Custódio. Cesarino o conheceu apenas aos 11 anos, qdo o tropeiro retornou à Vila. Custódio entrou em Campinas, Vila de São Carlos na época, com uma tropa de mulas durante o período escravista, em 1838, e resolveu vender a tropa p/ que o filho de 14 anos pudesse estudar.
May 16 13 tweets 5 min read
Fio • A Missa campal em São Cristóvão celebrando a Abolição da Escravidão no Brasil, em 17 de Maio de 1888. ©António Ferreira.

É possível identificar a presença da Princesa Isabel, do Conde D’Eu, Marechal Hermes Ernesto da Fonseca, Machado de Assis, José de Miranda da Silva... Thomaz José Coelho de Almeida, Baronesa de Muritiba, Baronesa de Loreto, Ângelo Agostini, o Barão do Forte de Coimbra, o Barão de Corumbá, membros do Gabinete e os Padres José Alves Martins do Loreto, Luís Raimundo Brito, José Vicente de Azevedo e Joaquim Sampaio Castelo Branco..
May 7 4 tweets 2 min read
Fio • já ouvir falar do Genocídio Cambojano?

O comunista Pol Pot comandou ditatorialmente o Camboja entre 04/1975 e 01/1979. Nesse período, forçou milhões de pessoas a trabalhar nas fazendas coletivas, o que provocou a morte de milhões em consequência das péssimas condições… Era proibido qualquer religião no país, além da perseguição contra minorias étnicas, onde eram proibidos de usarem seus trajes e falarem seus dialetos.

Muitas outras pessoas, consideradas inimigas do regime, foram levadas a prisões, onde eram torturadas até a morte.
May 3 5 tweets 2 min read
Charles Darwin quando esteve no Recife, se impressionou com a brutalidade das pessoas e escreveu: "É uma terra de escravidão, portanto de decrepitude moral!"

Em sua travessia pelo norte fluminense, Darwin deparou-se também com os horrores da escravidão. Dois episódios lhe… marcaram profundamente. Um deles aconteceu na Fazenda Itaocaia, em Maricá, a 60 km do Rio, no dia 8 de abril, quando um grupo de caçadores saiu no encalço de alguns escravos. A certa altura, os foragidos se viram encurralados em um precipício.

Uma escrava, de certa idade..
Apr 21 4 tweets 1 min read
Fio • Você sabia que Tia Anastácia, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, existiu de verdade?

Lobato revelou em uma entrevista ao jornalista Silveira Peixoto que a personagem de Tia Anastácia dos seus livros foi inspirada em uma mulher real que trabalhava em sua… casa como cozinheira. Ela era também babá de seus filhos e se chamava Anastácia, como a personagem do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

A "Anastácia real" foi descrita por ele como uma negra alta, magra, de canelas e punhos finos, um personagem com características mais próximas da…
Apr 19 7 tweets 3 min read
Fio • Polacas: As Prostitutas Judias no Brasil

Em 1867, aportou no Rio de Janeiro um navio trazendo mulheres judias vindas de países do leste europeu. Segundo a historiadora Beatriz Kushnir, que pesquisou esse tema a fundo, 67 mulheres desembarcaram no Rio e outras 37 seguiram para a Argentina, todas levadas para bordéis das grandes capitais desses países. Começava uma história que se estendeu por mais de seis décadas e envolveu pelo menos duas mil mulheres obrigadas a se prostituírem.

No Brasil, elas foram chamadas de “polacas” – termo pejorativo...
Apr 18 4 tweets 2 min read
Fio • Marilene Lopes, catadora de latinhas do Distrito Federal que passou em concurso do Tribunal de Justiça, trocando uma renda mensal de R$ 50 por salário de R$ 7 mil.

Na imagem, vemos a agora ex-catadora de latinhas e os filhos em frente ao barraco em que moravam em uma… ocupação em Brazilândia, no Distrito Federal.

