Passada a emoção do dia em que a tragédia da morte de Dom e Bruno foi confirmada, é importante não perder de vista passos que ocorreram desde o desaparecimento até a confissão dos supostos assassinos. Não, esse caso não se encerra com a confissão, ainda que verdadeira. (1/n)
Acredito que o tal Pelado e seu irmão tinham, na cabeça deles, motivos para cometerem o crime. E acredito ser provável que tenham sido eles os algozes. Mas isso é só o começo da investigação. Existem estruturas de poder que sustentaram essa ação. (2/n)
Primeiro: por mais influente que fossem os assassinos confessos - líderes de movimentos de classe, ainda que informais, têm sim relação com esferas formais de poder político. Mas foi estranho o prefeito da cidade visitá-lo após o desaparecimento, quando já era suspeito. (3/n)
Dado que sabia-se que havia uma rixa deles e de outros pescadores com o Bruno. E também é fato notório que a região, gigante mas relativamente remota, era carente de estruturas formais de segurança e justiça. Onde falta Estado, alguém assume o papel. (4/n)
Outra coisa estranha foi a rapidez com que 2 procuradores municipais - de Atalaia e da cidade vizinha - se apresentaram como defensores do Pelado. Claro, acredito que sejam poucos advogados na região e o sujeito ter atuação privada á margem do trabalho público é possível. (5/n)
Mas logo dois de uma vez? Não consta que o Pelado fosse um sujeito rico, até o contrário. Daí que, se rico não é, o que atrairia a atenção de dois defensores - advogados de município ainda - seria o que? Que poder ele tem? Tem de investigar. (6/n)
Segundo: é sabido que há na região atuação do crime organizado, tanto no tráfico de drogas, armas e talvez pessoas, a garimpo, madeireiras, caça a pesca irregular. Há ligação do Pelado com esses grupos? Havia nesses grupos interessados nas mortes? (7/n)
O Pelado havia denunciado agressões pela polícia. Elas ocorreram mesmo? Há alguma relação entre as supostas agressões e as confissões. Embora não exclusivas do Brasil, confissões mediante excesso de força policial não são raras. Tem de apurar. (8/n)
Por fim, o mais importante: se foram mesmo os autores do crime, os dois agiram por conta própria? Houve mando? Não é incomum que se confesse um crime porque a vida atrás das grades, ainda que dura, pode ser mais segura pro indivíduo e família do que delatar alguém maior. (9/n)
Por essas e outras, que nós que pedimos #JusticaParaDomEBruno , precisamos de certeza de que as investigações vão continuar para trazer essas respostas e outras. E talvez desbaratar estruturas do crime organizado que assolam aquela região do país.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mario Sergio Lima

Mario Sergio Lima Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mariosbessa

Jun 30, 2020
Estatística, quando apurada de forma correta, não mente. A interpretação dos dados é que pode levar a conclusões erradas. IBGE acaba de divulgar a taxa de desemprego de maio. Subiu, mas menos do que o esperado. E o rendimento médio real teve mais uma alta. Então foi bom? (1/n)
Não, foi péssimo. Mercado ``errou'' por não ter conseguido captar o impacto do aumento do desalento - aquelas pessoas que por conta da crise nem procuram emprego - o que reduziu a taxa total de desempregados. Ao todo, 7,8 milhões de pessoas deixaram de trabalhar. (2/n)
Levando, pela primeira vez na história, a uma situação desoladora: temos hoje mais pessoas em idade de trabalhar que não estão trabalhando do que ocupadas. Sem contar que aumentaram números de desalentados, desocupados, subutilizados. A abertura dos números foi péssima. (3/n)
Read 5 tweets
May 14, 2020
Especialistas em epidemiologia, pergunta honesta: faz algum sentido falar em imunidade de rebanho sem vacina? Estava aqui pensando sobre a teoria, vocalizada mais de uma vez pelo presidente, de que o vírus só será vencido quando 70% da população for contaminada (1/n)
Em tese, o patamar dos 70% pode fazer sentido. Mas uma coisa é fazê-lo via vacinação, inoculando uma carga viral baixa e atenuada, que permita que a imunidade do corpo reconheça, se prepare e vença a ameaça e daí se torne apto a enfrentar uma contaminação real (2/n)
Fazer via propagação de uma pandemia parece exatamente o oposto. Pensando aqui em termos de números: o Brasil precisaria que 140 milhões de pessoas fossem contaminadas para que o covid-19 não seja um problema. Em dois meses, o número atual se aproxima de 200 mil (3/n)
Read 9 tweets
Jan 29, 2020
Respeito muito o Fabio, mas aqui o dado real acaba desinformando. Embora a comparação com bolsas famílias e Previdência possa ser possível em termos de grandeza, é como dizer que bananas e melões são a mesma coisa, já que são todas frutas. Ligeiro fio explicando (1/n)
A comparação do que podia ter sido feito com o pagamento de juros teria de usar as despesas primárias para ficar mais correta. Nesse caso, o orçamento da Previdência teve um déficit superior a R$ 200 bi no ano passado - isso foi o quanto a receita ficou abaixo da despesa. (2/n)
A despesa primária com juros foi, pelo quinto ano seguido, R$ 0. Isso porque o país tem déficits primários. Na prática, ele gasta mais do que arrecada e tem de ir a mercado pedir dinheiro emprestado - via emissão de títulos - para pagar suas despesas. (3/n)
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(