🔥🌿Segundo dados do INPE, a Amazônia brasileira teve 2.287 focos de incêndio em Mai/22, o maior número para o mês em 18 anos.

➡️Maioria dos incêndios vem de queimadas agrícolas em áreas desmatadas ilegalmente

#DiaDoMeioAmbiente50Anos #AmazoniaÉAgora

dw.com/pt-br/amaz%C3%…
O aumento de incêndios florestais e do desmatamento no 🇧🇷, tem sido alvo de inúmeros alertas, ganhando espaço a medida que "são aprovadas medidas do Executivo que fragilizem ainda mais a preservação do meio ambiente" - Mauricio Voivodic, diretor da filial brasileira do WWF
Em outros momentos, fiz alguns fios/conteúdos falando sobre os impactos do desmatamento, queimadas, garimpo e tráfico de animais e as relações que isso tem com o surgimento de novas pandemias
Ainda, em 2020, fiz esse fio destacando o aumento do desmatamento na Amazônia no período 2019-2020. O que estamos vendo hoje faz parte de uma tendência perigosíssima de destruição de uma reserva biológica crítica, com impactos para nós de várias formas.

Um desses impactos pode ser a questão de novos surtos/epidemias. É um velho alerta conhecido e que vinha sendo deixado de lado (e espero que com os acontecimentos dos últimos anos, passe a ser considerado por nossos tomadores de decisão e pela população):
Sabendo que a destruição dos habitats de animais selvagens, p.ex., podem propiciar a aproximação de microorganismos com potenciais riscos para a saúde, por que estamos permitindo o que está sendo feito com as florestas e matas brasileiras?
Além do desmatamento, a caça ilegal de espécies selvagens e venda desse produto entra nesse alerta como uma das formas que esse "pulo" pode acontecer.

O @vocativo fez uma matéria MUITO importante em 2021 denunciando o comércio ilegal de carnes de animais selvagens da Amazônia, como comento no fio abaixo. As consequências dessa prática e das demais citadas anteriormente? Leia abaixo:
Em Janeiro desse ano, o @cienciausp fez uma matéria pertinentíssima trazendo outro impacto do desmatamento: como isso pode modificar a transmissão da malária, "favorecendo e a dominância do mosquito Anopheles darlingi, transmissor da doença"
jornal.usp.br/ciencias/desma…
Em 2019, quase metade da população mundial corria o risco de contrair malária. A maioria dos casos e mortes ocorrem na África Subsaariana, mas outras regiões da OMS, como as Américas também relatam um número significativo de casos e mortes

Segundo a reportagem do @cienciausp "As principais causas do aumento do risco de malária em países endêmicos, incluindo o Brasil, são o:
🔹Desmatamento;
🔹Mudanças nas comunidades de mosquitos
🔹Perdas de biodiversidade ligadas à agricultura;
🔹Projetos de desenvolvimento de infraestruturas como usinas hidrelétricas;
🔹Piscicultura;
🔹Atividades de mineração;
🔹Urbanização e invasão de terras indígenas para extração ilegal de madeira e mineração

jornal.usp.br/ciencias/desma…
Outro ponto importante da matéria do @cienciausp é o alerta feito para o ano de 2020, em que "foram registrados 145 mil casos da doença em todo o País – mais de 99% deles somente na região Amazônica brasileira"

Isso pode ser evitado:
Atualmente, além do crescimento para as queimadas na Amazônia brasileira, também temos o crescimento do desmatamento, com mais de 1.000 km² de floresta derrubada, área 74% superior à destruída no mesmo mês do ano passado, considernado o período de chuvas.

dw.com/pt-br/amaz%C3%…
Precisamos repensar nossa relação com o planeta, e isso começa repensando e agindo em prol da proteção do que temos aqui na nossa casa (Brasil). O fio de hoje é orientado para a Amazônia, mas não podemos nos cegar do que ocorre no Pantanal, por exemplo:
Vivemso em ecossistemas, o que fizermos em relação ao ambiente não reflete somente nos animais que nele se encontram, mas em nós também. O quanto isso pode estar impactando nas mudanças climáticas e na frequência de novos surtos de doenças?
Cada um temos um papel nisso. Podemos conscientizar as pessoas a nossa volta e nos posicionar contra as atrocidades que são feitas e que fragilizam nossos mecanismos de defesa desses ambientes.

#AmazoniaViva #SouAmazonia #AmazoniaEmPe #PenseVerde
Esse é um ano muito importante para os próximos anos. Considere a escolha de representantes que defendam a ciência, que invistam na proteção de nossos biomas para orientarmos nosso desenvolvimento e progresso de forma sustentável 💚🌿 Isso não é uma utopia, é uma necessidade
Para os amigos divulgadores: bora criar conteúdos para somar nesse Dia do Meio Ambiente com as hashtags #DiaDoMeioAmbiente50Anos e #AmazoniaÉAgora ! @DhiordanLove @KariLimaX @alinemghilardi @tito_aureliano @brunobittar91 @thiagosgbr @IPAM_Amazonia @amazonia_hoje @InfoAmazoniaBR

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra (Mell) 🌻

Mellanie Fontes-Dutra (Mell) 🌻 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

Jun 5
Sabe aquela sensação de falta de ar, coração descompassado e as famosas 'borboletas' no estômago? O amor é uma experiência complexa e muda nossa perspectiva sobre as coisas, nossa percepção sobre a realidade e tem seu valor para a sociedade.

