🗣️ Vem de tuitaço!

Hoje, 23/06, seria julgado no STF o Marco Temporal. As vidas dos 305 povos originários do Brasil dependem dessa decisão!

#MarcoTemporalNão
#JustiçaParaDomEBruno
Pedimos ao STF que diga NÃO de uma vez por todas a essa ameaça, uma proposta inconstitucional defendida pelos ruralistas segundo a qual indígenas só teriam direito às terras que estivessem sob sua posse na data de promulgação Constituição.

#MarcoTemporalNão
#JustiçaParaDomEBruno
Os ruralistas criaram a tese do marco temporal como estratégia para barrar as demarcações. A manobra jurídica restringe o direito à terra apenas aos povos que estivessem sob o território no dia 5 de outubro de 1988, ou sob disputa física ou judicial comprovada. #MarcoTemporalNão
Os indígenas têm costumes, tradições e modos de vida próprios, que precisam ser respeitados, mas a tese do Marco Temporal faz justamente o contrário!

É fundamental que o STF decida de forma favorável aos povos originários. Entre para a luta e diga #MarcoTemporalNão!
Este é um chamado para união dos povos diante do atual contexto de agravamento das violências e da Funai anti-indígena.

#JustiçaParaDomEBruno #MarcoTemporalNão
Há 520 anos a invasão europeia aos nossos territórios dizimou milhões de habitantes originários e fez desaparecer povos, culturas e línguas.

Bolsonaro quer repetir este genocídio!

#MarcoTemporalNão
#JustiçaParaDomEBruno
A ocupação dos territórios foi um prêmio ao projeto de morte bem sucedido dos colonizadores e seus descentes. Desde então, indígenas são vítimas da destruição, da violência, do racismo e de políticas e práticas etnocidas e genocidas.

#MarcoTemporalNão
#JustiçaParaDomEBruno
Bolsonaro colocou um pastor sustentado por ruralistas e pela bancada da bala na presidência da Funai e militares nos cargos mais importantes. O resultado é uma Funai anti-indígena!

#MarcoTemporalNão #JustiçaParaDomEBruno
NUNCA MAIS UM BRASIL SEM OS INDÍGENAS!

Eles estão nas redes, aldeias, universidades, cidades, prefeituras, câmaras federais, estaduais e municipais e vão seguir lutando contra o racismo e a violência que oprime e mata. #MarcoTemporalNão! #JustiçaParaDomEBruno!
"Os povos indígenas permitiram à sociedade brasileira uma transformação capaz de fazer do mundo um lugar mais justo, mais atento à natureza, à diversidade, à dimensão do tempo e do cuidado, e ao prazer da arte e da festa", @luizeloyterena.

#MarcoTemporalNão #JustiçaParaDomEBruno
Hoje (23/6), os trabalhadores da Funai estão em greve e denunciam o delegado Marcelo Xavier por favorecer ruralistas na atuação como presidente da Funai.

#MarcoTemporalNão #JustiçaParaDomEBruno

bit.ly/3NbxE1u
Marcelo Xavier foi negligente e omisso nas buscas pro Bruno e Dom, além de acusar os ativistas de "aventureiros", seguindo o discurso de Bolsonaro.

#MarcoTemporalNão
#JustiçaParaDomEBruno
No dia da Mobilização Nacional reforçamos a situação de extrema vulnerabilidade dos povos indígenas isolados, cada vez mais ameaçados pelo avanço do desmatamento nos territórios e pelas invasões de madeireiros e garimpeiros.

#MarcoTemporalNão #JustiçaParaDomEBruno
De Norte a Sul, ruralistas radicais e corporações transnacionais impõem seus interesses econômicos sobre as terras indígenas e comunidades tradicionais. Isso PRECISA acabar!

#MarcoTemporalNão #JustiçaParaDomEBruno
Infelizmente, a barganha da mineração e dos ruralistas conquista aliados no poder público. Quem deveria defender os direitos indígenas quer é devastar os territórios e colocar a saúde e soberania do Brasil ainda mais em risco!

#MarcoTemporalNão! #JustiçaParaDomEBruno!
O planeta passa por graves crises: incêndios, aquecimento e extinção de espécies. Sabemos que é nos territórios indígenas que a natureza é mais conservada! Este é um grande serviço ambiental que os indígenas prestam a cada forma de vida!

#MarcoTemporalNão #JustiçaParaDomEBruno
Os direitos territoriais dos povos indígenas são originários, existem antes das leis não indígenas, e estão reafirmados na Constituição Federal.

Cabe ao governo apenas reconhecê-los demarcando e as Terras Indígenas! #MarcoTemporalNão!

#JustiçaParaDomEBruno
A exploração de recursos naturais predatória que invade, que envenena, que mata não mata apenas os povos indígenas, mata o Brasil porque o Brasil todo é território indígena. #MarcoTemporalNão! #JustiçaParaDomEBruno!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with socioambiental

socioambiental Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @socioambiental

Jun 22
Ativistas que lutam pelos povos isolados, mobilizados na campanha #IsoladosOuDizimados, pedem a saída imediata de Marcelo Xavier da Funai. Vem de 🧶 .

Confira o artigo de @AngelaKaxuyana, da @Coiab, e de @memiliacoelho, membro do @OPI_Isolados, na @folha.
www1.folha.uol.com.br/opiniao/2022/0…
"Quando o paradeiro do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips ainda era uma incógnita, o presidente da Funai, Marcelo Augusto Xavier da Silva, difamou os dois profissionais."
Elas lembram que a postura de Marcelo Xavier não surpreende. "Desde antes de sua chegada à presidência da Funai, em julho de 2019, o delegado da Polícia Federal agia contra os direitos dos povos indígenas. No cargo, passou a sabotar o trabalho dos servidores da instituição".
Read 7 tweets
May 3
No Rio Negro, comunicação é sinônimo de luta!

Desde 2017, dezenas de comunicadores indígenas das áreas urbanas e comunidades da região trabalham em rede, a Rede Wayuri. 🎙️💚 Conheça no fio:

📸Juliana Radler/ISA
Nascida em 2017, a Rede Wayuri veio para fortalecer a autonomia dos povos do Rio Negro e combater a circulação de fake news. Direto dos territórios, comunicadores enviam notícias, entrevistam lideranças e registram eventos a partir de suas próprias vozes e narrativas.
Política, saúde, cultura, educação, juventude: se faz diferença para a vida dos indígenas do Rio Negro, é assunto da Rede Wayuri! Os comunicadores compartilham informações, tiram fotos, fazem vídeos e criam boletins de áudio e programas de rádio.

📸Juliana Radler/ISA
Read 6 tweets
May 3
Vem de fio! 🧵 Investigações procuram confirmar uma denúncia de estupro e assassinato de uma criança e verificar as motivações da queima das casas da comunidade Aracaçá, uma das mais impactadas pelo garimpo na TI Yanomami. A Hutukara Associação Yanomami (HAY) acompanha o caso.
Mas não é de hoje que a Terra Yanomami está sendo violentada pelo garimpo ilegal! Imagens aéreas, novos dados e relatos de violência mostram que as ações do Estado têm sido insuficientes para conter a ofensiva do garimpo ilegal contra os indígenas.

isa.to/YanomamiSobAta…
A Terra Yanomami sofre a pior onda de invasão garimpeira em 30 anos. Segundo o @mapbiomas, de 2016 a 2020 a área de floresta destruída pelo garimpo cresceu 3.350%. De acordo com mapeamento da Hutukara, o desmatamento causado pela atividade aumentou 46% em 2021, em relação a 2020.
Read 13 tweets
Dec 8, 2021
🚨 VEM DE TUITAÇO! 🚨

Bolsonaro quer acabar com a Amazônia de vez! O ataque final será aprovar no Senado o PL da Boiada, que acaba com o licenciamento ambiental, e o PL da Grilagem, que legaliza o roubo de terras. Não vamos permitir essa boiada! #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
Mais de 616 mil mortes no Brasil, 14,8 milhões de brasileiros desempregados e 55% da população passando fome. O @SenadoFederal deveria estar priorizando o combate à crise e não aprovar o pacote da destruição de Bolsonaro #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
Mesmo diante dos recordes de desmatamento na Amazônia, ruralistas e aliados de Bolsonaro pressionam para avançar com PLs terríveis ao meio ambiente e sem a devida participação da sociedade, cabe @rpsenador barrar esse retrocesso #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
Read 21 tweets
Jun 23, 2021
Quer entender tudo sobre o #PL490NÃO, que está em votação na CCJ? Segue o 🧶! Quem defende o projeto ataca os direitos indígenas! Ele pode inviabilizar demarcações e permitir até a anulação de Terras Indígenas e sua degradação ambiental.

#TerraIndígenaFica

📸 Andressa Zumpano Image
O #PL490 quer aplicar às demarcações o #MarcoTemporal, que só reconhece terras que estavam sob posse dos indígenas em 1988. Ruralistas e bolsonaristas dizem que o PL torna lei “aquilo que já foi decidido pelo STF”, mas não é verdade! #PL490NÃO

📸 Tiago Miotto/Cimi Image
O Supremo ainda não tem jurisprudência sobre o #MarcoTemporal. A decisão sobre a Terra Indígena Raposa Serra do Sol, “embora tenha a eficácia de coisa julgada material (...) não incide automaticamente às demais demarcações,” afirma Edson Fachin, ministro do @STF_oficial.
Read 9 tweets
Jun 23, 2021
Começa agora a reunião da CCJ que vai discutir o futuro das Terras Indígenas do Brasil. Enquanto indígenas protestam de forma pacífica do lado de fora, o ISA traz pra você os detalhes do acontece na comissão. Acompanhe com a gente! #PL490NÃO #TerraIndigenaFica
📸Andressa Zumpano Image
Neste momento, parlamentares aliados à causa indígena apelam para que a deputada Bia Kicis, presidente da CCJ, retire de pauta o #PL490NÃO. Ruralistas e bolsonaristas querem atropelar diálogo e aprovar a todo custo projeto que pode inviabilizar as demarcações. #TerraIndígenaFica!
Read 15 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(