Marilene já havia sido agente de saúde e doméstica, mas perdeu o emprego por causa das vezes em que faltou para cuidar das crianças. Como os meninos eram impedidos de entrar na creche se estivessem com os pés sujos, ela comprou um…
Apr 15 6 tweets 3 min read
Dias depois do nascimento do Estado Fascista Itaiiano, Benito Mussolini tomba inconsciente no chão de seu apartamento. Ele não fuma, quase não bebe, pratica esportes e segue uma dieta rígida.

E mesmo com uma saúde de atleta, uma doença o deixa extremamente debilitado em um … Image Momento crucial para a consolidação de seu governo.

A Itália ainda não sabe, mas o Duce está diante da própria morte. Image
Mar 5 9 tweets 4 min read
Fio • Campo nazista esquecido em solo britânico revelado por arqueólogos.

Uma investigação forense com duração de uma década esclarece um capítulo da Segunda Guerra Mundial ocorrido nas Ilhas do Canal que muitos prefeririam apagar. Atualmente, o local do antigo campo de concentração Sylt é um lote de terra coberto de vegetação, junto aos penhascos de Alderney, parte de uma Dependência da Coroa Britânica nas Ilhas do Canal.

Contudo, apenas 75 anos atrás, era uma prisão alemã temida e fortemente...
Mar 5 7 tweets 3 min read
1/2 | Após cinco dias de combates intensos, os fuzileiros navais dos EUA hastearam uma bandeira norte-americana no topo do ponto mais alto de Iwo Jima, em 23 de fevereiro de 1945.

Dois dias depois, a fotografia de Joe Rosenthal estava na primeira página dos jornais de domingo... nos Estados Unidos. A imagem aclamada ganhou o Prêmio Pulitzer no mesmo ano. Joe Rosenthal/AP

Indico fortemente a leitura: amzn.to/3vGz2Ux
Oct 9, 2021 6 tweets 5 min read
A reconstrução facial dos Imperadores Romanos.

Diga nosso trabalho no insta → instagram.com/FotoDosFatos

1. Adriano
2. Otávio Augusto
3. Caracalla
4. Calígula 1. Aurélio • 2. Gordiano II • 3. Tácito • 4. Constantino, o Grande.
May 13, 2021 7 tweets 4 min read
Fio • Fatos sobre a Abolição da Escravatura | #13deMaio

Em 1530 começa a exploração econômica da Coroa Portuguesa na recém-encontrada terra de além-mar. índios são escravizados. Em 1559 é autorizada a "importação" de até 120 escravos a cada senhor de engenho residente no BR. 1566 é criada a 1ª lei para regulamentar a escravidão.

Meados do século 16 inicia-se o trafico de escravos. A maioria vindo da costa oeste do continente, Angola, Nigéria e Camarões.
Apr 20, 2021 20 tweets 6 min read
Fio • Você conheceu o jornal NP? Não?

O Notícias Populares foi um jornal que circulou em São Paulo entre 15 de outubro de 1963 e 20 de janeiro de 2001.

Confira algumas capas históricas e polêmicas do famoso NP! Fazendeiro é o Pai do Bebê-Diabo
Apr 12, 2021 22 tweets 7 min read
Fio • As 15 maiores epidemias e pandemias da história

A pandemia do Covid-19 está longe de ser a primeira na história. Os flagelos do passado que marcaram as sociedades ocorreram em contextos diferentes. 1. A praga de Atenas, 429-326 a.C.

Ela matou cerca de 25% da população, entre 70 mil e 75 mil pessoas (outras fontes falam em 100 mil vítimas), entre elas, Péricles, o célebre magistrado ateniense.
Apr 4, 2021 5 tweets 3 min read
Fio • Você sabe quem foi Rosa Parks? Deveria!

Era 1 de dezembro de 1955, a costureira de 42 anos saiu do trabalho e entrou num ônibus, em Montgomery, capital do Alabama. Estava no primeiro lugar reservado para pessoas “de cor”. Três pontos depois, o veículo ficou lotado. A lei estadual determinava que, nesses casos, os negros tinham que se levantar. A fileira tinha quatro lugares. Apenas três pessoas se levantaram.

Rosa Parks se recusou, e foi presa. O caso fez com que ela perdesse o emprego. Em resposta, os negros da cidade passaram a...