O amor, pela neurociência 🧶👇
As imagens do primeiro tuíte, para mim, faz uma alusão infinita ao amor. Em 100 anos de Solidão, Gabriel García Marquez nos introduz a magia de Macondo com as borboletas amarelas que precediam as aparições de Maurício Babilônia, colorindo seu amor com Remédios
Ao mesmo tempo que é um sentimento cujas várias faces são conhecidas pelas pessoas, ainda assim é algo super particular, porque nasce e amadurece das nossas memórias, experiências e sensações as quais, por sua vez, são conduzidas por nossos receptores e neurotransmissores.
Read 30 tweets
Jun 2
O reforço da vacina contra a COVID-19 pode prevenir infecção❓ SIM!

Pesquisadores compararam casos de COVID-19 em 2.613 atletas e funcionarios da NBA que receberam uma dose de reforço vs quem não receberam o reforço - no contexto da Omicron 🧶👇 jamanetwork.com/journals/jama/…
Os cientistas consideraram como esquema completo o recebimento de 2 doses das vacinas Pfizer ou moderna, ou 1 dose da Janssen. O reforço foi considerado após 14 dias da administração de uma terceira dose de vacina contra a COVID-19

População predominantemente masculina ~33 anos Image
Dados: "os indivíduos que receberam reforço total foram significativamente menos propensos a serem infectados do que indivíduos totalmente vacinados MAS SEM o reforço. Dados similares foram vistos para infecção sintomática".

Em nenhum dos grupos, ocorreu internação ou óbito! Image
Read 15 tweets
Jun 2
💉Vacinas para menores de 5 anos: a @pfizer completou o envio da documentação para o @US_FDA sobre a vacinação em crianças a partir dos 6 meses até menores de 5 anos, contra a COVID-19! A agência agora prosseguirá com a análise e de ve retornar o mais breve possível 👇🧶 Image
Segundo a notícia, a agência aceitou o envio da documentação para uso emergencial da vacina da @pfizer para os menores de 5 anos, e agora audiências públicas estão sendo planejadas "para discutir as vacinas da Pfizer e da Moderna em crianças menores"

abcnews.go.com/Health/fda-acc…
Ainda, segundo a reportagem acima, "o FDA disse na quarta-feira que realizaria uma reunião do VRBPAC em 15 de junho para discutir os pedidos de EUA da Pfizer e da Moderna para essa população - de 6 meses a 4 anos para Pfizer e de 6 meses a 5 anos para Moderna."
Read 10 tweets
May 30
⚠️Casos suspeitos de Monkeypox/Varíola dos Macacos no Brasil: segundo as infos até o momento, 2 casos suspeitos estão no CE e SC e um possível 3º no RS (ainda precisa de + infos). O momento agora é de investir nessa vigilância, para evitar surtos 👇🧶

g1.globo.com/saude/noticia/…
Segundo a @WHO “O risco para a saúde pública pode se tornar alto se este vírus explorar a oportunidade de se estabelecer como um patógeno humano e se espalhar para grupos com maior risco de doenças graves, como crianças pequenas e pessoas imunossuprimidas” reuters.com/business/healt…
Segundo nosso painel, no mundo, temos cerca de 472 casos confirmados e quase 600 considerando casos totais (confirmados + suspeitos). Os painéis são da @redeanalise com a base de dados do Global.Health
Read 6 tweets
May 29
"Bora fazer as pazes!"
Dentro de uma sociedade, é esperado que disputas e conflitos ocorram. Desentendimentos fazem parte do aprendizado das relações. A reconciliação é uma forma de manter essas sociedades unidas e reforçar laços - além de uma linda experiência empática 🧶👇
📽️O link do vídeo é do Chimpanzee Sanctuary Northwest e pode ser acessado aqui:

A dinâmica de uma sociedade é complexa e desafiadora. Na verdade, a construção de comportamentos sociais requer uma interação grande entre várias partes do nosso encéfalo 🧠
E muitas vezes, membros dessa sociedade podem ser mal interpretados ou conflitos podem ser gerados por disputas hierárquicas e outras razões. Para a sociedade seguir íntegra, é preciso fazer a manutenção desses vínculos, e a reconciliação é uma ferramenta importante
Read 15 tweets
May 25
COVID-19 E CRIANÇAS - Nesse mini-fio, compartilharei alguns dados sobre:
🔹A vacinação com 2 doses CoronaVac para 👦3-5 anos🇨🇱;
🔹A vacinação com 3 doses da Pfizer para a partir de 👶6 meses🇺🇸;
🔹A possível relação entre a COVID-19 e a hepatite viral misteriosa.

Bora 🧶👇
1⃣Sobre a CoronaVac em crianças de 3-5 anos: dados do Chile revelam que 2 doses, espaçadas por 28 dias, conferem uma alta proteção contra as formas mais sérias da COVID-19 (protegendo contra hospitalização e internação em UTI)
Cabe destacar que a proteção reduzida (comparada com os outros valores) contra a COVID-19 sintomática, para 2 doses, segue a linha com o visto em adultos considerando a Omicron. Observe nesse (belo) trabalho feito pelo @otavio_ranzani e colaboradores: medrxiv.org/content/10.110…
Read 20 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(