Se você não recebeu essa atrocidade no whatsapp, provavelmente ainda vai receber.
Mas vamos ao que interessa: é a maior bobagem astronômica que já vimos circular!
E fizemos essa #AstroThreadBR pra mostrar tudo que está errado aí. Siga o fio e compartilhe pra freiar o boato.
1. A órbita da Terra é quase circular. O seu ponto mais distante do Sol é o que chamamos de afélio e está mesmo a 152 milhões de km. E em 2022 acontece no dia 4 de Julho (o texto cita apenas "amanhã").
Mas a distância mínima (periélio) é de 147 milhões de km e não 90 milhões!
2. A distância média da Terra ao Sol é de 149.6 milhões de km e como vimos no tweet anterior, varia muito pouco. Isso equivale a aproximadamente 8 minutos luz (a luz que sai do Sol leva 8 minutos pra chegar até a Terra). Essa variação não tem influência nas estações do ano.
3. Lembre que enquanto é Verão em um hemisfério, é inverno no hemisfério oposto e vice-versa. Durante o afélio (em julho) é Inverno no hemisfério Sul, mas enquanto isso é Verão no hemisfério Norte.
4. Outra coisa curiosa (e absurda) no texto é que 90 milhões de km é menos do que o raio médio da órbita de Vênus. Se a Terra chegasse a essa distância do Sol, estaríamos DENTRO da órbita de Vênus!
5. nem imaginamos qual o próposito de quem escreveu e disseminou uma mensagem dessas, mas certamente não era educar sobre Astronomia. Se receberem, alertem sobre a falta de veracidade e apontem os dados corretos.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh